Compras acima de R$ 400,00 você receberá o frete grátis!

Dicas de impressão 3D: confira o que dizem 11 especialistas no assunto!

Você já pensou o quanto é importante receber dicas de impressão 3D? Ainda mais quando essas dicas são dadas por especialistas no assunto? Quando se está iniciando em uma nova tecnologia escutar conselhos de pessoas que já possuem mais experiência do que você pode ser um meio de te dar mais segurança para não desistir logo na primeira tentativa.

É super normal quando começamos a utilizar essa tecnologia achar que é um bicho de sete cabeças, mas pode ter certeza que não é! O fundamental é não desanimar e continuar aprendendo sempre.

Nesse conteúdo baseado em entrevistas feitas pelo site 3D Printing for Beginners vamos mostrar dicas vindas de 11 especialistas no assunto que são fundamentais para quem está iniciando no universo da impressão 3D. Confira!

1. Jérémie Francois

dicas de impressão

Jérémie Francois é uma pessoa que ajuda start ups, pequenas empresas e centros de pesquisa em assuntos relacionados a algoritmos, processamento de dados e mecatrônica. Ele já programou um jogo de pinball premiado e publicou um artigo no IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos).

Confira suas dicas de impressão 3D!

Não imprima com uma impressora mal calibrada

Quando compramos uma impressora 3D esse é um dos parâmetros mais relevantes que devemos nos preocupar. Nem sempre toda a calibração está adequada e fazer isso em casa sem nenhuma experiência pode ser um pouco complexo. Verifique se tudo está correto, se as engrenagens ou correias não estão fora do lugar, se a mesa de impressão está nivelada. Mantenha todas as partes da impressora limpas. Experiência e prática são uma obrigação, e você acabará por saber o suficiente pelo som que a impressora que faz!

Nunca foque muito em um único problema

Essas máquinas são complexas e, muitas vezes, surgem problemas por vários motivos. Uma extrusão inadequada pode não ser causada apenas por um parafuso ou sistema de acionamento “ruins”, mas também por um bico obstruído, uma temperatura muito baixa (ou muito alta) ou simplesmente uma combinação de todos estes! Como regra geral comece a imprimir com baixa temperatura e baixa velocidade, e só então altere um pouco as configurações para aprender os efeitos combinados: cada filamento tem seu melhor conjunto de valores. Saber diagnosticar isso é uma grande vitória para uma experiência completa.

2. Richard Horne (RichRap)

dicas de impressão

RichRap é engenheiro eletrônico, designer de produto e vendedor. Ele tem trabalhado em uma ampla gama de indústrias com o desenvolvimento de muitas plataformas e tecnologias nos últimos 20 anos. O interesse de Rich pela impressão 3D iniciou em 2009, depois de visitar o site do projeto RepRap. Logo em seguida ele começou a escrever sobre impressão 3D e também projetar e desenvolver.

Confira suas dicas de impressão 3D!

Minha primeira dica geral é que após comprar uma impressora 3D você imprima vários cubos de 20mm

É um objeto muito simples, mas pode ajudar a garantir que você tenha uma máquina bem calibrada e configurada. Você pode imprimir esses sólidos para testar a calibração por extrusão e tamanho. Você também pode imprimir oco para testar as configurações precisas de largura das paredes no seu programa de fatiamento. Isso também garantirá precisão em recursos do modelo e melhor resistência das peças quando algumas definições estiverem definidas corretamente.

Minha próxima dica tem muito haver com a primeira: tenha certeza que sua mesa está nivelada

Isso parece óbvio, mas ainda é o principal parâmetro que as pessoas não gastam tempo suficiente ao começar a imprimir. Mesmo sendo tão importante para uma impressão bem-sucedida.

Você não deve ignorar o nivelamento mesmo se você tiver uma impressora 3D que se ajuste automaticamente. Quanto mais tempo você gasta com a sua impressora 3D mais você aprenderá sobre a melhor forma de ajustá-la, e espera-se que ela se mantenha calibrada e nivelada para que você não precise ajustá-la o tempo todo.

A compensação de nível automático em algumas impressoras 3D pode adicionar ajustes que fazem com que algumas impressões tenham uma qualidade inferior ou, devido à compensação, podem enfatizar as camadas, especialmente em superfícies verticais. Acredite, nivelar e calibrar economizará muitos erros de impressão e ajustes posteriormente.

3. Jim Rodda aka Zheng3

dicas de impressão

Jim “Zheng3” Rodda é um artista mais conhecido como o criador de Seej, um jogo de guerra aonde você tem a opção de imprimir dois cenários para batalhar contra um adversário (bem no estilo faça você mesmo seu brinquedo). Jim escreve tudo sobre impressão 3D em Zheng3.com e tem dezenas de modelos disponíveis para download gratuito no The ForgeQuando não está criando modelos ou escrevendo tutoriais, Jim treina jiu-jitsu no Brasil, estuda mandarim e brinca com mais bonecas Barbie do que é saudável para um homem da idade dele.

Confira suas dicas de impressão 3D!

Ganhe se puder, perca se precisar, mas sempre trapaceie

Seu objetivo é obter uma peça perfeita, para isso use todos os truques que você pode pensar para se certificar de que a impressão não desgrude da mesa. Sou conhecido por pausar a impressora e colar a primeira camada para garantir que ela não vá a lugar nenhum, especialmente em impressões grandes e planas.

Teoricamente, teoria e prática são as mesmas, mas na prática são diferentes

Os modelos digitais mudam quando nascem no mundo analógico. Filamento após o resfriamento pode encolher e alterar um encaixe que foi perfeitamente projetado. Sua impressora pode imprimir uma primeira camada um pouco mais ampla. Sua pressa de tirar uma impressão quente da mesa pode colocá-la em uma situação de inutilidade. Portanto comece com algo simples e rápido até ganhar experiência com as peculiaridades e os defeitos de sua impressora.

4. Filemon Schöffer

dicas de impressão

Filemon Schöffer e sua família têm uma longa história na impressão. Por volta de 1450, o avô de Filemon, Peter Schöffer, fez a primeira mudança da família para o negócio de impressão, trabalhando como engenheiro na Alemanha, ajudando Gutenberg no desenvolvimento da primeira impressora. Depois de um pequeno desvio da família na produção de cerveja, que levou ao famigerado Schöfferhofer, Filemon achou que era a hora certa para a família voltar à impressão moderna, ou seja, a impressão 3D. Com formação em física e engenharia de projeto industrial, Filemon espera poder contribuir para o avanço da indústria. Desde 2013, ele trabalha como chefe de comunidade em 3D Hubs.

Confira suas dicas de impressão!

Conheça sua impressora 3D

O começo é sempre difícil! Teste todas as configurações, tente imprimir diferentes formas com configurações variadas para começar a entender sua impressora. Neste estágio, não mude muito os materiais, pois isso irá atrapalhar seus resultados. Uma ótima impressão de teste para começar é Marvin.

Use a força

Participe de comunidades de impressão 3D on-line para aprender com os outros. Fique de pé sobre os ombros dos gigantes para alcançar ainda mais. Isso economizará muito tempo em sua jornada. Existem muitos fóruns específicos para isso. 

Não desista

Mais importante ainda, não desista! Você pode fazer quase qualquer design se tornar imprimível. Além disso, a modelagem 3D é uma parte muito importante da impressão, tenha isso sempre em mente.

Foque nestes princípios e transforme-se no Mestre JEDI da impressão 3D!

  • A missão nº1 é que o filamento extrusado fique preso à mesa de impressão (adesivo fixador e adicionar skirt, brim ou raft a sua impressão são as melhores opções para isso).
  • Certifique-se sempre de ter uma mesa nivelada (até a menor diferença pode ter um grande impacto).
  • Trocar o filamento às vezes pode ser um pouco difícil – um pequeno “empurrão humano” pode ajudar.

5. Clifford Smyth

dicas de impressão

Cliff Smyth é um usuário de longa data e inovador no espaço de impressão 3D. Ele defende que a produção descentralizada tem o potencial de mudar o mundo. Sentindo a necessidade de compartilhar os principais conceitos que o ajudaram a produzir coisas úteis com a impressão 3D, ele escreveu o livro: Functional Design For 3D Printing.

Confira suas dicas de impressão 3D!

A impressão 3D ainda não é como mágica

Está chegando lá, mas para a maioria das impressoras, um pensamento cuidadoso sobre como o modelo que será impresso é a chave para obter bons resultados. As impressoras FDM (como a maioria das de código aberto) não podem imprimir no ar, então os modelos com grandes saliências imprimirão muito melhor se forem reorientados, projetados para usar suporte gerado automaticamente para partes salientes ou divididos em peças separadas que podem ser impressas sem suporte. É preciso um pouco de prática para pegar o jeito do que funciona melhor para seus modelos, mas os resultados valem a pena!

Aprenda a projetar seus próprios modelos

Usar um software de projeto 3D é um pouco complicado para o iniciante, mas você precisará ser capaz de projetar seus próprios modelos do zero para ver o potencial de sua impressora. Fazer modelos de outras pessoas é divertido, mas em breve você vai querer ajustar isso, mudar aquilo, ou apenas começar do zero com uma ideia melhor.

Mesmo que a curva de aprendizado seja um pouco maior, você deve optar por um programa de CAD 3D completo assim que dominar o básico. Então conseguirá aprender rápido se você projetar muito. Além de que existem diversas opções de softwares por aí.

6. Philip Cotton

dicas de impressão

Philip Cotton é o fundador do 3dfilemarket.com, um mercado independente para compartilhar e vender designs de impressão 3D verificados. Ele também é um educador em tempo integral que recebeu o prêmio de excelência educacional 3dprintshow por dois anos consecutivos por seu ensino de impressão 3D para alunos do ensino médio. Philip é um embaixador da educação com impressoras 3D e também contribui significativamente para a Associação de Impressão 3D.

Confira suas dicas de impressão!

Escolha uma impressora 3D que tenha um bom suporte disponível

De preferência uma de um fornecedor local. Dessa forma, se você precisar de ajuda, poderá entrar em contato imediatamente. Se você compra uma impressora barata da China e algo der errado, pode ser um pouco mais difícil de encontrar suporte técnico. Se houver suporte local, isso será muito mais fácil.

Encontre um bom fórum para se envolver

Isso serve para que você possa ver o que é a impressão 3D. Os membros desses grupos são realmente prestativos e podem ser uma ótima experiência de aprendizado. A impressão 3D está desenvolvendo rapidamente e manter-se atualizado ajudará você ao longo do caminho.

Comece a projetar usando o CAD

Existem muitos programas gratuitos ou baratos para usar, por exemplo, o SketchUp, o Tinkercad, o Autodesk Shapeshifter, etc, então comece a modelar seus próprios projetos mesmo que eles sejam básicos. Não há nada mais satisfatório que projetar algo você mesmo e, em seguida, imprimir em 3D em sua impressora. Você pode até mesmo compartilhar esses projetos ou vendê-los em muitos sites de compartilhamento de arquivos.

7. Josh Ajima

dicas de impressão

Josh Ajima é um professor que mora em Virgínia do Norte e dirige o blog Design Make Teach. Como professor, ele acredita que pode fazer a diferença envolvendo os alunos no processo de produção. Em seu Blog, Josh compartilha sua experiência em impressão 3D e fabricação digital na sala de aula.

Confira suas dicas de impressão!

Filosofia de Impressão 3D para Iniciantes: uma impressora 3D é uma pessoa e não uma coisa

É a combinação da pessoa e do hardware que produz belos modelos 3D. A jornada para se tornar um especialista no assunto pode ser difícil, mas é igualmente gratificante. A impressão 3D desafia o iniciante a se esforçar como designer, criador, cientista e artista. Dicas e truques podem facilitar a jornada, mas, em última análise, o iniciante tem que dar cada passo para chegar lá. O primeiro passo é sempre o mais difícil. Fazer a primeira impressão bem sucedida é a parte mais desafiadora para uma nova máquina.

Inspecione a impressora para ter certeza de que ela não foi danificada no envio

As hastes podem estar empenadas, a extrusora pode estar mal alinhada, as conexões podem se soltar, placas de vidro podem rachar, etc. Procure por qualquer indício óbvio que possa estar relacionado ao envio e relate qualquer problema imediatamente ao local de compra.

Nivelar e calibrar a impressora 3D

Pode ser tentador pular essa etapa e iniciar logo uma impressão, mas isso pode resultar em grandes danos a sua impressora.

Use as configurações recomendadas pelo fabricante

Tente ajustar uma coisa de cada vez entre as impressões e mantenha notas sobre as modificações e o efeito em sua impressão. Coloque rótulos nas peças e se possível tire fotografias.

8. Florian Horsch

dicas de impressão

Florian Horsch é um membro ativo da comunidade de impressão 3D. Após os primeiros trabalhos na plataforma da Ultimaker, ele co-fundou a HypeCask.com. A equipe se concentrou em projetos de impressão 3D específicos ao cliente, além de contribuir para o desenvolvimento e a distribuição das enormes máquinas Delta Tower. Desde 2012, Florian compartilha sua ampla experiência no livro 3D-Druck für alle com um público amplo. Atualmente Florian está pronto para a exploração de novas fronteiras da impressão 3D.

Confira suas dicas de impressão!

Invista tempo em suas habilidades de modelagem 3D

Não fique preso no “eu preciso ver se esse item está disponível no Thingiverse ou Youmagine.com“, pois isso é um beco sem saída. Invista pelo menos uma hora por semana no seu software de modelagem favorito e torne-se o criador de seus próprios modelos 3D.

Corrija as partes mais fracas até que tudo esteja perfeito

A impressão 3D é como uma corrente, se uma parte da sua impressora não estiver fazendo um trabalho perfeito, você não obterá grandes resultados. Ao observar de perto e entrar em contato com a comunidade 3D ou o fornecedor você sempre encontrará uma maneira de melhorar o hardware, o software ou o firmware.

9. Charles Fried

dicas de impressão

Charles Fried é designer de produtos e tem como objetivo liderar a revolução da fabricação digital. Ele acredita em um mundo onde os itens são negociados em formato digital. Onde a personalização automatizada estaria no centro do processo de design, aumentando o valor pessoal e a funcionalidade. Atualmente, Charles está estudando para o meu mestrado em Arquitetura Adaptativa. Ele também está executando o Prodpoint.com, um serviço de design e impressão 3D. Trabalho visto em: Shapeways, Thingiverse, Reuters e muitos mais.

Confira suas dicas de impressão!

A Regra dos 45°

Essa é uma regra prática, pois suas configurações (temperatura, velocidade…) serão afetadas por isso. Ela pode ser aplicada ao projetar para impressão FDM, a fim de cancelar a necessidade de suporte e, portanto, melhorar consideravelmente o acabamento da superfície.

dicas de impressão

Tolerância (0,25 mm)

Esta regra se aplica ao projetar objetos que devem se encaixar. Como regra geral, cada face deve ser compensada por essa distância. Por exemplo, se você tiver um orifício de 10mm de diâmetro, o encaixe do tubo dentro dele deve ser de 9,5mm.

dicas de impressão

Persistência

Talvez essa afirmativa seja óbvia, mas não há milagre quando se trata de impressão 3D. As impressões que já falharam várias vezes podem ser frustrantes. No entanto, veja cada falha como uma oportunidade para aprender e você logo obterá impressões perfeitas.

10. Michael Sorkin

dicas de impressão

Michael Sorkin é co-fundador da iGo3D, um dos principais especialistas de impressão 3D da Europa. Fascinado pela tecnologia, Michael decidiu lançar a primeira loja de varejo de impressão 3D da Alemanha em 2013. Hoje, a iGo3D tem três lojas na Alemanha e está expandindo internacionalmente. O objetivo da empresa é trazer a tecnologia para a vida das pessoas comuns. Eles oferecem uma seleção cada vez maior de tudo que você precisa para seus próprios projetos.

Confira suas dicas de impressão 3D!

Comece devagar e procure o conhecimento básico

Procure informações sobre o processo de extrusão, suporte, retração…

Comece com materiais padrão

Eles são mais fáceis de usar. Comece utilizando os materiais mais comuns (PLA / ABS) em vez de enlouquecer com filamentos de nylon, flexíveis ou mesmo metálicos!

A curva de aprendizado da impressão 3D é íngreme

Portanto, seja paciente e não fique desmotivado nas primeiras falhas. Continue sempre tentando e aprendendo!

11. Nick Lievendag

dicas de impressão

Vivendo e trabalhando na Creativity & Technology, Nick é co-fundador do estúdio de animação Captain MotionEm seu tempo livre, ele está explorando as possibilidades criativas da impressão em 3D e compartilha suas descobertas por meio de seu Blog, que inclui resenhas de impressoras 3D, bem como artigos sobre Filamento e Softwares. Nick mora em Haarlem, na Holanda.

Confira suas dicas de impressão!

Concentre-se na experiência do usuário em vez de métricas ao comprar uma impressora

Talvez você ainda esteja decidindo qual máquina comprar. Você provavelmente está sobrecarregado com a quantidade de fabricantes que oferecem o produto na mesma faixa de preço. Há uma grande armadilha em sua missão: comparar métricas que ainda não significam nada para você. Você certamente quer saber qual oferece a melhor relação custo-benefício. Então no topo dessa lista, você deve ter colocado especificações mensuráveis ​​como velocidade e altura da camada. Certo? Mas, isso no começo é irrelevante. Compare essa escolha a compra de um carro: você não vai comprar um carro que seja muito rápido, mas tenha um desempenho ruim nas curvas. É por isso que você testa em vez de comprar baseado nas especificações do folheto. Portanto, neste momento você tem algumas opções: tente encontrar análises detalhadas das impressoras 3D e procure pessoas nas redes sociais que já possuem aquele modelo para obter mais informações.

Explore as ferramentas de design e comece a criar você mesmo

Ao fazer sua primeira impressão em 3D, não importa qual objeto você escolheu – é tudo mágico! Mas enquanto muitos entusiastas continuam procurando coisas novas para imprimir em sites como o Thingiverse, gosto de encorajar qualquer um a começar a explorar a grande variedade de aplicativos de softwares que permitem que você projete suas próprias peças. Existem muitos aplicativos para projetar seus próprios objetos sem que você tenha qualquer experiência com modelagem 3D ou software CAD. A primeira vez que você imprime algo que você mesmo criou, métricas como a velocidade de impressão tornam-se insignificantes. Isso porque você experimentará a sensação que teve quando fez sua primeira impressão 3D em uma escala dez vezes maior.

Por fim, fica aqui a dica de impressão da 3D Lab para os novos integrantes da comunidade 3D: mesmo que pareça um pouco complicado ou até mesmo difícil, a impressão 3D realmente não é algo impossível de se aprender. Tentativa e erro são coisas naturais para quem está aprendendo, por isso não desista!

Então agora que você já viu todas essas dicas de impressão dadas por pessoas que realmente sabem do que estão falando, que tal dar uma olhada nos 42 termos do glossário de impressão 3D que você precisa saber?

Comente com o Facebook

Comentários

>
  1. natan.pdorneles disse:

    Super interessante esse conteúdo feito pelo 3D Printing for Beginners. Legal a iniciativa de trazer em PT_BR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Carrinho

Rua Toyota, 490 - Jardim Piemont, Betim - 32689-354

(31) 3594-4973

+5531971137028

contato@3dlab.com.br