Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Como melhorar a qualidade de impressão na área de suporte?


6 minutos de leitura


A configuração de suporte na impressão 3D é algo bem crítico. É comum encontrar peças impressas com baixa qualidade de impressão na área de suporte, mas isso pode ser evitado! Saiba como neste conteúdo.


Você já precisou imprimir uma peça com alta qualidade e se deparou com falhas na região do suporte? Eu já passei por essa situação e sei que é bem frustrante. Você pode até tentar lixar e dar um processo de acabamento, mas não é a mesma coisa!

MASSSS, hoje eu vou te ensinar a NÃO passar por isso novamente. Acompanhe o conteúdo e veja como melhorar a qualidade de impressão na área de suporte. Boa leitura!

Por que usar suporte na impressão 3D?

 

Antes de mais nada, precisamos falar que o suporte é essencial na impressão 3D! Pensando na tecnologia FDM, quando uma peça tem uma região que faz ângulo com a mesa de impressão a partir de 45º já indicamos a utilização de suporte.

A colocação do suporte é necessária para que se tenha uma superfície de sustentação. Sem ela o material seria depositado no ar, sem formar corretamente a camada e prejudicando totalmente a qualidade da peça.

Porém, uma das reclamações mais comuns é de que a região do suporte na peça fica com baixa qualidade. É por isso que você precisa trabalhar bem a configuração de suporte e vamos te ensinar isso neste conteúdo.

Como melhorar a qualidade de impressão na área de suporte?

Agora que você já sabe o motivo de usar o suporte na impressão 3D vamos entrar de fato nas dicas para melhorar a qualidade da peça na região que toca o suporte.

Se você tiver dificuldades na configuração do suporte, leia nosso conteúdo:

Suporte na impressão 3D: veja como usá-lo a seu favor!

Ajuste a distância do suporte até a peça

O suporte deve ser facilmente retirado da peça após impressão, ainda mais quando há uma grande quantidade e bem distribuída. Para isso, deixa-se uma pequena lacuna entre a peça e a estrutura do suporte.

No entanto, se essa lacuna for projetada com folga, o suporte não fará o seu papel, deixando de apoiar a estrutura.

Você pode ajustar essa distância no seu fatiador, mas lembre-se: quanto maior a folga, maior a qualidade, mas o risco de não apoiar a peça também aumenta. Então, o segredo é encontrar o equilíbrio!

Aumente a densidade do suporte

A estrutura do suporte normalmente não é feita com 100% de preenchimento, ou seja, ela não é totalmente sólida. Como é um material que você vai descartar após impressão, deseja-se gastar menos material possível.

Porém, menos material também pode significar menor rigidez na estrutura e, como consequência, apoio menos eficiente. Então, tente aumentar um pouco a densidade do suporte, mas sem exageros!

Encontre a melhor posição de impressão da peça

Uma ótima dica para melhorar a qualidade de impressão na área de suporte é analisar qual é a melhor posição para imprimir o objeto.

No software fatiador, faça uma rotação da peça e simule a inclusão do suporte. Com mais experiência você já saberá, só de bater o olho no objeto, qual é a melhor forma de criar a impressão.

Busque as superfícies mais lisas e verifique os ângulos da sua peça. Talvez vale a pena até mesmo dividir o seu projeto em várias impressões e depois usar encaixes.

Projeto seu modelo já pensando nos suportes

Se você mesmo tem habilidade em softwares de modelagem e vai criar sua impressão, já pense nos suportes!

Qualquer ângulo acima de 45º já vai receber suporte, então se você puder deixar as angulações abaixo disso já vai facilitar bastante.

A modelagem pensada para a impressão 3D é uma habilidade muito interessante. Muitos projetistas e desenhistas com experiência agora estão aprendendo as particularidades da impressão 3D para a etapa de criação dos projetos.

 

Seguindo essas dicas você já pode aumentar bastante a qualidade de impressão na área de suportes. Se tiver dúvidas também pode acionar o nosso suporte técnico no chat e WhatsApp – (31) 3594-4973 (o número é de fixo mesmo).

Para não ter mais dúvidas, agora leia nosso conteúdo sobre como criar a melhor configuração de suportes na impressão 3D!

Publicado em:
18/12/2020

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09