Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Filamento PLA: como imprimir com esse filamento


6 minutos de leitura


Filamento PLA é o nome mais comum para ácido polilático, ou melhor dizendo, poliácido láctico. Ele possui esse nome porque é formado por várias cadeias de repetição do ácido lático (composto orgânico de função mista – ácido carboxílico e álcool).


Sem tempo para ler? Então ouça este conteúdo clicando no player a seguir:

O filamento PLA é um dos principais filamentos para impressora 3D. Esse material possui diversas propriedades que o tornam uma excelente opção para quem quer obter peças com boa qualidade e segurança, sendo utilizado em praticamente todas as impressoras 3D por processo de fusão e deposição. No entanto, para obter o máximo de desempenho com o PLA, é preciso conhecer a fundo suas características.

Por isso, criamos este artigo com tudo que você deve saber. Ao final dele você estará preparado para imprimir como um profissional. Confira!

 

Por que o filamento PLA é usado na impressão 3D?

O filamento PLA é um poliéster termoplástico, produzido a partir de fontes naturais como milho e cana de açúcar, o que o faz ser um material biodegradável. É um plástico de fácil utilização e não emite odor ou gás durante o processo de impressão sendo um grande diferencial perante aos demais termoplásticos. Seu processo de impressão 3D resulta em qualidade dimensional da peça e também apresenta ótimo resultado em peças de maior porte. O maior produtor desse material é os Estados Unidos. Atualmente, a 3D Lab trabalha com a melhor matéria prima disponível no mundo, da marca NatureWorks.

Por que o filamento PLA é usado na impressão 3D

A utilização do filamento PLA é bastante difundida pela facilidade de impressão que ele proporciona. Qualquer impressora 3D do mercado consegue trabalhar com o filamento PLA, com extrema tranquilidade. Por isso para iniciantes nessa tecnologia, é uma excelente porta de entrada. Para os mais experientes, ele proporciona uma ótima qualidade superficial e dureza elevada.

Em sua forma natural ele é translúcido, mas carretéis de filamentos pigmentados podem ser usados ​​para fazer objetos em cores diferentes.

Pensando na preservação do meio ambiente, o filamento PLA por ser obtido a partir de fontes renováveis, é o mais indicado para a utilização. Porque seu uso não implica em gases tóxicos e o material é biodegradável. Mas atenção: ele ser biodegradável não significa que você perderá a sua peça em pouco tempo! Uma peça em PLA pode durar muitos e muitos anos!

Quais são as vantagens e desvantagens desse material para os outros disponíveis?

Atualmente, os dois materiais mais utilizados na impressão 3D são o PLA e o ABS. Enquanto o primeiro representa um material biodegradável, o segundo é derivado do petróleo. Outro material que vem ganhando destaque é o PETG, que possui características mescladas com os dois principais. Então, veja a seguir uma tabela comparativa entre os materiais mais utilizados:

Quais são as vantagens e desvantagens desse material para os outros disponíveis

É ótimo que o filamento PLA possui a possibilidade de ser biodegradado, mas nem sempre isso é possível. Para ocorrer a degradação adequada é preciso que os descartes de plástico PLA sejam feitos corretamente. Isso implica que o material seja depositado em usinas de compostagem, onde há condições adequadas de luz, umidade, temperatura e quantidade correta de micro-organismos.Então, com essas informações, o filamento PLA é um material indicado para as seguintes situações:

  • peças grandes;
  • que precisam de um ótimo acabamento superficial sem tratamento pós impressão;
  • expostas a carga estática;
  • que necessitem de alta dureza superficial;
  • que sofram de esforços de atrito;
  • impressão em locais com clima frio.
  • impressora abertas;

No entanto, em comparação, ele não é indicado para peças que:

  • terão de sofrer acabamento posterior, como lixa e acetona;
  • ficarão expostas ao sol ou temperaturas elevadas;
  • terão de resistir mecanicamente a impactos.

Como configurar a sua impressora para o filamento PLA?

Na página do filamento PLA, na aba “Downloads” em nossa loja virtual, disponibilizamos o arquivo pronto para a impressão, em FFF, configurado para o Simplify3D e uma impressora padrão. Portanto pode ser necessário alguns ajustes como volume de impressão etc. Caso você o utilize, é só baixar o arquivo, salvá-lo no seu computador, abrir o programa e importar o arquivo.

Assim, vamos mostrar os principais parâmetros a seguir. Confira:

Filamento PLA 3D Lab

Temperatura do extrusor: de 200 a 220°C (utilizamos 210°C)

Temperatura da mesa: ambiente até 70°C (utilizamos temperatura de 60°C)

Retract: 3 milímetros (verificar cada impressora)

Fator de extrusão: 1,0 (100%)

Diâmetro do filamento: 1,75mm ou 2,85mm

Tipo de extrusor: pode ser usado em qualquer tipo. Mas, para extrusores All Metal é recomendado usar lubrificação com óleo lubrificante (óleo de máquina ou até azeite)

Extrusion Width: 0,48mm (largura de extrusão padrão)

Então, com essas informações você conseguirá utilizar muito bem o filamento PLA na sua impressora. Lembre-se que os pilares do sucesso para a impressão 3D são uma boa impressora, filamento de qualidade e conhecimento! Sempre prezar por filamentos de qualidade, que garantam uma boa segurança para as suas impressões.

Agora que você já sabe como utilizar o filamento PLA na sua impressora, descubra qual é a influência da altura da camada em suas peças!

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0