Filamento PLA: como imprimir com esse filamento

Filamento PLA: como imprimir com esse filamento

Filamento PLA é o nome mais comum para ácido polilático, ou melhor dizendo, poliácido láctico. Ele possui esse nome porque é formado por várias cadeias de repetição do ácido lático (composto orgânico de função mista – ácido carboxílico e álcool).


O filamento PLA — Ácido Polilático — é um dos principais filamentos para impressora 3D. Esse material possui diversas propriedades que o tornam uma excelente opção para quem quer obter peças com boa qualidade e segurança, sendo utilizado em praticamente todas as impressoras 3D por processo de fusão e deposição. No entanto, para obter o máximo de desempenho com o PLA, é preciso conhecer a fundo suas características.

Por isso, criamos este artigo com tudo que você deve saber. Ao final dele você estará preparado para imprimir como um profissional. Confira!

Sem tempo para ler? Então ouça este conteúdo clicando no player a seguir:

Por que o filamento PLA é usado na impressão 3D?

O filamento PLA é um poliéster termoplástico, produzido a partir de fontes naturais como milho e cana de açúcar, o que o faz ser um material biodegradável. É um plástico de fácil utilização e não emite odor ou gás durante o processo de impressão sendo um grande diferencial perante aos demais termoplásticos. Seu processo de impressão 3D resulta em qualidade dimensional da peça e também apresenta ótimo resultado em peças de maior porte. O maior produtor desse material é os Estados Unidos. Atualmente, a 3D Lab trabalha com a melhor matéria prima disponível no mundo, da marca NatureWorks.

 

A utilização do filamento PLA é bastante difundida pela facilidade de impressão que ele proporciona. Qualquer impressora 3D do mercado consegue trabalhar com o filamento PLA, com extrema tranquilidade. Por isso para iniciantes nessa tecnologia, é uma excelente porta de entrada. Para os mais experientes, ele proporciona uma ótima qualidade superficial e dureza elevada.

Em sua forma natural ele é translúcido, mas carretéis de filamentos pigmentados podem ser usados ​​para fazer objetos em cores diferentes.

Pensando na preservação do meio ambiente, o filamento PLA por ser obtido a partir de fontes renováveis, é o mais indicado para a utilização. Porque seu uso não implica em gases tóxicos e o material é biodegradável. Mas atenção: ele ser biodegradável não significa que você perderá a sua peça em pouco tempo! Uma peça em PLA pode durar muitos e muitos anos!

Quais são as vantagens e desvantagens desse material para os outros disponíveis?

Atualmente, os dois materiais mais utilizados na impressão 3D são o PLA e o ABS. Enquanto o primeiro representa um material biodegradável, o segundo é derivado do petróleo. Outro material que vem ganhando destaque é o PETG, que possui características mescladas com os dois principais. Então, veja a seguir uma tabela comparativa entre os materiais mais utilizados:

É ótimo que o filamento PLA possui a possibilidade de ser biodegradado, mas nem sempre isso é possível. Para ocorrer a degradação adequada é preciso que os descartes de plástico PLA sejam feitos corretamente. Isso implica que o material seja depositado em usinas de compostagem, onde há condições adequadas de luz, umidade, temperatura e quantidade correta de micro-organismos.Então, com essas informações, o filamento PLA é um material indicado para as seguintes situações:

  • peças grandes;
  • que precisam de um ótimo acabamento superficial sem tratamento pós impressão;
  • expostas a carga estática;
  • que necessitem de alta dureza superficial;
  • que sofram de esforços de atrito;
  • impressão em locais com clima frio.
  • impressora abertas;

No entanto, em comparação, ele não é indicado para peças que:

  • terão de sofrer acabamento posterior, como lixa e acetona;
  • ficarão expostas ao sol ou temperaturas elevadas;
  • terão de resistir mecanicamente a impactos.

Como configurar a sua impressora para o filamento PLA?

Na página do filamento PLA, na aba “Downloads” em nossa loja virtual, disponibilizamos o arquivo pronto para a impressão, em FFF, configurado para o Simplify3D e uma impressora padrão. Portanto pode ser necessário alguns ajustes como volume de impressão etc. Caso você o utilize, é só baixar o arquivo, salvá-lo no seu computador, abrir o programa e importar o arquivo.

Assim, vamos mostrar os principais parâmetros a seguir. Confira:

Filamento PLA 3D Lab

Temperatura do extrusor: de 200 a 220°C (utilizamos 210°C)

Temperatura da mesa: ambiente até 70°C (utilizamos temperatura de 60°C)

Retract: 3 milímetros (verificar cada impressora)

Fator de extrusão: 1,0 (100%)

Diâmetro do filamento: 1,75mm ou 2,85mm

Tipo de extrusor: pode ser usado em qualquer tipo. Mas, para extrusores All Metal é recomendado usar lubrificação com óleo lubrificante (óleo de máquina ou até azeite)

Extrusion Width: 0,48mm (largura de extrusão padrão)

Então, com essas informações você conseguirá utilizar muito bem o filamento PLA na sua impressora. Lembre-se que os pilares do sucesso para a impressão 3D são uma boa impressora, filamento de qualidade e conhecimento! Sempre prezar por filamentos de qualidade, que garantam uma boa segurança para as suas impressões.

Agora que você já sabe como utilizar o filamento PLA na sua impressora, descubra qual é a influência da altura da camada em suas peças!

4 replies on “Filamento PLA: como imprimir com esse filamento

    • Sérgio Portela

      Olá, Danilo. Tudo bem?

      Esse avanço que você fala é o fluxo? Se for, recomendamos 100% no Simplify3D ou 1 no Cura.

      Até mais!

      Responder
  • David luis da silva

    olá, tenho uma impressora 3d cube 3, ela não tem nenhuma configuração de temperatura, e os pla que eu compro não derretem direito, sera que é a qualidade? peguei um pedaço de um colega meu e imprimiu perfeitamente.
    pla premium tem diferença ?

    Responder
    • Sérgio Portela

      Olá, David. Tudo bem?

      A sua impressora tem o perfil de impressão já salvo, por isso não tem a opção de ajustar a temperatura. Já é configurada a temperatura padrão do carretel da marca.

      Entre em contato diretamente com o nosso suporte e vamos lhe ajudar. Basta enviar um e-mail para [email protected].

      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *