• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

erros de impressão

20 principais erros de impressão e como resolvê-los. Guia completo!

A impressão 3D é uma arte! Não estamos falando de uma máquina que se aperta um botão e simplesmente aparece uma peça. É muito mais do que isso! Mesmo que você opte pelos melhores modelos de máquinas, mais completos e avançados, nada substitui o conhecimento de quem a opera! Sabendo disso, devemos conhecer muito bem os principais erros de impressão para não cometê-los, certo?

Então, criamos este guia bem completo com os 20 erros mais comuns, cometidos por pessoas iniciantes na tecnologia até aqueles com conhecimento avançado. Para cada problema, indicamos a solução! Abordaremos os seguintes problemas:

  • overhang;
  • impressão inclinada;
  • arranhões e marcas na superfície superior;
  • descolamento de camadas no eixo Z;
  • falta ou pulo de camadas;
  • fios finos na impressão;
  • falta de aderência na primeira camada;
  • linhas aleatórias nas peças;
  • marcas do tracionador no filamento;
  • contração nas primeiras camadas;
  • paredes não se tocando;
  • sub extrusão (subextrusion);
  • linhas espaçadas na camada inferior;
  • acabamento ruim / fios pendurados nas partes suspensas;
  • ondulações e sombras na impressão;
  • fios soltos na impressão (stringing);
  • descolamento de camadas / contração do material (warping);
  • ovalização e linhas não se tocando;
  • camadas inferiores mais largas; e
  • camadas superiores incompletas / falha no fechamento.

E então, preparado para conhecer e resolver os erros de impressão? Boa leitura!

Os 20 erros de impressão mais comuns e como resolvê-los!

#1. Overhang

O que é?

Quando precisamos imprimir peças com ângulos de inclinação abaixo de 45° com o plano da mesa, aconselha-se a utilização de suporte. Assim, para uma camada externa uniforme e perfeita, precisa-se que a camada de apoio imediatamente abaixo esteja correta. O Overhang em questão seria quando a impressão necessita de um apoio sólido, e como a peça é inclinada, o apoio da camada inferior não está totalmente abaixo, necessitando que a extrusão saia mais rígida e não tenda a cair no ar (sem apoio).

erros de impressão - overhang

Como resolver?

  • o principal motivo para esse problema é a falta de refrigeração na peça, ou seja, a camada adicionada não tem o tempo de resfriar e como o apoio abaixo está angulado, o polímero que está em transição de fase não tem o tempo necessário para se tornar totalmente sólido e acaba se deformando, normalmente para baixo. Será necessário a instalação de um cooler direcionado para o bico, certificando que ele será capaz de resfriar o material assim que ele está sendo extrusado.
  • outra alternativa seria a diminuição da temperatura de extrusão. Tomar cuidado para não diminuir demais e forçar o extrusor.
  • alta velocidade de impressão – Mesmo com a instalação do cooler, às vezes será necessário diminuir a velocidade de impressão, principalmente no perímetro externo, pois com velocidades mais baixas o apoio sob a camada inferior fica mais uniforme, e terá um tempo maior para resfriar, causando uma melhora significativa da peça.
  • para peças muito pequenas, aconselha-se a colocação de mais de uma peça na mesa, de preferência em cantos opostos, gerando um tempo maior de resfriamento.

#2. Impressão inclinada

O que é?

A impressão inclinada é um dos erros de impressão que ocorre quando o conjunto de extrusão se move menos do que o esperado, devido à uma resistência na movimentação da cabeça.

erros de impressão - impressão inclinada

Como resolver?

Certifique-se que as correias que ligam os motores de passo para o eixo não estão em contato com o corpo principal da impressora 3D, causando atrito.

#3. Arranhões e marcas na superfície superior

O que é?

Arranhões podem aparecer na superfície superior da peça devido à movimentação do bico extrusor.

erros de impressão - arranhões e marcas na superfície

Como resolver?

A solução para esse problema é habilitar a função Vertical Lift (Z-hop), por padrão é zero e deverá ser colocado um valor diferente de zero, aconselha-se colocar o valor da altura de camada que estiver usando, se tiver usando altura de layer 0,3mm coloque o mesmo valor. Ela vai fazer com que a cabeça de impressão, antes de fazer uma movimentação, levante um pouco, 0,3mm nesse caso. Então, pode acontecer de aparecer uma pequena bolha no bico, durante a movimentação, mas essa bolha é fácil de ser retirada da peça pronta bem melhor que um arranhão.

#4. Descolamento de camadas no eixo Z

O que é?

Quando ocorre o deslocamento das camadas, como mostrado na foto abaixo, as correias estão com folga nas engrenagens. Esse é um dos erros de impressão mais graves, já que sacrifica totalmente a peça.

erros de impressão - deslocamento de camadas no eixo z

Como resolver?

Para verificar se há folga faça uma marcação na correia e na engrenagem, imprima um objeto de teste de impressão e verifique se as marcas ainda coincidem. Se isso não estiver ocorrendo, aperte os parafusos e correias até eliminar a folga.

#5. Falta ou pulo de camadas

O que é?

Pode ser causado por Sub extrusão do filamento, a interrupção do fornecimento de material para a impressão pode ocorrer e voltar ao normal. Assim, haverá sub extrusão em uma parte da impressão. Consulte a seção de sub extrusão para verificar as soluções. Outra possível causa é a falta de lubrificação no eixo z.

erros de impressão - falta ou pulo de camadas

Como resolver?

Algumas impressoras vêm com um kit de acessórios, entre eles lubrificante. Normalmente quando o extrusor é allmetal, algumas impressoras necessitam de lubrificação no extrusor, sendo aconselhado uma lubrificação com óleo indicado pelo fabricante (normalmente inodoro).

Além disso, sempre utilize filamentos de qualidade na sua impressora. Dessa forma, o controle de diâmetro será bem rigoroso.

#6. Fios finos na impressão

O que é?

Este problema é causado quando o bico de impressão não é bem limpo, principalmente quando resta sobras de material no bico.

erros de impressão - fios finos na impressão

Como resolver?

Limpe o bico antes de iniciar as atividades. Felizmente, os pelos são bem finos e fáceis de retirar. Basta esfrega-los com os dedos que eles saem, ou então utilizar um isqueiro.

#7. Falta de aderência na primeira camada

O que é?

Este problema é bem comum e sua causa, na maior parte das vezes, está na regulagem da mesa de impressão. Se a mesa estiver longe da cabeça de impressão, a primeira camada não vai ter a aderência correta na mesa, podendo soltar-se.

Erros de impressão - falta de aderência da primeira camada

Como resolver?

Antes de fazer a impressão, certifique-se que sua mesa esteja bem regulada. Se o nivelamento for manual, utilize uma folha de papel padrão. Ela deve deslizar entre o vidro e o bico encostando levemente.

Outra causa pode ser sujeira na mesa. Antes de imprimir, verifique se o vidro está limpo, sem oleosidade. Após a limpeza, você pode utilizar produtos para aumentar a aderência da peça à mesa como o Spray de cabelo ou cola bastão.

#8. Linhas aleatórias nas peças

O que é?

A imagem abaixo mostra um caso onde linhas aparentemente aleatórias aparecem na parte superior da peça. Isso ocorre devido à erros no programa modelo, que podem confundir o fatiador.

erros de impressão - Linhas aleatórias nas peças

Como resolver?

A melhor opção é reparar o modelo para que esse problema não venha a acontecer.

#9. Marcas do tracionador no filamento

O que é?

As marcas ocorrem quando a engrenagem que movimenta o filamento no sentido do bico danifica o filamento. Esse é um dos erros de impressão mais comuns, mas que podem possuir causas distintas.

erros de impressão - Marcas do tracionador no filamento

Como resolver?

Há algumas razões para que o alimentador não consiga movimentar o filamento, tais como:

  • filamento preso: verificar se o filamento está livre no carretel. Pode acontecer de ser mal enrolado e travar no momento da impressão;
  • pressão do alimentador: a pressão do alimentador é ajustada por um parafuso na parte superior do alimentador. Ajuste esse parafuso para encontrar a melhor pressão, de modo que o filamento não seja esmagado e nem deslize;
  • refrigeração: é importante ter um ventilador para o filamento no momento que ele passa do estado líquido para o sólido. Isso evita que o calor suba através da condução e funda a parte que ainda não passou pelo bico, o que pode acarretar no travamento. Para temperaturas muito elevadas, mesmo com o cooler costuma-se ocorrer esse problema.

#10. Contração nas primeiras camadas

O que é?

Calor excessivo na mesa é o motivo do nosso item número 10 na lista dos principais erros de impressão. O plástico apresenta características elásticas. Quando ele resfria, contrai. Sendo assim, se a temperatura da mesa está alta demais, no resfriamento da peça, as camadas externas vão contrair, enquanto as internas ainda estão quentes.

Erros de impressão - contração nas primeiras camadas

Como resolver?

Para nosso filamento PLA, é recomendado deixar essa temperatura da mesa entre 50 e 65°C. Já para o filamento ABS temperaturas variando de 100 a 115°C. Além disso, utilize o spray adesivo na mesa aquecida.

#11. Paredes não se tocando

O que é?

Para este problema, antes de tudo é importante identificar se as paredes não estão se tocando completamente ou se elas estão se tocando apenas em alguns lugares. Se elas estiverem se tocando em partes, muito provavelmente este problema está sendo causado pela correia, que podem estar frouxas.

Porém, se as paredes não se tocam em todos os pontos, o problema está na extrusão. O programa da impressora pede que sejam feitas linhas de 0,4mm, porém, se há sub extrusão, as linhas serão mais finas e elas não vão se unir adequadamente.

erros de impressão - Paredes não se tocando

Como resolver?

A solução seria reduzir um pouco a velocidade de impressão, ou então aumentar um pouco a temperatura.

#12. Sub extrusão (subextrusion)

O que é?

Sub extrusão é, basicamente, falta de material para formação das camadas. Pode-se ver na foto abaixo a falta de preenchimento. Sua impressora vai fazer de tudo para acompanhar a velocidade de extrusão que você determinou, mas se o filamento não acompanhar essa velocidade o problema aparece.

erros de impressão - Sub extrusão (subextrusion)

Como resolver?

Se você insistir em aumentar a velocidade sem que a impressora consiga acompanhar com o fornecimento do filamento, vai gerar uma alta pressão no motor da extrusora. Aumentar o fluxo para compensar não é uma boa ideia, já que não adianta aumentar o fluxo sendo que a passagem de filamento é limitada. O importante é respeitar os limites da impressora.

A causa mais comum para a sub extrusão é que você está pedindo a sua impressora para ir além de sua capacidade. Aumentar a velocidade de impressão pode gerar piora na qualidade da peça e tempo insuficiente para arrefecimento, o que pode gerar outros problemas. Além disso quanto mais rápida a impressão, menos tempo o filamento tem para aquecer antes de ser empurrado pelo bico de extrusão causando o entupimento do bico.

Entretanto, outro ponto a se analisar é qualidade do filamento. Você deve prezar sempre pela compra de um filamento de boa qualidade, limpo, e com o diâmetro correto. Filamentos ovalizados e com grande variação de diâmetro podem acarretar este problema. Sempre preze por um filamento com a qualidade 3D Lab.

#13. Linhas espaçadas na camada inferior

O que é?

Se a camada inferior de sua impressão apresenta linhas visíveis, é provável que a mesa esteja mal nivelada e longe do bico.

erros de impressão - LINHAS ESPAÇADAS NA CAMADA INFERIOR

Como resolver?

Quanto mais o bico estiver próximo da cama, mais o material será espremido, consequentemente se misturando melhor com as camadas ao lado. Mas cuidado, a mesa não pode ficar próxima demais do bico. Isso acarretaria no entupimento do bico ou o esmagamento da base da peça. Por padrão, a primeira camada aconselha-se a ser impressa com 0,3mm.

#14. Acabamento ruim / fios pendurados nas partes suspensas

O que é?

Acabamento ruim na impressão é algo bastante complicado. Ocorre devido à má formação das camadas anteriores. Elas, que deveriam servir de suporte para as demais camadas, são parcialmente impressas e tendem a deslocar. As camadas superiores então vão acompanhando e agravando o problema. Infelizmente há muitas variáveis para isso. Tais como temperatura, velocidade de impressão, altura da camada, material, resfriamento, cada um destes desempenha um papel na formação das saliências.

erros de impressão - Acabamento ruim / fios pendurados nas partes suspensas

Como resolver?

O resfriamento da peça é, talvez, o mais importante desses fatores. Certifique-se de que o cooler esteja atuando na peça toda. Peças pequenas, como o robô da foto acima, são um problema porque o bico não vai se movimentar muito, não dando tempo para as partes resfriarem. Tente imprimir mais de uma peça pequena na mesa. Dessa forma, a cabeça de impressão vai se movimentar e vai haver tempo para as peças resfriarem. Isso vai ajudar muito em pequenos detalhes, como, por exemplo, as antenas do robô da foto acima.

No entanto, outra variável é a altura da camada. Dependendo de sua impressão uma altura mais espessa será útil para melhorar a qualidade da peça e em certos casos uma camada mais fina é melhor. Só o tempo, sua experiência e testes irão lhe dizer o que é melhor. Uma menor velocidade de impressão melhora bastante a qualidade de sua peça, isso aliado a uma baixa temperatura do bico e da mesa pode trazer um efeito positivo.

#15. Ondulações e sombras na impressão

O que é?

Acontece geralmente quando a impressão apresenta muitos cantos ou quinas vivas, um bom exemplo é quando imprimimos alguma palavra ou texto. Então, quando a cabeça de impressão faz uma mudança de direção súbita, a inércia provoca uma vibração, que acaba aparecendo na impressão.

erros de impressão - Ondulações e sombras na impressão

Como resolver?

Para combater isso você deve simplesmente reduzir a velocidade de impressão e aceleração da impressora. Isso gera um grande impacto positivo sem afetar muito a velocidade de impressão.

#16. Fios soltos na impressão (stringing)

O que é?

O stringing é outro problema comum na nossa lista dos erros de impressão. Isso consiste na deposição do material enquanto o bico se desloca para outra posição, representado pela linha azul na foto abaixo.

erros de impressão - Fios soltos na impressão (stringing) erros de impressão - Fios soltos na impressão (stringing)

erros de impressão - Fios soltos na impressão (stringing)

Como resolver?

A primeira ação a se tomar é habilitar a retração. Quando você habilita a retração você indica que quando o bico estiver se movimentando para uma posição, sem que tenha que depositar o material, ele irá “retornar” o material, não deixando que seja depositado.

Entretanto, outra coisa que você pode fazer é aumentar a velocidade de deslocamento. Se a movimentação entre dois pontos for muito lenta, o material vai descer e se depositar em balanço, fora da peça. Aumentando a velocidade de deslocamento você diminui esse risco. A velocidade de deslocamento em média é definida em 70mm/s, podendo ser aumentada em algumas impressoras.

No entanto, se o erro não for resolvido, saiba que a temperatura também desempenha um papel importante para evitar esse problema. A imagem mostra claramente o efeito da temperatura. Com valores mais baixos, há menos formação de linhas indesejadas. As temperaturas mostradas abaixo são para o filamento PLA! Para outros materiais esses valores vão ser alterados.

#17. Descolamento de camadas / contração do material (warping)

O que é?

Quem gosta de trabalhar com o filamento ABS está frequentemente lidando com este problema. Ele acontece quando, após a extrusão, o plástico resfria e contrai (Warping). As forças de contração podem ser tão grandes que a peça pode apresentar grandes desvios e até descolar da mesa, como na foto abaixo.

erros de impressão - Descolamento de camadas / contração do material (warping)

Como resolver?

Para ABS aconselha-se que impressora seja fechada, de forma que mantenha a temperatura em seu interior a mais alta possível. Ou trocar o material utilizado para um com menos contração, como o PLA ou o filamento PETG. Além disso, é interessante também para uma melhor aderência na mesa a aplicação de uma fina camada de spray fixador de cabelo, cola bastão ou cola líquida adesiva. Outro ponto importante é o nivelamento da mesa. Antes da impressão, verifique se ela está corretamente alinhada.

#18. Ovalização e linhas não se tocando

O que é?

Um problema para quem imprime peças redondas é a ovalização. Ao mesmo tempo, as linhas de enchimento não estão em contato adequadamente no perímetro exterior. Você pode ver também que as linhas de enchimento são agrupadas em pares, onde duas linhas estão se tocando, seguido por um espaço e, em seguida, mais duas linhas em contato. Estes dois problemas são oriundos da mesma causa, e ocorrem porque as correias de sua impressora estão frouxas.

erros de impressão - Ovalização e linhas não se tocando

erros de impressão - Ovalização e linhas não se tocando

Como resolver?

Verificar  a tensão de aperto das correias. É uma boa ideia também verificar a lubrificação das hastes. Uma única gota de óleo leve, como óleo de máquina ou graxa, em cada haste, é suficiente. Além disso, verifique os parafusos de ajuste da polia. Eles devem estar bem apertados.

#19. Camadas inferiores mais largas

O que é?

É muito comum que o primeiro par de camadas saia com uma largura maior que a desejada. Isso ocorre pela preocupação da aderência da peça na mesa. Então, se o bico estiver regulado muito próximo a mesa, o material pode ser pressionado demais na mesa e achatar a parte inferior da peça, como mostrado na foto abaixo.

erros de impressão - Camadas inferiores mais largas

Como resolver?

Afastar o bico da mesa até que a primeira camada fique o mais uniforme possível. No entanto, se a distância do bico à mesa estiver em excesso, o material pode não aderir na mesa. Essa regulagem é bem sensível e deve ser verificada de tempos em tempos.

#20. Camadas superiores incompletas / falha no fechamento

O que é?

São bolhas que aparecem na superfície superior da peça impressa, podendo essas bolhas estar abertas ou fechadas, como mostrado nas fotos abaixo.

erros de impressão - CAMADAS SUPERIORES INCOMPLETAS / FALHAS NO FECHAMENTO

Como resolver?

Verifique a ventilação de sua impressora. Se a refrigeração não estiver adequada, os fios finos vão se enrolar e as camadas subsequentes não vão se formar corretamente. Além da refrigeração, um ponto importante é a espessura das camadas superiores. Elas devem ser espessas o suficiente para que a impressora consiga fechá-las corretamente.

Em geral, você precisa se certificar que esteja imprimindo pelo menos seis camadas superiores. Lembrando que você deve calcular a espessura das camadas superiores a partir da espessura de suas camadas, por exemplo, se estiver usando 0,1 mm nas camadas, sua espessura superior deve ter, no mínimo, 0,6 mm.

Obs: este guia foi criado com base no Ultimaker troubleshooting guide.

Então, como vimos em nosso guia dos 20 principais erros de impressão, muita coisa pode acontecer com seus projetos, mas não desanime! Se você seguir o que indicamos, certamente suas peças terão uma alta qualidade, atingindo os seus objetivos.

Qualquer problema que tiver ou dúvida, entre em contato com a nossa equipe de suporte e vamos lhe ajudar! Você pode utilizar o e-mail suporte@3dlab.com.br, as redes sociais ou ainda os telefones: (31) 3594-4973 ou (31) 97113-7028. Aguardamos o seu contato!

Leave a Reply