• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

Tinkercad

Tutorial do Tinkercad: aprenda a utilizar esse aplicativo em sua modelagem 3D!

Uma das principais dificuldades de quem utiliza a impressão 3D está na modelagem das peças. Muitas vezes nós sabemos o que queremos e precisamos imprimir, mas não temos o conhecimento para colocar isso em prática em um software de modelagem 3D. Para complicar, alguns desses softwares são bem complexos e caros! No entanto, você já ouviu falar no Tinkercad?

Esse aplicativo da Autodesk é provavelmente o mais fácil e acessível para criar modelos 3D. Nenhuma experiência anterior em modelagem 3D é necessária, e o melhor de tudo: ele é totalmente gratuito e utilizado online.

Ficou animado em tornar seu processo de criação mais simples? Então, nesse tutorial você conhecerá as principais ferramentas que o aplicativo Tinkercad tem a oferecer. Depois de ler garanto que a modelagem 3D não será mais um problema!

Iniciando no Tinkercad

Como já dito, o Tinkercad é um aplicativo online, ou seja, não é preciso baixá-lo. Porém, para utilizá-lo é necessário criar uma conta.

1. Para começar, acesse o site Tinkercad. Clique em “Inscrever-se” no canto superior direito (se você ainda não tiver uma conta criada, caso contrário basta realizar o login clicando em “Entrar”).

Tinkercad

2. Na tela de cadastro você escolherá o país e colocará sua data de nascimento. Após, clique em “Avançar”.

Tinkercad

3. Digite seu e-mail e a senha escolhida. Aceite os termos de serviço e privacidade e clique em “Criar conta”.

Tinkercad

4. Com a conta criada o aplicativo abrirá automaticamente a tela inicial com o tutorial de primeiros passos. Caso queira pular essa etapa basta clicar no “X” do lado direito.

Tinkercad

Conhecendo os recursos

O Tinkercad utiliza o mesmo princípio do Lego. Nele, você trabalhará principalmente com formas pré-definidas e estruturas geométricas. Você pode adicionar ou subtrair peças para criar furos ou objetos ocos.

  • O primeiro passo para começar o seu projeto é clicar em “Criar novo design”.

Tinkercad

  • A tela de trabalho se abrirá como a mostrado abaixo:

Tinkercad

  1. o retângulo vermelho indicado com o número 1 refere-se às listas de formas, textos e demais recursos que o aplicativo tem a oferecer;
  2. o segundo retângulo mostra os recursos de “Copiar” (Ctrl+C), “Colar” (Ctrl+V), “Duplicar” (Ctrl+D), “Excluir” (Delete), “Desfazer” (Ctrl+Z) e “Refazer” (Ctrl+Y);
  3. o retângulo de número 3 contém as funções mais importantes, que são “Mostrar tudo” (Ctrl+Shift+H), “Agrupar” (Ctrl+G), “Desagrupar” (Ctrl+Shift+G), “Alinhar” (L) e “Virar” (M);
  4. o recurso indicado pelo retângulo vermelho de número 4 é utilizado para movimentação do plano de trabalho. O Plano de trabalho também pode ser movimentado clicando com o botão direito do mouse sobre ele e segurando ao mover em diferentes direções.

Começando a modelar com o Tinkercad

Chegou a hora de iniciar seus projetos no Tinkercad! Como exemplo vamos mostrar um modelo de identificador de mala. Mas você pode explorar a criatividade, uma vez que o aplicativo lhe permite isso.

Tinkercad

Passo 1: utilizando a forma “Caixa”

  • O principal ao iniciar o seu projeto é adicionar a ferramenta “Régua” (localizada no canto direito superior) para seu plano de trabalho. Assim você terá sempre sua referência de medidas.
  • Agora arraste a forma “Caixa” para iniciar sua modelagem.

Tinkercad

  • Clique sobre a forma e depois sobre algum dos quadrados brancos que aparecerão ao seu redor. Assim você conseguirá dimensioná-la. Para esse exemplo foi utilizado 100 mm de comprimento por 30 mm de largura.

Tinkercad

  • Para alterar a altura da peça clique no quadrado branco localizado no centro da mesma. Nesse exemplo foi utilizada a altura de 0,8 mm.

Tinkercad

Passo 2: utilizando a forma “telhado arredondado”

  • Para a curva lateral da peça pode-se utilizar duas formas diferentes, o cilindro (colocando metade dele para dentro da peça retangular), ou o telhado arredondado. Nós utilizamos o telhado arredondado, girando-o 90º no plano XY e posteriormente 90º no plano Z.

Tinkercad

  • Em seguida altere as dimensões do telhado para 10 mm de comprimento, 30 mm de largura e 0,8 mm de altura (clicando nos quadrados brancos assim como foi feito na peça anterior).

TinkercadPasso 3: alinhando as partes

  • Encoste as duas peças (elas não precisam estar alinhadas ainda). Para alinhá-las clique sobre uma delas, segure “Shift” e clique sobre a outra peça. Em seguida, no canto superior direito, selecione a ferramenta “Alinhar”. Aparecerão pontos pretos para você escolher o tipo de alinhamento. Nesse caso, alinhamos as peças centralizadas.

Tinkercad

Passo 4: agrupando as partes

  • Agora iremos agrupá-las! Para isso basta manter as partes selecionadas e ainda no canto superior direito, selecione a opção “Agrupar”. Então as duas peças passarão a ser apenas uma.

Tinkercad

Passo 4: fazendo um furo na peça

  • Existe duas formas de fazer um furo cilíndrico. A primeira é selecionando o cilindro cinza (que já representa um orifício). A segunda é selecionar o cilindro sólido e alterá-lo para orifício.
  • Arraste o cilindro por sobre a peça, altere suas dimensões para 10 mm de diâmetro e alinhe as duas peças.

Tinkercad

  • Selecione as duas formas e clique “Agrupar”. Aonde estava o cilindro será feito um furo na peça como mostrado abaixo.

Tinkercad

Passo 5: acrescentando o texto

  • Do lado direito selecione “Text and Numbers”.

Tinkercad

  • Arraste a ferramenta “Texto” para dentro da peça. Abrirá uma aba lateral denominada “Forma” nela você pode alterar o “Texto” e a “Fonte”. Nesse exemplo foi utilizada a fonte Sans e as dimensões do texto foram: 80 mm de comprimento, 20 mm de largura e 1,6 mm de altura.

Obs.: a altura utilizada para o texto foi de 1,6 mm a partir do plano de trabalho, uma vez que a peça e o texto estavam encostados na mesa.

Tinkercad

  • O último passo é agrupar as partes e exportar como STL através da ferramenta “Exportar” localizada no canto superior direito.

Tinkercad

E pronto! O modelo está finalizado e já pode ser fatiado e impresso!

Passo 6: imprimindo

  • Após ter o seu projeto salvo em STL basta abri-lo em um software de fatiamento de sua preferência, alterar as configurações de impressão e manda imprimir em sua impressora 3D.

Obs.: Nesse exemplo imprimimos a peça em apenas uma cor de filamento. Caso queira imprimir com mais de uma cor recomendamos ler também nosso artigo sobre impressões 3D coloridas.

Mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? O Tinkercad realmente possibilita explorar a criatividade sem muitas dificuldades, pois definitivamente ele é um ótimo aplicativo para quem está iniciando no ramo e até mesmo para facilitar a vida de quem não quer perder muito tempo modelando projetos mais simples.

Agora que você já sabe utilizar o Tinkercad, que tal colocar esse conhecimento em prática? Crie agora mesmo o seu modelo, imprima e compartilhe nas suas redes sociais! Marque a nossa página para vermos o resultado!