• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

Como dar acabamento nas peças de forma simples e barata

Você sabe como dar acabamento nas peças obtidas por impressoras 3D? Esse processo é muito interessante e pode aumentar muito a qualidade visual dos projetos, gerando um ótimo valor agregado às peças. Porém, surgem muitas dúvidas quanto a esse processo, como a lista dos materiais necessários, as formas de manuseamento e o resultado real obtido.

Por isso, criamos este artigo que mostrará uma forma simples e barata de dar acabamento nas peças. Confira!

Por que dar acabamento nas peças impressas?

Como você já sabe, o processo de impressão 3D se faz por camadas. A impressora deposita o material de uma camada, sobe um estágio e repete esse processo até finalizar a peça. Com esse movimento, a peça fica com uma marcação evidente das camadas.

Para contornar esse efeito e reduzir os “degraus” gerados, você pode ajustar a altura da camada, reduzindo-a. Esse ajuste aumenta a qualidade superficial da peça, mas o tempo de impressão aumenta consideravelmente.

Então, uma solução é o acabamento posterior, um trabalho após a impressão.

altura de camada

No caso mostrado acima, a peça tratada foi impressa com altura de camada de 0,2mm, ficando em processo de acabamento por aproximadamente 40 minutos.

O que é preciso para dar o acabamento nas peças?

Para dar acabamento nas peças, primeiro você precisa conhecer um pouco sobre os principais materiais para impressão 3D.

O PLA, por exemplo, é ótimo para peças que precisem de uma boa qualidade superficial sem o trabalho de acabamento. Com o PLA você consegue imprimir peças detalhadas, mantendo um fiel controle dimensional e com evidência nos detalhes. Porém, esse material não reage com o vapor de acetona pura, que é o principal material usado para o acabamento. Além disso, o PLA possui alta dureza superficial, o que dificulta lixar a peça para suavizar as camadas.

Para dar acabamento nesse filamento, o recomendado seria trabalhar com vapor de clorofórmio, mas isso é dificultado pelas características desse solvente e da indisponibilidade de compra no mercado.

O PETG é um material nobre para impressão 3D, como a ótima resistência mecânica, a possibilidade de ser utilizado em impressora aberta ou fechada, com ou sem mesa aquecida e sem apresentar empenamento. Porém, assim como o PLA, ele apresenta algumas dificuldades para o processo de acabamento.

Sua dureza superficial é menor do que no PLA, o que lhe garante maior facilidade para lixar. Porém, ele também não reage com o vapor de acetona por possuir uma alta resistência química.

Se tratando de facilidade de acabamento, o ABS já possui grandes vantagens se comparado ao PLA e PETG. Apesar desses dois materiais terem ótimas características de impressão, como facilidade de utilização, controle dimensional, sem empenamento e serem materiais biodegradável e food safe, respectivamente, o ABS possui maior facilidade para acabamento.

O ABS reage com o vapor de acetona, suavizando os efeitos das camadas e dando um aspecto mais liso à peça. Por possuir menor dureza superficial, é mais fácil lixar as impressões também, corrigindo qualquer imperfeição.

Quais são as vantagens em dar acabamento nas peças?

Neste artigo, focaremos o processo de acabamento com o vapor de acetona. As vantagens de uma peça que recebe esse processo está no efeito visual. Considerando uma impressão com altura de camadas de 0,4mm, por exemplo, será bem visível os efeitos das camadas e isso pode comprometer o valor agregado.

Ao lixar a peça e atacá-la com vapor de acetona, ela fica com um brilho maior e uma superfície mais lisa. A impressão que se dá é de uma peça de maior qualidade.

No exemplo abaixo mostramos a mesma peça, feita com altura de camada de 0,2mm, à esquerda, e posteriormente, tratada com vapor de acetona, à direita.

acabamento nas peças

Há desvantagens nas peças acabadas em relação às peças sem acabamento?

É importante dizer que não são só vantagens obtidas nesse processo de acabamento. Deve-se avaliar muito bem as características dos projetos. Por exemplo, se você quer imprimir uma peça técnica, que precise que suas dimensões sejam restritas, expor ao vapor de acetona pode fazer com que perca a tolerância dimensional, além da possibilidade de enfraquecer a estrutura do objeto.

Outro ponto importante de se mencionar é no perigo à segurança ao manusear a acetona. Esse material deve ser puro para ter um bom efeito, e pela alta volatilidade, pode entrar em ignição com facilidade. É preciso ter muito cuidado com esse reagente.

Como dar acabamento nas peças de forma fácil?

Agora que você já conhece a parte teórica do acabamento com acetona, vamos a parte mais interessante: como dar o acabamento nas peças de forma prática, simples e barata! No mercado existem algumas máquinas próprias para este fim, mas se você quiser, pode fazer o processo na sua casa, sem um investimento financeiro elevado.

Vamos à lista de materiais necessários:

  • um recipiente em vidro, PP ou de outro material que não tenha reação com a acetona;
  • acetona pura;
  • papel toalha;
  • imãs pequenos;
  • uma base para a peça, de material que não tenha reação com acetona;
  • a peça que será trabalhada.

acabamento nas peças

Passo 1

Molhe o papel toalha com a acetona pura;

Passo 2

Forre o recipiente com as folhas de papel toalha, umedecidas com a acetona pura. Coloque na base e nas paredes do recipiente. Posicione um imã dentro e fora do recipiente para travar o papel toalha;

acabamento nas peças

Passo 3

Coloque o material de base para a peça dentro do recipiente, por cima do papel toalha;

acabamento nas peças

Passo 4

Coloque a peça sobre a base e feche o recipiente. É importante que fique bem lacrado para evitar que o vapor da acetona seja perdido.

acabamento nas peças

Pronto! É simples assim! O tempo de permanência das peças vai depender do seu volume e massa. Quanto maior, mais demorado será o processo. Você pode ir observando o alisamento das camadas, mas evite ficar abrindo o recipiente antes de terminado. Depois que estiver pronto, com a peça ainda em reação, não pegue no objeto. Ele estará mole e pode deformar. Tire a peça do recipiente pela base. Espere alguns minutos até que a peça seque.

 

acabamento nas peças

Para que fique claro como é o processo, confira o vídeo abaixo:

Pronto para dar acabamento nas peças 3D?

Como vimos em nosso artigo, dar acabamento nas peças produzidas por impressão 3D pode ser bem fácil. Você deve ter atenção com o material que utiliza, as especificações de aplicação da peça e um cuidado com o manuseamento do reagente.

Analisando as duas peças que fizemos o acabamento, percebe-se que o processo gerou um resultado melhor na estátua do que no boneco. A estátua, que não contém detalhes, ficou com uma melhor aparência, com a superfície lisa. Já o boneco perdeu alguns detalhes, principalmente no escudo. Nesse caso, talvez seria melhor ter feito a impressão em PLA, com uma menor altura de camada. Por isso, escolha bem as peças que você quer dar acabamento.

Para o processo de acabamento, algumas pessoas aquecem a acetona, mas vimos que não é tão necessário, além de sugerirmos um procedimento mais seguro.

Todas as informações que colocamos no artigo sobre o ABS são aplicadas ao nosso ABS Premium, da 3D Lab.

Agora que você já sabe como dar acabamento nas peças, conheça as 4 principais características que um bom filamento precisa ter.

12 Respostas

    1. Sérgio

      Fernando, que bom que gostou. O PLA é um pouco mais complicado de se dar acabamento pelas características dele. Você pode tentar usar a lixa, mas terá mais trabalho. Ele não reage com a acetona, então esse processo descrito não funciona com ele. Algumas pessoas usam clorofórmio para dar acabamento no PLA, mas devido a periculosidade do material, não é indicado. O mais fácil seria trabalhar com uma menor altura da camada.

    1. Sérgio

      Olá, Ivan.

      Esse processo funciona somente para o ABS. O filamento de madeira é feito com fibras de madeira e adição de PLA, que não sofre alteração com a acetona.

  1. Cláudio

    Eu estava com dúvidas de como fazer, mas vocês já tiraram todas elas, muito obrigado!
    Vocês teriam algum tipo de artigo com defeitos e configurações?
    Obrigado!

    1. Sérgio

      Olá, Daniel.

      Obrigado pelo comentário e que bom que gostou!
      Algumas empresas de produtos químicos que vendem a acetona pura, mas há uma certa limitação para a compra.

Leave a Reply