• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

desentupir o bico

3 formas simples de como desentupir o bico da sua impressora 3D!

Quem tem ou trabalha com uma impressora 3D conhece as suas particularidades e sabe que um problema comum é o entupimento de bico. As causas para isso são bem variadas, mas pode deixar a sua máquina parada por um bom tempo e prejudicar suas impressões. O processo de desentupir o bico pode ser bem simples ou mais complexo, de acordo com a causa.

Por isso, criamos este artigo mostrando as causas do entupimento, o que fazer para evitar e como desentupir o bico da sua impressora 3D. Confira!

Por que o bico entope?

Para explicar os motivos que levam ao entupimento do bico, precisamos analisar o funcionamento de uma impressora. Apesar de cada modelo e marca apresentarem algumas alterações, criamos um esquema padrão do conjunto do extrusor, mostrado abaixo, para fácil entendimento. Acompanhe:

desentupir o bico da impressora

Como se vê acima, o filamento passa pelo guia (1), atravessa o dissipador de calor (2) e o tubo teflon (4), até chegar no bico de impressão (7). Alguns modelos de impressoras não têm o tubo teflon.

Problema no tubo teflon

O tubo teflon tem o objetivo de ajudar o deslizamento do filamento até o bico, mas esse material tem uma resistência térmica de, aproximadamente, 260°C. Então, uma das causas do entupimento do bico é quando a temperatura utilizada na impressora ultrapassa o limite do tubo teflon, levando a uma conformação do mesmo e obstrução do filamento.

Falha no resfriamento no dissipador

Quando uma impressora 3D para de movimentar o filamento nem sempre o entupimento está no bico, mas pode estar na garganta do extrusor, item 5 do nosso esquema mostrado anteriormente. Acontece que o bloco aquecedor (6) transfere energia térmica ao filamento, que expande. Então, o dissipador de calor (2) fica responsável por resfriar a região superior, não deixando que o calor suba por condução.

Falhas nesse resfriamento pode fazer com que a parte superior do filamento, que ainda não chegou na região do bloco, aqueça e expanda, ocorrendo o travamento e entupimento.

Impurezas no filamento

Outra causa possível para gerar o entupimento é o acúmulo de sujeira no bico. Essas impurezas podem estar no próprio filamento. Então, é interessante utilizar um filtro de limpeza antes do conjunto extrusor, retirando impurezas que podem estar presentes.

Filamento de má qualidade

Além disso, o filamento também pode ser o responsável pelo problema. O material com diâmetro maior ou grandes variações podem fazer com que o canal não tenha dimensão suficiente para a movimentação. Para que você tenha certeza de que está usando um filamento de qualidade, confira nosso outro conteúdo com as 4 principais características de um bom filamento.

O que fazer para evitar o entupimento do bico?

Agora que já conhece as principais causas, mostraremos algumas boas ações para evitar o entupimento do bico:

  • controlar a temperatura de impressão para que não ultrapasse o limite do tubo teflon, quando for o caso;
  • manter sempre o filamento longe de poeira e impurezas, se possível com filtro de limpeza;
  • conferir o funcionamento correto do cooler do hotend;
  • SEMPRE utilizar filamentos de alta qualidade; e
  • manter a sua impressora sempre em dia com a manutenção preventiva.

Afinal, como desentupir o bico da impressora 3D?

Se o problema já aconteceu, agora você precisa saber como desentupir o bico da impressora, e é o que mostraremos agora com vídeos curtos e bem explicativos:

Faça a extrusão manual na impressora

Retire o conjunto do extrusor e faça a limpeza

Utilize um novo filamento para retirar o antigo

Então, vimos algumas maneiras de desentupir o bico da sua impressora 3D. Mostramos também as principais causas que levam a esse problema e o que fazer para evitar. É muito importante que você utilize sempre filamentos de alta qualidade para que o material não prejudique o desempenho da sua máquina.

Se você tiver mais alguma dúvida de como dar manutenção na sua máquina ou quiser fazer upgrades, pode entrar em contato com nossa equipe. Temos profissionais capacitados para trabalhar com qualquer marca do mercado, nacional ou importada.

Vamos criar mais conteúdos técnicos como este, com dicas de manutenção e operação das impressoras 3D. Fique atento ao blog e acompanhe cada nova postagem.

Para continuar com o aprendizado, confira nosso glossário com 42 termos utilizados se tratando de impressão 3D!

1 Emergência

Leave a Reply