Tipos de filamentos para impressoras 3D: conheça os principais

Tipos de filamentos para impressoras 3D: conheça os principais

Os tipos de filamentos para impressoras 3D disponíveis no mercado são diversos. Podemos trabalhar com PLA, ABS Premium, PETG, Flex e muitos outros. Cada um tem características e aplicações diferentes.


Com o uso crescente da tecnologia de impressão 3D nas mais variadas áreas do conhecimento e da indústria, a escolha correta do tipo de filamento pode ser a razão entre o sucesso ou o fracasso do seu projeto.

Pensando nisso, você saberia dizer quais são as principais diferenças entre os tipos de filamentos para impressoras 3D?

Se a resposta foi não, fique tranquilo que vou te explicar tudo o que você precisa saber para investir no material que melhor vai atender às necessidades do seu trabalho. Confira este conteúdo!

Quais são os principais tipos de filamentos para impressoras 3D?

ABS Premium

Derivado do petróleo, o filamento ABS é o material mais utilizado para impressões 3D e muito comum nas indústrias. É resistente às altas temperatura e aos impactos, com um visual opaco bastante agradável para peças que necessitam de menos brilho. 

É um material que possui dureza superficial baixa, permitindo um acabamento fácil após a impressão, além de ser solúvel em acetona pura.

Aqui na 3D Lab fabricamos o ABS Premium, uma evolução do ABS comum, que corrige falhas como o cheiro forte, o warp e imperfeições na adesão entre camadas.

tipos de filamentos para impressoras 3D_1

Filamento PLA

Certamente um dos materiais mais utilizados, o filamento PLA (ácido poliláctico) é produzido a partir de fontes renováveis, não polui o meio ambiente e não causa danos à saúde dos seres humanos. 

Por ser um material de fácil impressão, o seu uso é indicado tanto em impressoras abertas como fechadas, com ou sem mesa aquecida.

Por ter baixa contração (warp), esse material é indicado para peças grandes e que não vão precisar de muitos acabamentos após a sua produção.

tipos de filamentos para impressoras 3D_2

Filamento PETG

Por ser um material muito resistente, o PETG é a escolha perfeita para quando é necessário imprimir peças que precisam absorver impactos. 

Como o PLA, este filamento pode ser usado em impressoras abertas ou fechadas, além de não emitir gases tóxicos nem rachar. 

Basicamente, este material reúne ótimas características do PLA e do ABS, tornando o seu uso em impressoras 3D particularmente especial.

tipos de filamentos para impressoras 3D_3

 

Além dos filamentos que já citamos, existem alguns outros que possuem características um pouco mais especiais. Vamos conhecê-los?

 

Filamento Flexível

Aqui na fábrica da 3D Lab nós também produzimos o filamento Flexível. Ele é especial pois permite a utilização das impressoras 3D na criação de objetos que necessitam ser mais maleáveis, como palmilhas e anéis de vedação. 

Para imprimir com perfeição é necessário verificar sempre a sua máquina, pois a folga excessiva entre o tracionador e o extrusor pode fazer com que o filamento dobre e a impressão seja interrompida. Fique de olho!

tipos de filamentos para impressoras 3D_4

Filamento de madeira (Wood)

Este filamento especial para impressoras 3D é produzido com PLA e fibras de madeira. Permite a criação de peças visualmente bonitas com aspecto rústico, ideais para decoração. 

Para imprimir com o filamento Wood é necessário utilizar um bico com diâmetro maior, a partir de 0,6mm. Isso porque como há fibras reais de madeira, se o bico for de 0,4mm ou inferior essas fibras podem não passar pelo orifício e entupir.

tipos de filamentos para impressoras 3D_5

Filamento Solúvel (HIPS)

O HIPS é um filamento solúvel, mistura de poliestireno e borracha. Por ser facilmente dissolvido na solução de d’limoneno. É frequentemente utilizado como material de suporte, pois elimina a necessidade da remoção por meio de abrasivos, ferramentas de corte ou outros materiais que podem deixar a sua impressão com acabamento inferior. 

O comportamento do filamento HIPS é bem similar ao ABS Premium, considerando os parâmetros de impressão.[

tipos de filamentos para impressoras 3D_6

Nylon

O filamento especial de Nylon é uma opção certeira para quem busca peças resistentes e extremamente duráveis. A sua aplicação é bem parecida com o PETG, ou seja, a criação de peças de alto impacto ou tensão. 

Apesar da grande durabilidade, a temperatura de extrusão do Nylon — entre 255ºC e 275ºC — e a sua grande capacidade de absorver umidade podem atrapalhar a performance na hora de imprimir a sua peça. 

Além disso, por ter baixo coeficiente de atrito, o Nylon é altamente recomendado para peças de movimentação, como engrenagens ou buchas. 

tipos de filamentos para impressoras 3D_7

Tritan 

Considerado como um plástico de Engenharia, o Tritan tem alta resistência mecânica e também térmica. Com essas características ele é muito buscado para a impressão de peças técnicas.

No entanto, uma limitação desse material está na faixa de temperatura necessária para a extrusão, que fica em torno de 300ºC. Essa temperatura é superior à resistência térmica do teflon, material bastante usado em alguns extrusores.

Por isso, o filamento Tritan só é indicado em impressoras com extrusor All Metal.

tipos de filamentos para impressoras 3D_8

 

PVA 

Assim como o HIPS, o filamento PVA é um filamento solúvel. Porém, a solubilidade dele se dá em água. É bastante utilizado como material de suporte, principalmente quando é necessário imprimir peças complexas e com saliências. 

tipos de filamentos para impressoras 3D_9

Portanto, nós vimos neste artigo que existem muitos tipos de filamentos para impressoras 3D no mercado. Cada material tem vantagens e desvantagens, características que devem ser bem analisadas. Na verdade, cada projeto tem suas especificações e são nelas que você deve escolher o material ideal.

Observe as informações que colocamos neste conteúdo e veja qual é o material mais adequado para a sua necessidade.

Agora que você já sabe as diferenças entre os principais filamentos para impressão 3D do mercado, entre no site da 3D Lab e confira as nossas ofertas para cada um desses materiais.

2 replies on “Tipos de filamentos para impressoras 3D: conheça os principais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *