Os tipos de filamentos para impressoras 3D disponíveis no mercado são diversos. Podemos trabalhar com PLA, ABS Premium, PETG, Flex e muitos outros. Cada um tem características e aplicações diferentes.
Com o uso crescente da tecnologia de impressão 3D nas mais variadas áreas do conhecimento e da indústria, a escolha correta do tipo de filamento pode ser a razão entre o sucesso ou o fracasso do seu projeto.
Pensando nisso, você saberia dizer quais são as principais diferenças entre os tipos de filamentos para impressoras 3D?
Se a resposta foi não, fique tranquilo que vou te explicar tudo o que você precisa saber para investir no material que melhor vai atender às necessidades do seu trabalho. Confira este conteúdo!
Derivado do petróleo, o filamento ABS é o material mais utilizado para impressões 3D e muito comum nas indústrias. É resistente às altas temperatura e aos impactos, com um visual opaco bastante agradável para peças que necessitam de menos brilho.
É um material que possui dureza superficial baixa, permitindo um acabamento fácil após a impressão, além de ser solúvel em acetona pura.
Aqui na 3D Lab fabricamos o ABS Premium, uma evolução do ABS comum, que corrige falhas como o cheiro forte, o warp e imperfeições na adesão entre camadas.
Certamente um dos materiais mais utilizados, o filamento PLA (ácido poliláctico) é produzido a partir de fontes renováveis, não polui o meio ambiente e não causa danos à saúde dos seres humanos.
Por ser um material de fácil impressão, o seu uso é indicado tanto em impressoras abertas como fechadas, com ou sem mesa aquecida.
Por ter baixa contração (warp), esse material é indicado para peças grandes e que não vão precisar de muitos acabamentos após a sua produção.
Por ser um material muito resistente, o PETG é a escolha perfeita para quando é necessário imprimir peças que precisam absorver impactos.
Como o PLA, este filamento pode ser usado em impressoras abertas ou fechadas, além de não emitir gases tóxicos nem rachar.
Basicamente, este material reúne ótimas características do PLA e do ABS, tornando o seu uso em impressoras 3D particularmente especial.
Além dos filamentos que já citamos, existem alguns outros que possuem características um pouco mais especiais. Vamos conhecê-los?
Aqui na fábrica da 3D Lab nós também produzimos o filamento Flexível. Ele é especial pois permite a utilização das impressoras 3D na criação de objetos que necessitam ser mais maleáveis, como palmilhas e anéis de vedação.
Para imprimir com perfeição é necessário verificar sempre a sua máquina, pois a folga excessiva entre o tracionador e o extrusor pode fazer com que o filamento dobre e a impressão seja interrompida. Fique de olho!
Este filamento especial para impressoras 3D é produzido com PLA e fibras de madeira. Permite a criação de peças visualmente bonitas com aspecto rústico, ideais para decoração.
Para imprimir com o filamento Wood é necessário utilizar um bico com diâmetro maior, a partir de 0,6mm. Isso porque como há fibras reais de madeira, se o bico for de 0,4mm ou inferior essas fibras podem não passar pelo orifício e entupir.
O HIPS é um filamento solúvel, mistura de poliestireno e borracha. Por ser facilmente dissolvido na solução de d’limoneno. É frequentemente utilizado como material de suporte, pois elimina a necessidade da remoção por meio de abrasivos, ferramentas de corte ou outros materiais que podem deixar a sua impressão com acabamento inferior.
O comportamento do filamento HIPS é bem similar ao ABS Premium, considerando os parâmetros de impressão.
O filamento especial de Nylon é uma opção certeira para quem busca peças resistentes e extremamente duráveis. A sua aplicação é bem parecida com o PETG, ou seja, a criação de peças de alto impacto ou tensão.
Apesar da grande durabilidade, a temperatura de extrusão do Nylon — entre 255ºC e 275ºC — e a sua grande capacidade de absorver umidade podem atrapalhar a performance na hora de imprimir a sua peça.
Além disso, por ter baixo coeficiente de atrito, o Nylon é altamente recomendado para peças de movimentação, como engrenagens ou buchas.
Considerado como um plástico de Engenharia, o Tritan tem alta resistência mecânica e também térmica. Com essas características ele é muito buscado para a impressão de peças técnicas.
No entanto, uma limitação desse material está na faixa de temperatura necessária para a extrusão, que fica em torno de 300ºC. Essa temperatura é superior à resistência térmica do teflon, material bastante usado em alguns extrusores.
Por isso, o filamento Tritan só é indicado em impressoras com extrusor All Metal.
Assim como o HIPS, o filamento PVA é um filamento solúvel. Porém, a solubilidade dele se dá em água. É bastante utilizado como material de suporte, principalmente quando é necessário imprimir peças complexas e com saliências.
Portanto, nós vimos neste artigo que existem muitos tipos de filamentos para impressoras 3D no mercado. Cada material tem vantagens e desvantagens, características que devem ser bem analisadas. Na verdade, cada projeto tem suas especificações e são nelas que você deve escolher o material ideal.
Observe as informações que colocamos neste conteúdo e veja qual é o material mais adequado para a sua necessidade.
Agora que você já sabe as diferenças entre os principais filamentos para impressão 3D do mercado, entre no site da 3D Lab e confira as nossas ofertas para cada um desses materiais.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.
Olá, qual a data de publicação deste conteúdo e qual o nome do autor?
Olá, qual a data de publicação deste conteúdo e qual o nome do autor?