PLA Flex: saiba como imprimir com esse filamento!

PLA Flex: saiba como imprimir com esse filamento!

Já pensou em utilizar um filamento flexível com os mesmos parâmetros (inclusive velocidade de impressão) do filamento PLA? Com o filamento PLA Flex isso é possível!


Quem trabalha com impressão 3D há um tempo sabe como é difícil acertar na fabricação de peças flexíveis. Diversos erros podem acontecer e causar a perda de todo o trabalho. Porém, com a utilização do filamento PLA Flex da 3D Lab isso é muito menos provável de acontecer.  

Feito de Poliuretano Termoplástico, o nosso filamento PLA Flex pode ser utilizado em qualquer impressora 3D, desde que a máquina possua mesa aquecida. Ele é indicado para a fabricação de peças que necessitem de resistência a impacto e flexibilidade.

Criamos este conteúdo para mostrar como imprimir com o PLA Flex e as suas características. Confira!

Qual a diferença entre o filamento PLA e PLA Flex?

O filamento PLA, ou Ácido Polilático, é um dos materiais mais utilizados no mercado de impressão 3D. Ele possui diversas propriedades que o fazem ser uma opção excelente para quem precisa imprimir com qualidade superior. O que diferencia este material do PLA Flex é justamente a flexibilidade que o segundo oferece em relação ao primeiro.

PLA Flex

Peça feita com filamento PLA

PLA Flex

Pneu feito com filamento PLA Flex

Semelhantes em alguns aspectos, o PLA Flex possui uma base rígida tal qual ao filamento PLA. Essa característica permite que a impressão seja feita com uma velocidade mais alta, ao contrário de outros filamentos flexíveis, com bases mais maleáveis. 

Quais as vantagens e desvantagens de se utilizar o PLA Flex?

A principal vantagem em utilizar este filamento é a possibilidade de velocidades de impressão mais alta

Como dito anteriormente, o PLA Flex tem uma rigidez levemente superior ao filamento flexível normal. Isso permite trabalhar com velocidades em torno de 40 a 60mm/s. Já o filamento Flexível, também disponível no nosso site, tem velocidade de extrusão sugerida em torno de 20mm/s.

A maior facilidade de impressão é explicada pela chance menor dele dobrar entre o tracionador e o extrusor.

Como configurar a sua impressora para utilizar o filamento?

Para usar o filamento PLA Flex você pode baixar o arquivo pronto, disponibilizado na página do produto, na aba de “Downloads”.

O arquivo que disponibilizamos é para ser utilizado no software fatiador Cura 3D e uma impressora padrão, podendo ser necessário alguns ajustes como volume de impressão etc.

Então, caso você use outro software ou queira entender os parâmetros, confira as seguintes recomendações:

Temperatura do extrusor: de 230ºC a 245ºC

Temperatura da mesa: 60ºC

Distância de retração: 2 milímetros

Velocidade de retração: 10 milímetros por segundo

Fator de extrusão: 1,0 (100%)

Tipo de extrusor: pode ser usado em qualquer tipo. Mas, para extrusores All Metal é recomendado usar lubrificação com óleo lubrificante (óleo de máquina ou até azeite)

Extrusion Width: 0,48mm (largura de extrusão padrão)

Pronto! Com essas informações, com certeza você vai imprimir com qualidade utilizando o filamento PLA Flex na sua impressora 3D.

Porém, lembre-se: para o sucesso de qualquer impressão é necessário ter uma boa máquina e um filamento de qualidade! Aproveite para adquirir agora mesmo os melhores filamentos para impressão 3D do país!

Agora que você já sabe como utilizar o filamento PLA Flex, veja este guia com o passo a passo para imprimir com perfeição!

Deixe um comentário