Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Warping na impressão 3D! Aprenda a evitar esse problema!


7 minutos de leitura


Warping é o famoso empenamento da peça! Ele é causado pela contração do material e pode prejudicar completamente a sua impressão 3D, mas há formas de evitá-lo!


Se você é um amante da impressão 3D certamente já ouviu falar ou já enfrentou problemas de warping! Esse efeito acontece quando há empenamento da peça e a borda começa a se levantar.

Além do problema visual, o warping pode até gerar a perda total da peça, fazendo ela se descolar completamente da mesa ou gerando má construção das camadas superiores.

Porém, há maneiras eficientes de evitar esse efeito. Vamos falar sobre isso no conteúdo de hoje, acompanhe!

O que é o warping?

Warping - O que é warping

O warping, como falamos na introdução deste conteúdo, é o empenamento da peça que acontece das extremidades para o centro.

A causa desse efeito é que o plástico sofre contração quando resfria. Ou seja, mesmo que a sua primeira camada tenha uma boa aderência na mesa, fixando totalmente, a borda pode se contrair e descolar à medida que o bico suba e a temperatura naquela região diminua.

Quais materiais são mais críticos para warping?

Warping - quais materiais são mais críticos

 

Todos os plásticos sofrem a contração ao esfriar, mas alguns deles têm comportamentos mais agressivos.

O filamento ABS, por exemplo, é bem crítico para o efeito de warping. Sua contração ao resfriar até a temperatura ambiente pode ser de até 1,5% do dimensional. Ou seja, quanto maior for a peça, maior será a chance de ter warping.

PLA dá warping?

Warping - Filamento PLA

Sim! Como falamos anteriormente, é uma característica comum dos plásticos de sofrer esse encolhimento ao resfriar.

Muita gente acha que o warping não acontece no PLA, mas isso não é verdade. O PLA dá sim warping, mas bem menos do que no ABS ou em outros materiais críticos.

É por isso que se você precisa imprimir uma peça grande e que não tenha que ter características mecânicas, opte pelo PLA, pois será menos provável de sofrer com warping do que usando ABS.

Como evitar o warping na sua peça 3D?

Agora que você já sabe o que é warping na impressão 3D vamos levantar algumas possibilidades para evitar esse problema. Confira:

Confira o nivelamento da mesa

Warping - Nivelando a mesa

Nossa primeira dica não está tão ligada ao warping, mas cabe ressaltá-la porque ela terá um papel crucial na qualidade da peça.

Antes de iniciar sua impressão, certifique-se de que a mesa esteja corretamente nivelada. Se ela não estiver, sua primeira camada pode não aderir à mesa ou aderir parcialmente. Nesse caso, quando houver a contração ela se descolará facilmente.

Portanto, faça o teste de nivelamento da mesa sempre que possível. Apesar de ser um processo chato, isso pode lhe poupar boas horas de uma impressão falha, além do material gasto!

Desative o cooler para resfriamento da peça

Agora sim, vamos à uma dica específica de warping: desative o cooler para resfriamento da peça quando for trabalhar com materiais críticos para empenamento, como ABS!

Você já deve ter reparado que uma boa forma de evitar o empeno é manter a temperatura geral da peça mais elevada. Então, desative esse cooler e evite o resfriamento forçado.

ATENÇÃO: estamos falando do cooler que é direcionado para a peça! Não desative o cooler de resfriamento do hotend. Esse deve permanecer ligado!

Enclausure sua máquina

Warping - Ender 3 Enclausurada

Para manter a temperatura mais alta, uma boa solução é enclausurar sua impressora 3D. Se ela for aberta, como a Ender 3, você pode optar por uma caixa ou qualquer forma de evitar que o ar frio ambiente impacte a sua impressão 3D.

Utilize o aquecimento da mesa de impressão

Aqui vai uma dica essencial: utilize o aquecimento da mesa de impressão!

Para imprimir com ABS você deve, obrigatoriamente, aquecer a mesa em torno de 110°C. Sem isso ela não vai fixar à mesa. Porém, com outros materiais, como o PLA, até é possível imprimir com a mesa à temperatura ambiente, mas recomendamos aquecê-la para evitar warping.

Na impressão com PLA você pode testar temperatura da mesa entre 60 e 70°C. Além de evitar warping, isso vai melhorar a adesão da primeira camada.

Use fixadores para sua impressão 3D

 

Por fim, uma dica que pode te ajudar a enfrentar o efeito de warping é usar fixadores na superfície de impressão. Nós recomendamos nosso adesivo líquido. Ele vai ajudar a manter a primeira camada bem firme na superfície e também pode conter forças leves de contração.

 

Portanto, aprendemos neste conteúdo o que é warping, porque ele acontece e algumas formas de evitar esse efeito desagradável. Vimos também que todos materiais sofrem com isso, inclusive o PLA!

Se você gostou desse tipo de conteúdo, vai adorar nosso material especial com os principais erros de impressão e como resolvê-los!

Até o próximo conteúdo!

Publicado em:
25/01/2021

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09