Filamento solúvel HIPS: veja como imprimir com esse material

Filamento solúvel HIPS: veja como imprimir com esse material

Filamento solúvel, ou HIPS, é uma mistura de material de poliestireno e borracha. Como ele se dissolve na solução de d’limoneno, é frequentemente usado para material de suporte, eliminando a necessidade de remoção por meio de abrasivos, ferramentas de corte ou quaisquer outras coisas que deixem sua impressão com acabamento superficial inferior.


Muitas vezes nos deparamos com impressões muito complexas, que necessitam de muito suporte e bom acabamento e já imaginamos o trabalho que será retirar todo o suporte e a qualidade ruim que ficará na superfície em questão. O avanço das impressoras 3D ajudou muito nesse desenvolvimento. Hoje, com as impressoras de duplo extrusor (2 bicos), podemos utilizar desse recurso de filamento solúvel nos suportes das impressões.

No bico principal você utilizará o filamento para impressora 3D da sua escolha, seja PLA, ABS ou outros. No bico auxiliar, ou segundo bico, vamos colocar o filamento solúvel. Cada impressora terá sua maneira de configurar para fazer a impressão com dois materiais diferentes.

Então, para que você consiga utilizar bem o filamento solúvel, criamos este guia com as principais dicas. Confira!

filamento_soluvel_1_

O que é filamento solúvel (HIPS)?

Filamento solúvel, ou HIPS, significa Poliestireno de Alto Impacto. É um copolímero de enxerto que combina poliestireno e polibutadieno. O resultado é um plástico barato que combina o melhor dos dois mundos: a rigidez e a tenacidade do poliestireno e a flexibilidade e absorção de impacto do polibutadieno.

O HIPS é muito semelhante ao ABS, na verdade é mais forte. Como tal, além de ser usado como material de suporte, também é muito capaz e útil como seu próprio material. O HIPS é facilmente pintado, usinável e funciona com um grande número de adesivos. É totalmente reciclável e não-hidroscópico, o que significa que não se degradará em ambientes úmidos.

Como imprimir com filamento solúvel?

filamento_soluvel_2_

Conforme a tabela acima, as temperaturas necessárias se assemelham bastante ao ABS no segundo extrusor.

Para uma melhor aderência na mesa do filamento solúvel é aconselhável a temperatura superior a 70°C e utilização de produto aderente na mesa (Cola ou Spray).

O filamento solúvel HIPS tem como seu principal solvente o d-limoneno. Esse produto é extraído da casca da laranja, encontrado na loja da 3D LAB ou em lojas especializadas como laboratório de materiais químicos. Então, após a impressão, mergulhar a peça no solvente, e esperar agir.

Como utilizar o solvente para o filamento solúvel?

filamento_soluvel_3_
filamento_soluvel_4_

Para essas peças utilizamos o suporte com densidade 100% e sem espaços entre a peça e o suporte. Assim garantimos o melhor acabamento na interface dos materiais.

Como o suporte era extremamente denso, deixamos submerso 24 horas para dissolver todo o suporte, dependendo de cada peça esse tempo pode variar. Para peças menores e com suportes espaçados podem dissolver em aproximadamente 30 minutos.

filamento_soluvel_5_

O filamento HIPS é um material muito bom de imprimir, podendo também ser utilizado como material principal. Suas características são próximas as do ABS.

O suporte solúvel é indicado para peças complexas que não possuem acesso para remoção do suporte facilmente. Além disso, peças que necessitam qualidade superficial na interface do suporte.

filamento_soluvel_6_

Conseguimos reaproveitar o D-Limoneno?

Após o uso do D-Limoneno, pode-se utilizar filtros de papel ou pano para reaproveitamento do material. O HIPS ficará dissolvido no composto. Como é um material mais denso, ficará depositado no filtro, enquanto o D-Limoneno passará  através dos poros.

filamento_soluvel_7_
filamento_soluvel_8_

Quais são os desafios de trabalhar com o HIPS?

Como material de filamento para a impressão, o uso do HIPS apresentará alguns desafios. O HIPS funcionará melhor com uma mesa de impressão aquecida para evitar warp. Também é sugerido usar impressoras fechadas, para se trabalhar com uma câmara aquecida. O HIPS também emite um leve odor devido à liberação de estireno, por isso recomendamos imprimir em um ambiente arejado.

Apesar dos desafios mencionados o HIPS já ganhou popularidade como um excelente material de suporte para impressões que usam ABS. No entanto, sua popularidade como material de filamento autônomo também começou a ganhar força.

Impressões feitas de HIPS são fortes e flexíveis, duráveis ​​sem serem frágeis e têm excelente resistência ao impacto. Se você quer sair da mesmice testando novos filamentos, sugerimos que você adquira o HIPS. Pois você pode ser agradavelmente surpreendido.

Portanto, como vimos em nosso artigo, o filamento solúvel HIPS é uma grande solução para peças que precisam ter uma alta qualidade em regiões de suporte. Esse material é solúvel em D-Limoneno, também oferecido pela nossa empresa.

Se você também deseja conhecer o filamento solúvel HIPS, confira agora as nossas promoções na Loja Virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *