• (31) 97113-7028

Dicas e Tutoriais

Filamento Solúvel – HIPS

Muitas vezes nos deparamos com impressões muito complexas, que necessitam de muito suporte e bom acabamento, e já imaginamos o trabalho que será retirar todo o suporte e a qualidade ruim que ficará na superfície em questão.

O avanço das impressoras 3D ajudou muito nesse desenvolvimento. Hoje, com as impressoras de duplo extrusor (2 bicos), podemos utilizar desse recurso de filamento solúvel nos suportes das impressões.

No bico principal você utilizará o material a sua escolha, PLA, ABS ou outros. No bico auxiliar, ou segundo bico, vamos colocar o filamento solúvel. Cada impressora terá sua maneira de configurar para fazer a impressão com dois materiais diferentes. Escolha para o suporte o material solúvel.

1

Parâmetros de Impressão

2

Obs: Para uma melhor aderência na mesa do HIPS aconselhável temperatura superior a 70°C e utilização de produto aderente na mesa (Cola ou Spray).

O HIPS tem como seu principal solvente o D-Limoneno, produto extraído da casca da laranja, encontrado na loja da 3D LAB ou em lojas especializadas como laboratório de materiais químicos. Após a impressão, mergulhar a peça no solvente, e esperar agir.
3

4

Para essas peças utilizamos o suporte com densidade 100% e sem espaços entre a peça e o suporte. Justamente para garantir o melhor acabamento na interface dos materiais.

Como o suporte era extremamente denso, deixamos submerso 24 horas para dissolver todo o suporte, dependendo de cada peça esse tempo pode variar. Para peças menores e com suportes espaçados podem dissolver em aproximadamente 30 minutos.
5

O filamento HIPS é um material muito bom de imprimir, podendo também ser utilizado como material principal, suas características são próximas as do ABS.

O suporte solúvel é indicado para peças complexas que não possuem acesso para remoção do suporte facilmente, ou peças que necessitam qualidade superficial na interface do suporte.

6

Após o uso do D-Limoneno, pode-se utilizar filtros de papel ou pano para reaproveitamento do material. O HIPS ficará dissolvido no composto, como é um material mais denso, ficará depositado no filtro, enquanto o D-Limoneno passará  através dos poros.

7

 

8

O Filamento HIPS e o solvente D-Limoneno encontram-se a venda em nossa loja virtual, para demais dúvidas entrem em contato.

http://3dlab.com.br/produto/filamento-hips-soluvel-1kg/

http://3dlab.com.br/produto/solvente-para-hips-dlimoneno-500ml/

 

2 Respostas

    1. Suporte 3D LAB

      Bom dia Jaldomir, o que daria para aproveitar é o solvente do HIPS, já tentamos utilizar de material reciclado para a fabricação dos filamentos, porém ele não fica com a tolerância normal.

Leave a Reply