Skip to main content
Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! Promoção válida para os estados do Sul e Sudeste e somente para filamentos e resinas.

Como reciclar filamentos, suportes e carretéis na impressão 3D?


6 minutos de leitura


Índice

Uma pergunta muito comum em nossa empresa é como reciclar filamentos e materiais da impressão 3D. No conteúdo de hoje vamos oferecer algumas dicas para vocês! Confira.

Enquanto a impressão 3D oferece uma ampla gama de possibilidades de fabricação e prototipagem rápida, também gera uma quantidade significativa de resíduos de filamentos plásticos. Neste contexto, surge a preocupação do usuário de explorar métodos mais eficazes para reciclagem e reutilização desses materiais. Não apenas para reduzir o desperdício, mas também para promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental na comunidade de impressão 3D.

No conteúdo de hoje vamos mostrar algumas soluções criativas para reaproveitar os materiais da impressão 3D.

Você sabia?

O filamento PLA, amplamente utilizado na impressão 3D, é conhecido por sua biodegradabilidade. Além de ser um elemento essencial no mercado de impressão 3D, o PLA encontra aplicação em uma variedade de setores, incluindo alimentício, fabricação de garrafas, produção de canetas e até mesmo na criação de óculos. Sua versatilidade e características sustentáveis o tornam uma escolha popular não apenas para impressão 3D, mas também para uma variedade de outras aplicações industriais e comerciais.

Além de ser um plástico compostável ele também é biodegradável, biocompatível, bioabsorvível e reciclável mecânica e quimicamente!

Como reciclar filamentos inutilizados e suportes?

O desespero de perder um filamento dói no coração e no bolso, né? Mas e quando o filamento não tem mais solução? E o desespero de jogar uma quantidade enorme de suporte fora? Nós temos soluções criativas para quem não deseja perder esse tipo de material. Confira!

Derreta no forno

Utilizando uma forma de silicone, é possível explorar a criatividade e derreter filamentos ou suportes na cozinha. O mercado de utensílios de confeitaria oferece uma ampla variedade de formas de silicone, disponíveis em diferentes formatos e tamanhos, proporcionando uma solução prática e versátil para a reciclagem de materiais de impressão 3D.

Fizemos um vídeo testando essa solução, confira:

Derreta na sanduicheira

Uma ideia bem legal que vimos em um canal R3design reutilizando materiais de impressão 3D e associando a outras tecnologia, como corte a lazer. Confira:

Uma dica de como tornar esse processo mais assertivo seria colocar a forminha de silicone, ou dos demais materiais compatíveis, diretamente no forno, para que o filamento já derreta no formato desejado, ao invés de derretor o filamento antes e f

Como reaproveitar carretéis de impressão 3D?

E quando o assunto é carretel, existem várias formas de personalizar e reciclar os carretéis. Nós trouxemos algumas ideias para vocês!

Transforme seu carretel em um gaveteiro de ferramentas

reciclar filamentos
reciclar filamentos

Baseado em um projeto extrangeiro, fizemos esse projeto com nossa logo, de como reaproveitar os carretéis e transformar em um pequeno móvel com gavetas e compartimentos para colocar as ferramentas. Baixe agora!

Transforme seu carretel em um expositor

Uma cliente da 3D Lab, Kath Cosplay, fez um vídeo incrível de como reaproveitar o nosso carretel para criar um lindo expositor e até mesmo um apoio para elevar sua peça para pintura e acabamento. Foi uma ideia incrível e nós adoramos!

Transforme seu carretel em um suporte de tintas

reciclar carretel

Com esses projetos que encontramos no Cults 3D, você consegue personalizar seu carretel e transformá-lo em um suporte de tintas para deixar o seu espaço ainda mais organizado. Baixe agora!

Ou, seguindo a segunda ideia você pode realizar furos no seu carretel, imprimir uma grande peça cônica e criar um suporte ainda maior para suas tintas. Baixe o segundo suporte!

Depois de conhecer as soluções para reaproveitar suportes, filamentos inutilizados e carretéis na impressão 3D, percebemos o potencial de transformar resíduos em recursos valiosos.

Desde o simples ato de derreter filamentos no forno até projetos mais elaborados de reciclagem de materiais, estas dicas oferecem não apenas soluções práticas, mas também uma oportunidade de contribuir para um futuro mais sustentável!

Se você colocar alguma dessas dicas em prática, não esquece de postar e marcar a gente no instagram! Até o próximo conteúdo!

Conteúdo: IB

Publicado em:
02/04/2024

Deixe um comentário

Mais posts