Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Conjunto do extrusor: tudo o que você precisa saber!


8 minutos de leitura


O conjunto do extrusor é uma das principais partes de uma impressora 3D. Saber quais são os componentes, suas funções e particularidades vai fazer com que você entenda melhor o funcionamento da sua máquina!


Cada modelo de impressora 3D tem suas particularidades. Quando falamos das impressoras FDM, ou seja, as que utilizam filamentos como matéria prima, o conjunto do extrusor é uma das partes mais importantes.

Esse conjunto recebe o filamento no estado natural, sólido, e é responsável por aquecer o material, depositando-o na mesa de impressão.

Então, neste conteúdo falaremos sobre como funciona o conjunto do extrusor, os componentes, tipos e cuidados necessários. Boa leitura!

Quais componentes fazem parte do conjunto do extrusor?

Antes de falarmos sobre a função do extrusor, vale relacionarmos quais são os componentes desse conjunto.

conjunto do extrusor

Guia do filamento

O guia do filamento, como o próprio nome já induz, é o componente que vai ajudar a guiar o filamento até a entrada do extrusor.

Dissipador de calor

O dissipador de calor é uma peça com superfície aletada, de metal. A função do dissipador de calor é evitar que a temperatura aumente na entrada do conjunto.

Se a temperatura aumentar na entrada o filamento vai expandir e travar, gerando interrupção na impressão.

Fan cooler

O fan cooler é o componente que vai forçar o resfriamento do conjunto. Na verdade, esse componente vai retirar o ar quente do dissipador de calor.

Tubo teflon

O tubo teflon tem a função de guiar melhor o filamento dentro do canal do extrusor e também serve como material lubrificante. Esse tubo não está presente em gargantas do tipo “all metal”, que veremos a seguir.

Esse tubo tem uma limitação térmica de 260°C e isso pode reduzir a gama de materiais utilizados. Em contrapartida, ele melhora a passagem do filamento, principalmente o PLA. Já existem tubos mais sofisticados, como o Capricorn, que suporta em torno de 280°C.

Garganta do extrusor

A garganta do extrusor é a área que liga o dissipador de calor com o bloco aquecedor. Essa garganta pode ser do tipo “all metal” ou com a presença do tubo teflon.

A vantagem do “all metal” é trabalhar com temperaturas mais altas, uma vez que não há o tubo teflon. Para filamentos de policarbonato, por exemplo, a garganta “all metal” é a mais indicada. Porém, a usinagem dessa peça não é simples e se não for muito bem realizada pode gerar dificuldade na passagem do material.

No uso do filamento PLA nas gargantas “all metal” pode ser necessário aplicação de lubrificante.

Bloco aquecedor com resistor e termistor

Agora, chegamos no bloco aquecedor com resistor e termistor. Esse pequeno conjunto tem a grande responsabilidade de aquecer o filamento, tirando ele do estado sólido e fundindo o material.

A resistência fará o aquecimento do sistema, enquanto o termistor serve para controlar a temperatura.

Bico de impressão

Por fim, temos o bico de impressão. Esse bico, normalmente fabricado em latão, tem uma área de saída que pode variar o diâmetro. O diâmetro padrão dos bicos que são vendidos nas impressoras é de 0,4mm.

bico para impressora 3d

Qual é a função do conjunto do extrusor?

Analisando os componentes acima descritos fica mais fácil entender a função do conjunto do extrusor: aquecer o filamento para que as camadas sejam formadas e depositadas na mesa de impressão.

Falando assim pode parecer uma função simples, mas aí está um grande erro!

Muitos problemas de impressão são gerados justamente no conjunto do extrusor, tais como entupimento de bico, travamento na entrada do conjunto extrusor e variação na temperatura de extrusão.

Conteúdo especial: Conheça os 20 principais erros de impressão e como resolvê-los

Quais são os principais tipos de extrusor?

tipo de conjunto do extrusor

Direct drive

No tipo direct drive o tracionador do filamento é acoplado com o conjunto do extrusor. Isso reduz a distância entre o tracionamento e a entrada do conjunto.

Vantagens do direct drive

  • maior facilidade para imprimir filamentos flexíveis;
  • menor necessidade de retração do material;
  • maior facilidade para inserir o filamento na máquina.

Desvantagens do direct drive

  • maior peso sobre o carro de extrusão.

Bowden

O bowden é um tubo plástico que conecta o tracionador com o conjunto do extrusor. Ou seja, o sistema de tracionamento não fica acoplado com o extrusor.

Vantagens do bowden

  • menor peso sobre o carro de extrusão.

Desvantagens do bowden

  • maior dificuldade em trabalhar com filamentos flexíveis;
  • maior probabilidade de que um filamento dobre até chegar no extrusor.

Analisando as vantagens e desvantagens de cada tipo fica claro que a escolha vai muito pelo material utilizado. Se você tem a necessidade de usar filamentos flexíveis, opte pelo extrusor direct drive. Se não tem, pode escolher o tipo bowden.

Como aumentar a vida útil do extrusor?

Para aumentar a vida útil dos componentes do conjunto do extrusor é necessário que você tenha atenção com os parâmetros corretos e faça a manutenção preventiva corretamente.

Algumas peças devem ser trocadas de tempos em tempos, como o bico, tubo teflon e tubo bowden. É muito difícil determinar um tempo de troca para cada componente, uma vez que o tipo de material e os parâmetros vão impactar nessa vida útil.

O ideal é você observe a impressão, pois o desgaste de cada componente vai interferir na qualidade das peças.

O desgaste do tubo teflon, por exemplo, vai fazer com que o filamento fique mais expandido dentro da garganta, podendo ocasionar no travamento. Esse travamento também pode ser ocasionado em falhas no resfriamento, como a interrupção do fan cooler.

Com o uso constante, o diâmetro de saída do bico vai aumentando por causa da passagem do material. Isso pode ser detectado caso a sua peça comece a ter camadas mais espessas, com sob extrusão.

Portanto, neste conteúdo nós conhecemos mais sobre o conjunto do extrusor. Identificamos os componentes que fazem parte desse sistema, os tipos e ainda os cuidados básicos para preservar e aumentar a vida útil.

Agora, conheça o nosso glossário de impressão 3D com 42 termos para você se familiarizar mais com essa tecnologia!

Publicado em:
10/11/2020

Comentário (2)

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Reconhecida como a melhor empresa de impressão 3D do Brasil. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
Chat online