Tipos de filamentos: comparativo dos principais da impressão 3D!
Os tipos de filamentos para impressoras 3D disponíveis no mercado são diversos e cada um deles possui aplicações diferentes também. Conheça os principais no conteúdo de hoje!
Com o uso crescente da tecnologia de impressão 3D nas mais variadas áreas do conhecimento e da indústria, a escolha correta do tipo de filamento pode ser a razão entre o sucesso ou o fracasso do seu projeto.
Pensando nisso, você saberia dizer quais são as principais diferenças entre os tipos de filamentos para impressoras 3D e qual o mais indicado para sua aplicação?
Se a resposta foi não, fique tranquilo que vou te explicar tudo o que você precisa saber para investir no material correto e que melhor irá atender às necessidades do seu trabalho. Confira!
Quais são os principais tipos de filamentos para impressoras 3D?
PLA
Certamente outro dos materiais mais utilizados, o filamento PLA (Ácido Poliláctico) é produzido a partir de fontes renováveis. Então não polui o meio ambiente e não causa danos à saúde.
Por ser um material de fácil impressão, o seu uso é indicado tanto em impressoras abertas como fechadas, com ou sem mesa aquecida. E, por ter baixa contração (warping), esse material é indicado para peças grandes e que não vão precisar de muitos acabamentos após a sua produção.
Mas existem diversos tipos de PLA que vão desde materiais com fibra de madeira na composição, até materiais silk com extra brilho.
ABS
Derivado do petróleo, o filamento ABS é um dos materiais mais utilizados para impressões 3D, sendo ainda mais comum na indústria. É resistente a altas temperaturas e impactos, com visual opaco bastante agradável para peças que necessitam de menos brilho.
É um material que possui dureza superficial baixa, o que permite um acabamento fácil após a impressão, além de ser solúvel em acetona pura.
Aqui na 3D Lab fabricamos o ABS Premium, uma evolução do ABS comum, que corrige falhas como cheiro forte, warping e imperfeições na adesão entre camadas.
Flexível
Existem 2 tipos principais de filamentos flexíveis (também conhecidos como TPU)
TPU 65D: desenvolvido para a fabricação de modelos que precisam de flexibilidade e resistência ao impacto, o TPU 65D é compatível com qualquer impressora 3D, desde que a mesma tenha mesa aquecida e pode ser imprimido em uma velocidade de extrusão mais rápida.
O TPU 65D também apresenta uma rigidez levemente superior ao filamento flexível normal e pode ser imprimido com as mesmas configurações do PLA 3D Lab.
TPU 98A: Também conhecido apenas como Flexível permite a criação de objetos que necessitam ser mais maleáveis, como palmilhas e anéis de vedação.
Para imprimir com perfeição é necessário verificar sempre a sua máquina, pois a folga excessiva entre o tracionador e o extrusor pode fazer com que o filamento dobre e a impressão seja interrompida. Fique de olho!
O TPU 98A é mais indicado para impressoras Direct Drive.
PETG
Por ser um material muito resistente, o PETG é a escolha perfeita para quando é necessário imprimir peças que precisam absorver impactos.
Como o PLA, este filamento pode ser usado em impressoras abertas ou fechadas, além de não emitir gases tóxicos nem rachar. Basicamente, este material reúne ótimas características do PLA e do ABS, tornando o seu uso em impressoras 3D particularmente especial.
Outro detalhe importante é que, considerado Food-Safe, o filamento PETG é o mais indicado para aplicações na gastronomia e confeitaria.
Veja também Impressão 3D na Confeitaria: Case de Sucesso Thais Dohler
Filamento Solúvel (HIPS)
O HIPS é um filamento solúvel, mistura de poliestireno e borracha. Por ser facilmente dissolvido na solução de d’limoneno.
É frequentemente utilizado como material de suporte, pois elimina a necessidade da remoção por meio de abrasivos, ferramentas de corte ou outros materiais que podem deixar a sua impressão com acabamento inferior.
Além de evitar possíveis quebras que ocorrem na retirada do suporte.
Considerando os parâmetros de impressão, o comportamento do filamento HIPS é bem similar ao ABS Premium.
Nylon
O filamento Nylon é uma opção certeira para quem busca peças resistentes e extremamente duráveis. A sua aplicação é bem parecida com o PETG, ou seja, a criação de peças de alto impacto ou tensão.
Apesar da grande durabilidade, a temperatura de extrusão do Nylon — entre 255ºC e 275ºC — e a sua grande capacidade de absorver umidade podem acabar atrapalhando a performance na hora de imprimir a sua peça.
Em contrapartida, por ter baixo coeficiente de atrito, o Nylon é altamente recomendado para peças de movimentação, como engrenagens ou buchas.
Tritan
Considerado como um plástico de Engenharia, o Tritan tem alta resistência mecânica e térmica. É devido a essas características que ele é muito buscado para a impressão de peças técnicas.
No entanto, uma limitação desse material está na faixa de temperatura necessária para a extrusão, que fica em torno de 300ºC. Essa temperatura é superior à resistência térmica do teflon, material bastante usado na maioria dos extrusores das impressoras 3D mais populares. Por isso, é indicado em impressoras com extrusor All Metal.
PVA
Assim como o HIPS, o filamento PVA é um filamento solúvel. Porém, a solubilidade dele se dá em água. É bastante utilizado como material de suporte, principalmente quando é necessário imprimir peças complexas e com saliências.
Condutivo
Destinado à Indústria Eletrônica, o filamento Condutivo é, como o próprio nome diz, um plástico condutor com a mesma facilidade de impressão de um PLA comum. Apresenta boa resistência, e sua temperatura de extrusão é de 205 a 230°C.
Alguns exemplos de sua aplicação são teclados digitais, baterias eletrônicas, placas Arduino, alimentação de LED’s, produtos antiestáticos dentre outros.
Comparativo filamentos para impressão 3D!
Como vocês visto acima existem muitos filamentos e pra facilitar ainda mais a sua experiência com a impressão 3D, nós decidimos construir uma tabela comparativa para facilitar o entendimento.
Comparativo PLA
Existem diversos tipos de filamentos da linha PLA, por isso montamos uma tabela só para esse tipo de filamento. Confira:
Comparativo filamentos
Além do PLA, existem diversos tipos de filamentos que vão de aplicações mais comuns até aplicações mais técnicas, confira!
Vimos aqui que existem muitos tipos de filamentos para impressoras 3D no mercado. Cada material tem vantagens e desvantagens, características nas quais devem ser bem analisadas. Na verdade, cada projeto tem suas especificações e são baseadas nelas que você deve escolher o material ideal.
Observe as informações que colocamos neste conteúdo e veja qual é o material mais adequado para a sua necessidade!
Agora que você já sabe as diferenças entre os principais filamentos para impressão 3D do mercado, entre no site da 3D Lab e confira as nossas ofertas para cada um desses materiais.
Comentários (5)
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Olá, qual a data de publicação deste conteúdo e qual o nome do autor?
Olá, qual a data de publicação deste conteúdo e qual o nome do autor?
Olá, Ana! Tudo bem?
Esse conteúdo é de Agosto de 2018 e foi escrito por Sérgio Portela. Tivemos revisões depois.
Abraço!