Skip to main content
Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! Promoção válida para os estados do Sul e Sudeste e somente para filamentos e resinas.

Começando na impressão 3D? Você vai errar nesses 3 pontos…


6 minutos de leitura


começando na impressão 3d

É normal para quem está começando na impressão 3D ter muitas dúvidas. Essa tecnologia requer estudo, conhecimento e paciência, mas entrega resultados incríveis! Então veja quais são os erros mais comuns e como evitá-los!


Impressão 3D não é plug and play! Se você está começando na impressão 3D agora, não pense que basta ligar a impressora na tomada, apertar um botão e tirar uma peça de qualidade. Os mais experientes sabem bem que a realidade não é assim.

Para ter sucesso com a tecnologia é preciso estudar, conhecer bem a máquina, os parâmetros, materiais e ter bastante paciência. Você sempre estará aprendendo.

Foi pensando nisso que criamos o conteúdo de hoje. Vou mostrar 3 pontos que a maioria das pessoas que estão começando na impressão 3D erram. Confira!

3 erros que todos cometem quando estão começando na impressão 3D

1. Não nivelar corretamente a mesa de impressão

O primeiro e mais comum erro é não nivelar a mesa de impressão! Eu sei que isso é chato, mas encontrar o correto nivelamento é FUNDAMENTAL para ter uma peça de qualidade.

A grande maioria das pessoas começando na impressão 3D estão com aquela pressa de tirar logo peças de qualidade e acabam ignorando a etapa anterior à impressão, de preparação. O problema é que nessa tecnologia a pressa joga contra, muito!

Se você não nivelar corretamente a mesa sua peça ficará com camadas irregulares, podendo ter regiões em que o material será depositado longe da mesa, comprometendo a aderência, e outros em que ficará muito perto, criando camadas bem comprimidas.

Então, antes de começar a imprimir, verifique o nivelamento em vários pontos da mesa, fazendo os ajustes necessários. Vale lembrar que mesmo se a sua impressora tenha nivelamento automático, você precisará fazer o ajuste manual! O nivelamento automático corrige somente pequenas variações.

O procedimento indicado para nivelar a mesa é encontrar uma boa distância do bico à mesa, deixando a espessura de uma folha de papel, e verificar em vários pontos da mesa se essa distância está igual. Se não estiver em algum ponto, faça o ajuste necessário. Depois disso, faça o teste de impressão de nivelamento. Nele você vai imprimir pequenos quadrados em cada extremidade da mesa, observando a qualidade da impressão.

teste de nivelamento

2. Ignorar a distância correta do bico à mesa

O segundo erro mais comum dos iniciantes na impressão 3D está no ajuste da distância do bico à mesa. Se você deixar o bico muito afastado o filamento não terá a aderência necessária, podendo se soltar durante a impressão e fazendo com que se perca aquela peça. O contrário, com o bico muito próximo, o material não terá espaço para sair, gerando maior pressão e camadas defeituosas.

O ideal aqui, como falamos no ponto anterior, é usar uma folha de papel e passá-la entre o bico e a mesa, sentindo a pressão exercida. O bico deve riscar levemente o papel, mas sem prendê-lo totalmente.

Nivelamento perfeito
Nivelamento perfeito! Fonte: Prusa Blog

3. Não testar a melhor temperatura de impressão

Por fim, o terceiro erro que todo mundo que está começando na impressão 3D comete é não encontrar a temperatura correta de extrusão do material.

Cada filamento tem uma faixa de temperatura de extrusão indicada. Por exemplo, para o nosso filamento PLA indicamos a temperatura entre 190 e 220°C. Já para o nosso filamento ABS Premium a faixa indicada fica entre 220 e 240°C. Para encontrar o valor ideal dentro dessa faixa você pode imprimir um arquivo de teste que chama “torre de temperatura”.

torre de temperatura

Basicamente, nesse teste você vai imprimir uma peça variando a temperatura e observando onde a qualidade da peça ficou melhor.

É interessante fazer esse teste sempre que for imprimir, uma vez que até mesmo variações na temperatura ambiente podem interferir na qualidade da sua peça.

Portanto, neste conteúdo conhecemos os 3 principais erros que as pessoas que estão começando na impressão 3D cometem. Apesar de ser normal, há formas de evitar esses erros, como mostramos.

Essas etapas de pré impressão são fundamentais para obter peças de maior qualidade e evitar que você perca tempo e material simplesmente por não preparar sua máquina.

Para garantir uma boa qualidade, separamos 7 arquivos de calibração da sua impressora 3D, entre eles a torre de temperatura e o teste de nivelamento da mesa! Clique aqui agora para conferir.

Publicado em:
22/03/2022

Deixe um comentário

Mais posts