Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Blobs na impressão 3D! Veja o que é esse problema e como resolvê-lo!


6 minutos de leitura


Os blobs na impressão 3D são bem comuns e indesejados! Estamos falando de excesso de material com aparência de “bolhas” que prejudicam a qualidade visual da peça.


Se você utiliza uma impressora 3D certamente busca maneiras de melhorar a qualidade das peças impressas, certo? Um dos efeitos que prejudicam essa qualidade é chamado de “blobs”. Nada mais é que excesso de material depositado na peça, criando uma aparência irregular, com bolhas.

Neste conteúdo nós vamos discutir o efeito de blobs na impressão 3D, trazendo as principais causas e ainda dicas para evitá-lo. Confira!

O que são blobs na impressão 3D?

blobs na impressao 3d

Os blobs na impressão 3D são efeitos indesejados na peça. Quando iniciamos uma impressão o desejo é que a peça fica bem lisa, com as camadas bem aderidas umas às outras. Porém, com esses blobs a superfície externa da peça fica cheia de irregularidades, com excesso de material.

 

Quais são as principais causas desse problema?

Os blobs na impressão 3D podem ser causados por alguns fatores diferentes, tais como:

  • configuração de retração;
  • sobre extrusão;
  • temperatura de impressão muito alta;
  • ponto fixo de início e fim da camada.

No próximo tópico vamos mostrar como acabar com esse efeito indesejado a partir de cada uma dessas causas.

 

Leia também: 20 principais erros de impressão e como resolvê-los!

 

Como eliminar os blobs na impressão 3D?

Ajuste corretamente o retract

blobs na impressao 3d - Retract

A retração do filamento é a principal causa do blobs na impressão 3D. O movimento de retrair acontece quando há movimentação do bico de um ponto a outro, sem a necessidade de depositar material.

O retract então é necessário justamente para não haver escorrimento do material, uma vez que há o fator da gravidade e da temperatura alta do filamento.

Porém, quando se utiliza um retract muito alto (o filamento é retraído por uma considerável distância) há a entrada de ar nesse espaço. Depois do deslocamento do bico, quando o material for empurrado novamente, esse ar será expulso, formando pequenas bolhas de ar com o material.

Por isso é que dá para ouvir pequenos estalos das bolhas após um retract longo. Nesse caso, os estalos não necessariamente indicam presença de umidade no filamento (que é uma das formas de detectar esse outro problema).

Então, se a sua impressão está apresentando os blobs, tente reduzir a distância de retract.

Analise o início e fim das camadas

Outro fator bem frequente que gera os blobs é o ponto de início e fim das camadas. É comum que apareça um pouco de acúmulo de material nessa região por conta da desaceleração e aceleração no carro extrusor.

Uma das possíveis soluções para esse caso é escolher onde será o ponto de início/fim das camadas, selecionando uma área que não ficará visível na peça. Outra possibilidade é não concentrar esse ponto na mesma região, deixando aleatório. Em cada camada o software vai selecionar onde será o início.

Confira se o tracionador está com a tensão correta

A terceira solução para o efeito dos blobs está relacionada à sobre extrusão, ou seja, à extrusão excessiva de material para a formação da camada.

Essa sobre extrusão tem ligação com a pressão e velocidade do tracionador da impressora 3D. Se esses parâmetros estiverem altos, mais material será forçado para a construção da peça, podendo formar os blobs.

Verifique a temperatura de extrusão correta para o filamento

Usar uma temperatura elevada também contribui para a formação das bolhas na peça. O material pode ficar mais líquido do que o necessário, atrapalhando a qualidade final.

Verifique qual é a temperatura ideal do filamento indicada pelo fabricante e respeite a faixa de valores.

 

Então, hoje vimos que o efeito de blobs na impressão 3D infelizmente é comum, mas há maneiras eficientes de reduzi-lo. O primeiro passo para isso é identificar a causa raiz entre as que mostramos. Assim, vai conseguir tomar a ação exata.

Vale ressaltar que usar filamentos de qualidade é essencial para quem busca peças bem acabadas. Por isso, vá agora na nossa loja online e garanta os melhores filamentos para impressora 3D do mercado!

Publicado em:
17/11/2020

Comentar

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09