Skip to main content
Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! Promoção válida para os estados do Sul e Sudeste e somente para filamentos e resinas.

Comprei uma impressora 3D, e agora? Saiba quais são os próximos passos!


7 minutos de leitura


Comprei uma impressora 3d

Comprei uma impressora 3D, e agora? Leia neste conteúdo os primeiros passos que você precisa conhecer depois de comprar sua máquina!


Escolher qual impressora 3D comprar não é bem uma tarefa simples! Existem diversas opções no mercado e principalmente se você ainda não conhece muito bem a tecnologia pode ficar um pouco perdido. Porém, independente do modelo escolhido, alguns passos são comuns após a compra.

Se você acabou de comprar uma impressora 3D e não sabe o que fazer, venha com a gente e leia este conteúdo!

Comprei uma impressora 3D, e agora? Conheça os 8 próximos passos!

1. Estude a tecnologia antes da sua máquina chegar!

Nossa primeira dica para qualquer pessoa que comprar uma impressora 3D é estudar a tecnologia, e você não precisa esperar sua máquina ser entregue para isso.

O nosso Blog é o maior blog de impressão 3D do Brasil e tem muuuito conteúdo interessante e útil.

Caso você queira um conteúdo organizado, bem didático e ainda fazer parte de uma comunidade de impressão 3D que aprende junto, precisa conhecer o nosso Curso Online de Impressão 3D. É o curso com melhor custo benefício do mercado e que vai te ajudar a aprender rápido, sem firulas, o que realmente precisa para imprimir com qualidade.

Curso online de impressão 3D

2. Baixe e mexa bastante no software fatiador

software Cura

Antes ainda da sua impressora 3D chegar você já pode baixar o software fatiador e começar a se familiarizar com ele. Nós indicamos o Cura por ser um software gratuito e bem completo. Outra opção interessante é o Creality Slicer, que também é gratuito e tão completo como o Cura.

Os dois softwares oferecem um pré-setup de várias máquinas. A vantagem do Creality Slicer é que modelos de lançamento da marca já estarão configurados.

3. Separe e baixe arquivos para impressão

Depois de baixar o software de fatiamento é a hora de escolher o arquivo que deseja imprimir. Nesse caso você pode criar seu próprio objeto se tiver conhecimento em modelagem 3D ou, se não tem, escolher uma opção dentre os sites de stl’s.

Nós separamos uma lista com 22 sites para baixar modelos grátis para impressão 3D. O Thingiverse e o Thangs são os mais famosos e utilizados. Basta entrar no site, escolher o arquivo e baixar. Depois você deve abrir o software fatiador e selecionar o arquivo stl para configurar a sua impressão.

Thingiverse

Ainda não sabe o que é um arquivo stl? Não se preocupe! Leia este conteúdo e tire suas dúvidas.

4. Invista tempo para montar e calibrar sua impressora 3D

Comprei uma impressora 3D, e agora? Se a sua impressora já chegou, agora é a hora de prepará-la!

Muitos modelos são enviados desmontados, como a Ender 3, Ender 5, CR-10, CR-30 e outros. Normalmente a montagem e calibração são processos simples, que podem ser feitos com a consulta de um manual impresso ou vídeo. Você pode conferir os vídeos de montagem e calibração na página de cada produto, em nosso site.

Para garantir impressões de qualidade é fundamental ter muita atenção e cuidado com o processo de montagem. Não tenha pressa, reserve um tempo com folga para a montagem, além de ter um local limpo e organizado para isso.

5. Conheça os materiais que você vai usar para imprimir

Outro passo importante para quem está iniciando na impressão 3D é conhecer bem os materiais. Os filamentos para impressora 3D mais utilizados são PLA e ABS, mas você também pode experimentar outros, como Flexível, PETG, Nylon, Tritan e outros.

filamentos para impressora 3D

Cada material tem características diferentes e, portanto, parâmetros de impressão distintos. No software de fatiamento você pode carregar os parâmetros pelo material, mas é sempre bom comparar o que estiver configurado no software com as recomendações do fabricante. Nas páginas do produto você encontra as indicações.

6. Nivele bem a mesa da impressora

Muitos usuários de impressão 3D dizem (corretamente) que o segredo de uma impressão de qualidade está no nivelamento da mesa!

Uma mesa bem nivelada vai garantir boa adesão da peça, bom distanciamento do bico à mesa e uma estrutura sólida para que o objeto seja construído. Ao contrário, se a sua mesa estiver desalinhada, a peça já vai começar da forma errada e a chance de acontecer algum problema depois é grande.

Vale lembrar que mesmo se a sua impressora tiver nivelamento automático é essencial nivelar bem a mesa. O sensor vai conseguir fazer pequenos ajustes no nivelamento, mas o bruto é com você!

7. Faça testes de calibração da máquina e do material

Com a mesa bem nivelada e os parâmetros corretos de acordo com a impressora e material agora é hora de fazer testes antes de imprimir a peça que você deseja! A impressão 3D é bem sensível e vários fatores externos podem alterar a qualidade da sua impressão.

torre de Calibração de Temperatura

Existem vários testes de calibração, como a torre de temperatura em que você pode verificar na prática qual é a temperatura ideal para a impressão.

Confira: 7 modelos para calibrar a sua impressora 3D!

8. Imprima bastante!

Por fim, agora chega a hora de imprimir! Ufaaaa

Por mais que a ansiedade de imprimir logo que sua impressora chega é grande, seguir todos esses passos vai ajudar bastante a garantir uma melhor qualidade de impressão.

Ainda tem alguma dúvida ou está enfrentando dificuldades para imprimir? Chame o nosso suporte pelo chat online do site. Vamos te ajudar!

Publicado em:
07/02/2022

Deixe um comentário

Mais posts