Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

7 modelos para ajudar a calibrar sua impressora 3D


15 minutos de leitura


Calibrar sua impressora 3D pode ser um desafio! Às vezes ajustamos um parâmetro, outro e mesmo assim a impressão não fica satisfatória. Por isso, é importante saber o que deve ser ajustado e quais as formas de se fazer essa calibração.


Calibrar sua impressora 3D é ou já foi um desafio? Para a maioria dos usuários de impressão 3D este ajuste pode ser um bicho de sete cabeças. Até pessoas de nível de conhecimento avançado na tecnologia ainda enfrentam esse dilema que é calibrar a impressora 3D.

No entanto, existem alguns modelos que podem te auxiliar nessa missão. Seja o tão famoso benchy, seja o cubo de calibração XYZ cada peça tem sua importância e pode te auxiliar bastante. Algumas podem te ajudar a nivelar a mesa, outras podem te mostrar qual a temperatura ideal de impressão de um determinado material.

Por isso, neste artigo vamos apresentar 7 ótimos modelos para realizar e simplificar o processo de calibrar sua impressora 3D!

Então, vamos lá!

1. Benchy

1. Benchy

O que é?

O 3D Benchy é o principal modelo de todos os testes de configuração de impressoras 3D! Isso porque ao imprimir em 3D este arquivo STL, você poderá avaliar sua impressora 3D, a qualidade do filamento e comparar o resultado com as impressões e máquinas de outros usuários.

O modelo 3D foi projetado para imprimir sem materiais de suporte. É um desafio para a maioria das impressoras 3D, mas o pequeno volume normalmente imprime em menos de duas horas e não requer muito material.

As diferentes superfícies do modelo revelam problemas típicos em relação ao acabamento da superfície, precisão do modelo, deformação etc. Por isso, aqui na 3D Lab utilizamos esse modelo para testar nossas impressoras e filamentos. São tantos barcos que até já temos uma parede cheia deles em nosso showroom.

O que devo avaliar?

  • O casco: é uma superfície curva, grande e lisa que desafia a impressão 3D e revela claramente quaisquer desvios na superfície. Por isso fique muito atento ao acabamento dessa parte.
  • Simetria: ele é perfeitamente simétrico, o que torna qualquer distorção fácil de detectar. Avalie o barco de todos os ângulos possíveis.
  • Faces horizontais planas: as superfícies superiores do convés, caixa e chaminé são lisas, horizontais e paralelas ao nivelamento inferior. 
  • Detalhes da superfície: se você tem uma impressora 3D de alta resolução, é aqui que você pode brilhar! As letras na popa têm menos de 2 mm de altura e a espessura da placa de identificação é de apenas 0,1 mm. Dessa forma você consegue avaliar os detalhes finos da peça.
  • Formas cilíndricas: a chaminé é projetada para definir formas cilíndricas com diâmetros internos e externos diferentes. Tornando possível identificar claramente desvios nos círculos.
  • Superfícies de saliência: as questões de saliência são o calcanhar de Aquiles da impressão 3D. O Benchy oferece várias áreas desafiadoras, como no interior de difícil acesso. Por isso avalie todas as saliências com muito cuidado.
  • Grandes furos horizontais: a janela traseira oferece um grande orifício horizontal circular e o círculo oferece um recurso isolado de difícil alcance. 
  • Orifícios pequenos inclinados: o suporte da barra de pesca fornece um orifício muito pequeno e ligeiramente inclinado. Assim você consegue verificar a impressão de detalhes e também de áreas que formam os ângulos.
  • Detalhes da primeira camada: as letras rasas na parte inferior do barco indicam claramente como está a primeira camada. Se ela estiver esmagada demais, as letras não ficarão visíveis.

Onde encontrar?

Thingiverse: Benchy


2. All In One 3D Printer Test

2. All In One 3D Printer Test

O que é?

Se você quiser testar sua impressora em múltiplos parâmetros, não deixe de experimentar este modelo! Após a impressão você pode encontrar os pontos exatos que devem ser corrigidos. Isso porque o All In One 3D Printer Test é exatamente o que diz ser! Saliências, pontes, extrusão, temperatura, tensão da correia — este modelo testa todos eles.

Na hora de imprimir, selecione 100% de preenchimento e não adicione suporte. Este modelo inclui:

  • Teste de suporte;
  • Teste de escala;
  • Teste de balanço;
  • Teste de diâmetro;
  • Teste de ponte. 

O que devo avaliar?

  • Tamanho geral: o objeto é 4 x 50 x 50 mm (placa de base), após a impressão meça com um paquímetro. Assim será possível verificar se as dimensões estão correspondentes às fornecidas.
  • Tamanho do furo: após a impressão, você também precisa medir os três furos (3/4/5 mm) com um paquímetro.
  • Tamanho da porca: a porca M4 deve encaixar perfeitamente, por isso insira uma porca nesta medida. Em todo caso, é importante mencionar que talvez você precise aplicar certa pressão para encaixar ambas as peças.
  • Detalhes finos: pirâmide, cone, todos os números, verifique se tudo está com um bom acabamento. Pois se tratam de formas difíceis de serem impressas.
  • Impressão arredondada: verifique também o acabamento da onda e meia esfera. 
  • Distância mínima entre paredes: 0,1/0,2/0,3/0,4/0,5 mm – você obterá resultados diferentes dependendo das configurações de tamanho do bico e do fatiador. Logo, é necessário avaliar estes parâmetros sempre que mudar de impressora ou configuração.
  • Saliência: 25°/30°/35°/40°/45° – de acordo com o material, o resultado pode ser completamente diferente em uma mesma peça. Então tenha atenção ao material utilizado!
  • Planícies: todas as áreas planas não devem ter ondulações e nem espaçamentos.

Onde encontrar?

Thingiverse: All In One 3D Printer Test


3. Cubo de Calibração XYZ

3. Cubo de Calibração XYZ

O que é?

Este cubo de calibração é um modelo simples, rápido e fácil para testar sua impressora. Seu objetivo principal é ajudar na precisão dimensional da impressora 3D, realizando o ajuste dos seus passos por mm. Além disso, você pode testar temperatura, extrusão e vibração.

Imprima um cubo de calibração e certifique-se de orientá-lo para corresponder aos eixos X ,Y e Z adequados para a sua impressora. Assim será mais fácil identificar em qual eixo está ocorrendo um possível problema.

O que devo avaliar?

  • Dimensão: o cubo tem a dimensão de 20 x 20 x 20 mm. Então meça com paquímetro se as dimensões correspondem as especificadas após a impressão.
  • Acabamento: verifique se as letras estão impressas com boa qualidade.
  • Vibração: esta é uma ótima peça para verificar se seus modelos serão impressos com um erro muito comum – a vibração. Após a impressão, confira principalmente o eixo X para se certificar que este problema não ocorreu.

Onde encontrar?

Thingiverse: Cubo de Calibração XYZ


4. Torre de Calibração de Temperatura

4. Torre de Calibração de Temperatura

O que é?

Como o nome indica, este modelo é uma torre de calibração de temperatura inteligente e compacta. Mais que testar a temperatura, este modelo possibilita avaliar o overhangs, pontes (bridge) e até mesmo os recursos para formas anguladas da impressora. O que faz dessa torre um excelente modelo para calibrar rapidamente a temperatura da sua impressora 3D!

O que devo avaliar?

  • Temperatura: defina o intervalo de temperatura do seu filamento indicado pelo fabricante. Imprima a torre de calibração e escolha a melhor temperatura observando em qual “andar” a qualidade ficou ruim. Deste modo você saberá exatamente qual a temperatura ideal de impressão para aquele tipo de filamento.
  • Bridge: visualmente você consegue identificar qual ponte (bridge) ficou com o melhor acabamento.
  • Stringing: esse é um erro de impressão que está diretamente ligado ao parâmetro de temperatura. Com este modelo, você também consegue observar qual temperatura é a ideal para evitar este tipo de problema.

Onde encontrar?

Thingiverse: Torre de Calibração de Temperatura


5. PolyPearl Tower

5. PolyPearl Tower

O que é?

A PolyPearl Tower é uma ótima maneira de testar bridge, curvas, projeções e muito mais! Descrito como uma torre, este modelo é certo para auxiliar na calibração e nas configurações da sua impressora e/ou filamento. Com ele você consegue testar os mais diversos parâmetros de impressão, já que é projetado para ser impresso sem suporte dentro de algumas horas.

Nossa recomendação é que use a altura da camada de 0,1 mm!

O que devo avaliar?

  • Ângulos: normalmente, 45° é considerado como o ângulo crítico que as impressoras podem imprimir sem usar suporte. As três pernas de apoio da PolyPearl Tower são impressas justamente neste ângulo. Portanto, verifique a parte inferior desses pilares após a impressão. Eles devem ser lisos e uniformes e, se você encontrar os pilares não lineares, tente aumentar o resfriamento e diminuir a temperatura.
  • Pequenos ângulos: apresentando uma inclinação aguda de 9°, esse recurso testará a capacidade de sua extrusão de maneira uniforme. Também é um bom teste de filamento, pois as variações de diâmetro resultarão em folgas ou anéis não circulares. Ajuste seu multiplicador de extrusão para aperfeiçoar o declive agudo. Este recurso também pode ser afetado por sua porcentagem de preenchimento. Uma porcentagem baixa de preenchimento não fornecerá o suporte necessário para que os anéis se formem perfeitamente. Se os problemas com declives persistirem, tente aumentar o número de camadas sólidas superiores na sua impressão.
  • Detalhes finos: eles são um desafio para qualquer impressora! A esfera inferior da torre apresenta pequenos recortes circulares ao redor do centro. Observe bem pois estes furos devem ser redondos em ambos os lados.
  • Saliências: em ambas as seções de bola da torre PolyPearl, inspecione os detalhes e compare a parte superior com a parte inferior. O fundo deve estar bem formado, circular e plano. Você verá que a saliência superior é muito mais difícil de aperfeiçoar. 

Você pode verificar também:

  • Extrusão: para obter as configurações perfeitas de extrusão, não deve haver indicação de onde a camada foi iniciada e interrompida. Então teste suas configurações de extrusão e retração para obter a configuração perfeita.
  • Formas circulares: verifique as formas circulares do modelo. Essas bolas devem ser consistentes e esféricas. Jogue com suas configurações de velocidade para otimizá-las.
  • Pontes finas e curvas suaves: embora a distância dessa ponte não seja tão grande, o design de hélice tripla testará a capacidade de ponte de impressão em quatro orientações diferentes. Examine as configurações de resfriamento e bridge para otimizar a ponte fina. Você deve notar uma curva suave nas laterais da hélice tripla, então fique de olho em onde as pontes se encontram com a hélice.
  • Preenchimento da camada superior: o preenchimento da camada superior no logotipo da Polymaker deve ser total. Isso porque ele é afetado pelo número de camadas de topo escolhido, assim como a quantidade de perímetros.
  • Precisão dimensional: verifique a precisão dimensional de sua impressão em relação às medições. A altura total da torre PolyPearl é de 99 mm, permitindo imprimir em praticamente todas as impressoras 3D no mercado. Use um paquímetro para medir o diâmetro das bolas superior e inferior, respectivamente. Assim você pode criar uma taxa para a sua impressora, para que você saiba como projetar e dimensionar a sua máquina.

Onde encontrar?

Thingiverse: PolyPearl Tower


6. Ultrafast

6. Ultrafast

O que é?

Este modelo é uma maneira super rápida de testar a temperatura, o resfriamento e a retração da impressora. Ele usa apenas um parâmetro: a distância mais longa do string a ser testado.

O que devo avaliar?

  • Temperatura: temperaturas altas muitas vezes implicam em peças pouco resistentes e com muito oozing.
  • Retração: uma temperatura muito alta causaria uma série de outros problemas em suas impressões. Sendo assim, se você está sofrendo apenas com oozing a retratação é provavelmente o problema. Poucos fios soltos são muito comuns em pequenas distâncias e são muito fáceis de limpar após a conclusão da impressão. Se as distâncias forem mais longas, a configuração de retração deve ser reavaliada.

Onde encontrar?

Thingiverse: Ultrafast and economical stringing test


7. Teste de Nivelamento de Mesa

7. Teste de Nivelamento de Mesa

O que é?

O nivelamento de mesa costuma ser a parte mais complicada da calibração da impressora. Mas este modelo está aqui para te ajudar! Com ele você consegue melhorar sua primeira camada com apenas alguns minutos de impressão.

O que devo avaliar?

  • Primeira camada: inicie sua impressão e verifique se o filamento está sendo levemente esmagado contra a base de impressão em todos os 9 pontos impressos. Repare se a quantidade de filamento depositado na mesa está abaixo do esperado em algum ponto. Se estiver, é porque o bico está muito próximo à mesa. Caso contrário (o filamento estiver solto/arredondado), é porque neste ponto a mesa está desnivelada para baixo.

Onde encontrar?

Thingiverse: Bed Leveling Calibration Test Object (Parametric)


 

Todos esses modelos podem te ajudar a calibrar sua impressora 3D. Alguns deles são ideais para testes rápidos, enquanto outros testam mais de um parâmetro de uma só vez. No entanto, todos eles são igualmente eficazes.

Em vista disso, vale a pena reservar um tempinho e um pouco de filamento para realizar esses testes. Assim você garante impressões cada vez melhores!

Agora que você já sabe como calibrar sua impressora 3D, que tal conferir as principais dicas de manutenção preventiva?

Comments (4)

  • Rogério Munaro Lima

    Olá! Muito interessante estes modelos, mas tenho uma questão: no caso de a precisão dimensional não estar boa, o que devo calibrar/ajustar na minha impressora? Ou que parâmetro alterar no fatiador? Obrigado.

    • Olá, Rogério. Tudo bem?

      Se a peça está ficando com uma dimensão diferente do projeto você deve imprimir um cubo de calibração com medidas definidas, medir a peça e compensar o projeto com essa diferença. Agora, caso a sua impressora não esteja garantindo a precisão, aí pode ser uma questão de calibração da máquina.

      Qualquer dúvida pode acionar o nosso suporte técnico pelo chat ou Whatsapp – (31) 3594-4973

      Abraço!

  • Leandro Carvalho

    Tenho problemas com paredes finas. Meus produtos comumente tem 0,7mm de parede e muitas vezes minha impressão fica com duas camadas de perímetro, só que em alguns pontos do perfil algumas paredes se descolam ou mesmo não se fundem para formar apenas uma parede única rígida. Teriam alguma idéia de qual parâmetro devo trabalhar?

    • ricardo.pimenta

      Oi Leandro, tudo bem? Você pode contornar esse problema mudando a largura da extrusão, passe para 0,35mm que irá resolver esse erro.
      Qualquer duvidas, estamos aqui.

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0