Diferenças entre ABS e ABS Premium da 3D Lab!

Diferenças entre ABS e ABS Premium da 3D Lab!

Você sabe quais são as diferenças entre ABS e ABS Premium? Esses filamentos são bem diferentes. Na verdade, a versão Premium é um desenvolvimento a partir da versão comum, corrigindo problemas graves para a impressão 3D. Neste conteúdo vamos mostrar quais são essas diferenças para você conhecer melhor o filamento que utiliza na sua impressora 3D.


PLA e ABS são os materiais mais comuns entre os utilizados para impressão 3D, principalmente no Brasil. Agora, vemos o surgimento do ABS Premium. Mas você sabe realmente quais são as reais diferenças entre ABS e ABS Premium? Algumas pessoas acham que esses filamentos para impressora 3D são bem semelhantes, mas não pense assim.

Na 3D Lab nós desenvolvemos o Premium justamente para acertar alguns pontos que o ABS comum era falho. Acompanhe o post e conheça as diferenças!

As características do ABS

O ABS tem vantagens e desvantagens se comparado ao filamento PLA. Entre algumas características, podemos citar a maior resistência mecânica e térmica e maior facilidade de pós processamento. Porém, o ABS tem algumas limitações importantes. Ele tem maior força de contração quando perde calor, aumentando a possibilidade de descolamento da mesa nas superfícies mais externas (warping) e empenando a peça.

Há também o risco de descolamento entre camadas, principalmente em peças grandes ou com “quinas vivas”.

diferença_abs_1_

O filamento ABS é bastante utilizado no Brasil, seja pelo preço mais baixo do que o PLA e também pelas impressoras nacionais já estarem bem adaptadas ao material. Devemos lembrar que para utilizar, a máquina obrigatoriamente deve possuir mesa aquecida, chegando até uma temperatura de 110°C, no mínimo.

Fora do Brasil esse filamento não é tão utilizado. Essa diferença pode ser explicada pela preocupação ambiental, já que o ABS é derivado do petróleo e, portanto, poluente. Já o PLA é considerado biodegradável. Além disso, em regiões mais frias se torna mais complicado a utilização pela questão da contração.

As diferenças entre ABS e ABS Premium

Nosso ABS Premium é um grade especial, desenvolvido pela 3D LAB para minimizar essas desvantagens do ABS normal.

Maior fluidez e adesão entre camadas

Ele apresenta maior fluidez, o que possibilita a impressão em maiores velocidades (podendo chegar até 150mm/s dependendo da máquina). Apresenta maior adesão entre camadas, possibilitando impressões maiores diminuindo os problemas de rachaduras na peça, conforme comparativo a seguir:

diferença_abs_2_

Possibilidade de maiores ângulos nas peças (overhang)

Outra vantagem é quanto ao overhang. Essa característica é quando vamos imprimir uma peça com uma inclinação em relação ao plano, sem a presença de suporte. Dependendo dessa inclinação, é preciso adicionar um suporte para que o material tenha consistência e se estabilizar. Enquanto o ABS normal consegue fazer impressões sem suportes com inclinações de até 50°, o ABS Premium apresenta essa possibilidade com ângulos de até 70° destacado na figura abaixo:

diferença_abs_3_
diferença_abs_4_

Portanto, como vimos em nosso artigo, após todos os testes, concluímos que o ABS Premium vem para substituir o ABS comum. Mantém todas as boas propriedades do ABS, melhorando os pontos de limitação.

Deixamos claro que cada fabricante de filamentos trabalha com grades específicos dos materiais. Todos os testes e resultados que apresentamos se tratam do ABS Premium da 3D Lab. Nós analisamos um número muito grande de grades e optamos pelo atual por acreditarmos ser o melhor para a impressão 3D.

Então, agora que já sabe quais são as diferenças entre ABS e ABS Premium, conheça um processo simples e barato para dar acabamento em suas peças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *