Comprar impressora 3D: o que fazer antes de tomar a decisão?

Comprar impressora 3D: o que fazer antes de tomar a decisão?

Está planejando comprar impressora 3D? Então esse post é dedicado a você! Antes de qualquer negociação, vale a pena ficar atento a uma série de itens para fazer a melhor escolha. Por mais que a tecnologia de impressão 3D tenha se disseminado muito no Brasil nos últimos anos, é normal que surjam algumas dúvidas pontuais sobre as características desses equipamentos.


Comprar impressora 3D definitivamente não é uma tarefa simples. Com muitos modelos para escolher as dúvidas parecem só crescer. Muitos de nossos clientes nos procuram para ajudar nessa decisão e sabemos da importância dessa escolha, uma vez que se você optar pela máquina errada pode acabar frustrado e não conseguir utilizar bem o equipamento.

Pensando nisso, criamos este conteúdo com a ideia de listar os principais pontos que você deve analisar e responder antes de comprar uma impressora 3D. No final do conteúdo você terá mais certeza do que deve fazer. Vamos começar?

Saiba o que é impressão 3D

Se você está procurando sobre qual impressora 3D comprar provavelmente você já conhece pelo menos um pouco da tecnologia. Porém, vale a pena darmos uma reforçada nesse conceito. A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, é o processo pelo qual objetos físicos são criados pela deposição de materiais em camadas. Esse processo tem como base um modelo digital.

A tecnologia foi desenvolvida na década de 80 sob o nome de “prototipagem rápida” porque este era seu objetivo: protótipos mais rápidos e baratos. Muito mudou desde então e hoje as impressoras 3D oferecem possibilidades surpreendentes.

Todos os processos de impressão 3D requerem o trabalho conjunto de software, hardware e materiais. Eles podem ser usados para criar tudo, de protótipos e peças simples a produtos finais altamente técnicos.

Conheça os diferentes tipos de impressão 3D

No mercado há mais de um tipo de impressão 3D. O que muda de um para o outro é o método e princípio de fabricação, materiais e a forma com que o equipamento gera as peças. Ou seja, TUDO! Cada tecnologia é focada em aplicações específicas. Abaixo vemos a mesma peça impressa com diferentes tecnologias de impressão 3D.

Esse é o segundo passo no processo de pesquisa antes de comprar uma impressora 3D: saber que existem diferentes tipos de impressão 3D! Por isso, saber que a tecnologia FDM é diferente das tecnologias SLA, SLS, SLM, Polyjet é essencial para que você possa identificar como ela pode ser útil em seu universo de atuação.

Se quiser saber mais sobre os tipos de impressão 3D e seus benefícios nós temos um conteúdo exclusivo.

Pesquise sobre os filamentos para impressoras 3D

Muitas pessoas perguntam qual o material usado na impressora 3D. Falando apenas sobre a tecnologia FDM os materiais mais utilizados são PLA, ABS, PETG e Flexível. Conhecer suas propriedades pode ser uma excelente forma de escolher a impressora 3D ideal para você.

Por isso entenda algumas características desses materiais através da comparação feita na tabela abaixo:

Pesquisar sobre os materiais antes de adquirir sua máquina é importante porque comprar filamento para impressora 3D para ser descartado ou não ser aproveitado é a mesma coisa que jogar dinheiro no lixo!

Conheça as marcas de impressoras 3D

Assim como qualquer outro equipamento eletrônico pesquisar sobre as marcas disponíveis no mercado é fundamental para quem quer comprar impressora 3D.

Nem sempre as marcas estrangeiras superam em qualidade as nacionais. Da mesma forma que comprar uma impressora 3D barata também não significa que você não terá eficiência em suas peças. Até porque a máquina ideal depende basicamente da utilização que você pretende dar a ela.

Talvez você pretenda comprar impressora 3D da China por acreditar que estará fazendo um grande negócio por causa do preço mais baixo, porém se você não tiver um certo conhecimento em eletrônica esse na verdade pode ser um mau negócio. Isso porque a maioria das impressoras chinesas vem em kits que devem ser montados por seus usuários.

Agora falando em confiança na marca, temos algumas dicas de como ela pode ser adquirida: pesquise em sites, em redes sociais e ferramentas de satisfação, como por exemplo o Reclame Aqui ou o Proteste, e se ainda tiver dúvidas entre em contato diretamente com as empresas para saná-las.

Outro ponto fundamental do conhecimento da marca é a garantia. Muitas vezes quando adquirimos um produto novo essa questão não passa em nossa cabeça, até porque você não compra um produto achando que ele dará problema. No entanto, quando pesquisamos sobre as marcas esse deve ser um fator a se levar em conta.

Pesquise sobre as propriedades técnicas das impressoras 3D

Você já sabe o que é impressão 3D e quais são os diferentes tipos dessa tecnologia. Já pesquisou sobre os materiais e marcas de impressoras disponíveis. Agora qual o próximo passo? Conhecer a fundo as características das impressoras!

Ler o descritivo técnico de todos os modelos disponíveis, sejam eles nacionais ou importados, pode ser um pouco trabalhoso e cansativo, mas não compre antes de fazer isso!

Descobrir após comprar uma impressora 3D que ela não possui uma função fundamental para a confecção de sua peça, além de frustrante pode acarretar em prejuízos financeiros. Por isso, leia, pesquise, pergunte e descubra se o modelo escolhido possui todas as propriedades técnicas que você necessita.

Consulte outros usuários

Uma excelente forma de conhecer mais sobre um produto é consultar outros usuários. Eles já possuem experiência com a utilização e sabem os prós e contras de cada modelo.

Mas onde encontrar essas pessoas? Principalmente em redes sociais. Existem diversos grupos onde usuários compartilham suas experiências sobre a tecnologia e ajudam outras pessoas com suas dúvidas.

Não precisa ter vergonha de perguntar mesmo as coisas mais simples. Com certeza alguém já teve os mesmo questionamentos que você. Por isso, pergunte!

Aqui, vale uma dica: cuidado com os famosos vendedores de redes sociais! Sabe quando você posta uma dúvida e já aparece um sujeito querendo lhe empurrar um produto? Então, é bom tomar cuidado com isso!

Veja na prática a tecnologia sendo aplicada

Às vezes achamos que conhecemos algo, mas nunca vimos realmente aquilo funcionando. Com a impressão 3D você só será capaz de dizer que conhece o funcionamento quando ver a tecnologia sendo aplicada.

Visitar feiras, eventos e até mesmo empresas de impressão 3D é uma excelente forma de ver como ela está sendo e pode ser utilizada. Além de ser uma oportunidade de tirar dúvidas com pessoas que realmente sabem do que estão falando.

Nós da 3D Lab estamos sempre participando de eventos que promovem a difusão da tecnologia, pois acreditamos que conhecimento compartilhado nunca é demais!

Para expandir ainda mais sua visão da aplicação da impressão 3D veja nosso conteúdo de 10 possibilidades com impressão 3D para você conhecer agora mesmo.

Estude o mercado no qual você quer empreender

Se seu objetivo é empreender com sua impressora 3D uma dica valiosa é estudar o mercado! Para qualquer novo negócio a análise do setor contribui significativamente para que você não tenha grandes surpresas ao longo do caminho.

Boas decisões demandam informações atualizadas. Um bom gestor ou empresário não decide sem antes se atualizar sobre tudo o que envolve a sua decisão. Então pesquise sobre clientes, consumidores, concorrentes, parceiros, fornecedores, finanças, marketing, entre outros.

Agora em resumo, a nossa dica fundamental que deve ficar em sua cabeça sempre antes de comprar impressora 3D é: PESQUISE! Só assim você saberá quando, porque, para que e aonde comprar sua impressora 3D ideal.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas de como iniciar o processo de análise de compra de sua máquina.

Agora que você já sabe o que fazer antes de adquirir, que tal descobrir qual impressora 3D comprar? E se você estiver se perguntando onde comprar impressora 3D, nós temos a resposta: na 3D Lab! Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Deixe um comentário