• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

Impressão 3D: Tatuagem

10 possibilidades com impressão 3D para você conhecer agora mesmo!

A impressora 3D está se tornando cada vez mais popular e aumentando sua aplicação. São inúmeras as possibilidade de criação em uma impressora. Ela pode fabricar desde objetos mais complexos até os mais simples, de maneira eficiente e mais barata. Então, fizemos uma lista com 10 possibilidades com impressão 3D. Confira agora mesmo!

10 possibilidades com impressão 3D!

1. Fones de ouvido

O fone de ouvido é um dos objetos possíveis de se fazer em uma impressora 3D. A empresa Normal criou fones que são modelados e impressos de acordo com o formato da entrada do canal auditivo de cada usuário. Dessa forma, elimina-se o problema comum dos fones convencionais que é a dificuldade de encaixe no ouvido.

 possibilidades com impressão 3D

O usuário manda fotos das orelhas para a empresa através de um aplicativo, podendo ainda escolher a cor e o comprimento dos cabos. Outra empresa que está trabalhando com o mesmo seguimento é a OwnPhones. A ideia ainda está no site de financiamento coletivo do Kickstarter que já se diferencia por criar fones wireless e ter mais opções de customização.

2. Comida

Além de objetos, as impressoras 3D possibilitam fabricar comida de vários tipos. Os alunos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), desenvolveram uma máquina que cria sorvete, em menos de 15 minutos.

Já a Dovetailed desenvolveu uma impressora que transforma essências orgânicas em alimentos, utilizando a técnica de gastronomia molecular. A máquina não consegue reproduzir, por exemplo, uma maçã em sua forma e consistência, ela cria pequenas pérolas gelatinosas com sabor da fruta.

3. Veículos

Não são apenas objetos pequenos que as impressoras conseguem produzir. Já foram impressas uma bicicleta e até mesmo um carro. A Airbike foi construída através de várias camadas de pó de nylon que reproduz o design da bicicleta.

possibilidades com impressão 3D

A empresa Local Motors desenvolveu o Strati, o primeiro carro a ser produzido por impressora 3D. O projeto foi construído ao vivo, na frente dos visitantes, em um evento realizado em Chicago.

4. Casas

A tecnologia de impressão 3D não para de surpreender. Impressoras foram capazes de imprimir um castelo. O projeto foi criado com as dimensões de uma casa para crianças e fabricado na impressora RepRap. O modelo serviu como teste para uma ideia mais ambiciosa: levantar uma casa de dois andares feita com impressão 3D.

possibilidades com impressão 3D

Outra proposta semelhante foi o da WASP, que utilizou a impressora para imprimir casas usando lama. A ideia é promover um recurso prático e acessível para que habitações sejam construídas de maneira ágil, rápida e barata.

5. Roupas e acessórios

possibilidades com impressão 3D

O mundo da moda agora pode se beneficiar das impressões tridimensionais, já que a tecnologia está produzindo roupas e acessórios. É o caso da designer israelense Danit Peleg, que fez o primeiro desfile com roupas inteiramente produzidas por impressoras 3D.

A NIKE, durante a copa do mundo de 2014, também entrou na onda da impressão 3d. Fabricou um modelo de bolsa de viagem exclusivo para jogadores de futebol.

6. Instrumentos musicais

Outro segmento invadido pela impressão tridimensional foi o mundo da música. Uma banda formada por alunos da universidade de Lund, na Suécia, utiliza instrumentos totalmente produzido em impressora 3D. O concerto foi realizado com membros da Academia de Música da Universidade de Malmo, com os instrumentos impressos.

A empresa brasileira Robtec, que foi adquirida pela americana 3D Systems, também idealizou o projeto de uma guitarra. Para fazer o projeto foi usada uma máquina SLS, que cria um material flexível e resistente o suficiente para ser moldado e então receber os acessórios metálicos da guitarra.

7. Ferramentas

As ferramentas também são possibilidades com impressão 3D. Um exemplo é a Mcor IRIS, capaz de criar vários objetos a partir de cola e papel. O processo de fabricação é bem simples: através  de uma impressora comum são impressas as camadas da peça. As folhas de papel são colocadas dendro da Mcor IRIS, que corta as folhas de acordo com o projeto.

Outros tipos de ferramentas que podem ser criadas são as de peça de aço. Porém, se nos outros exemplos foi destacado o custo baixo, neste caso é o inverso. A produção deste tipo de material ainda tem custo elevado.

8. Tatuagem

As impressoras 3D, além de produzir objetos, são capazes de exercer a função de alguns profissionais. É o caso da Tatoué, que foi criada com a união de uma Makerbot 3D com agulha de tatuagem. A máquina é capaz de tatuar a pele no ritmo de 150 perfurações por segundo.

possibilidades com impressão 3D

Os estudantes de design Pierre Emm, Piotr Widelka e Johan da Silveira ainda estão trabalhando em questões como pressão da pele, velocidade de impressão, escaneamento do braço e reconhecimento de profundidade.

9. Avanços na medicina

Uma das utilidades mais significativas de uma impressora 3D, se não a melhor delas, é poder ajudar na medicina. A tecnologia é capaz de criar inúmeros objetos que ajudam em tratamentos e procedimentos.

possibilidades com impressão 3D

Podem ser impressas próteses de um braço 114 vezes mais barata que as convencionais até um exoesqueleto, que foi capaz de ajudar uma mulher paralisada a andar.

Cientistas ainda conseguiram criar uma prótese de vértebra e uma cartilagem a partir de impressora 3D.

10. Impressora 3D

Depois de carro, comida, castelo e próteses, o que mais uma impressora 3D pode imprimir? Uma impressora 3D! Já existem modelos capazes de criar réplicas de si mesmos. No Brasil, um grupo de desenvolvedores está projetando uma impressora com quase 100% das peças impressas. Ela foi apresentada na Campus Party de 2012.

Além disso, existe também a FABtotum, uma impressora 3D com vários recursos: sua cabeça de impressão pode ser removida e instalado ferramentas de corte com precisão. Destas formas muitas de suas peças podem ser feitas de sua própria impressão, com exceção de seus componentes eletrônicos.

Portanto, como vimos em nosso artigo, são muitas as possibilidades com impressão 3D, em diferentes áreas. A impressora consegue produzir de casas a alimentos, de ferramentas a equipamentos médicos. Mostramos que esta é uma tecnologia capaz de revolucionar diversos segmentos. A pergunta que fica é: o que virá a seguir?

Então, gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e peça seus amigos para comentar quais mais possibilidades com impressão 3D eles conhecem!

Leave a Reply