Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Como ganhar dinheiro com impressora 3D! Veja as dicas mais lucrativas!


11 minutos de leitura


Como ganhar dinheiro com impressão 3D

Você sabe como ganhar dinheiro com impressora 3D? Essa tecnologia está despertando cada vez mais a curiosidade e desejo das pessoas em adquirir uma máquina. Como é o caso de empreendedores que começaram com uma impressora, e hoje estão com uma nova fonte de renda!


Sem tempo para ler? Ouça este conteúdo clicando no player abaixo! 

Quem não gostaria de ter uma nova fonte de renda? Em um momento de crise política e financeira, buscar por oportunidades de sair do sufoco e ser dono do próprio negócio é algo perfeitamente comum!

Porém, é necessário saber identificar as oportunidades de mercado e as melhores maneiras de explorá-las para atingir o sucesso na empreitada. Uma vez que esse conhecimento pode fazer toda a diferença e gerar lucros bem expressivos! Pensando em impressão 3D, existem diversas formas de ganhar dinheiro com a tecnologia – apesar de ser uma dúvida comum saber como utilizá-la da melhor forma.

Então, se você tem uma impressora parada em casa ou se está buscando uma nova fonte de renda, que tal conferir este material sobre como ganhar dinheiro com impressora 3D?!

É fácil ganhar dinheiro com impressão 3D?

Como ganhar dinheiro com impressão 3D

Hoje tornou-se comum pessoas ou até mesmo empresas prometendo maneiras incríveis de ganhar dinheiro de forma fácil e rápida. Pensando nisso, lá vai a nossa primeira dica: tenha muito cuidado com isso! Sempre é bom duvidar das promessas e avaliar se há casos de sucesso, ou seja, se outras pessoas realmente estão tendo lucro com as ideias que são propagadas.

No nosso caso, pensando em como ganhar dinheiro com impressora 3D, vamos destacar é que não existe mágica! Você não começará a ganhar dinheiro só porque comprou uma impressora. É necessário estudar, conhecer o melhor nicho de mercado, buscar clientes, se diferenciar.

Portanto não vamos fazer falsa propaganda ao afirmar que é fácil ganhar dinheiro com impressão 3D. Embora seja perfeitamente possível ganhar dinheiro sim, e muito!

Afinal, como ganhar dinheiro com impressora 3D?

Para responder a essa pergunta, vamos abordar os principais nichos para saber como monetizar as suas impressões 3D! Veja quais são eles:

Explore o mercado de produtos personalizados

Ganhar dinheiro no mercado de personalizados

Uma das grandes vantagens da impressão 3D se comparada com outros processos de fabricação é a capacidade de personalizar produtos sem ter gastos extras com isso. Na usinagem, por exemplo, para personalizar um produto é necessário considerar o custo com ferramentas e tempo de setup, dentre outros consumos.

Na impressão 3D isso não é necessário! Basta ter o arquivo do modelo – alguns sendo facilmente encontrados em repositórios gratuitos na internet.

Sendo assim, projetos únicos são ótimas opções para você explorar. A Nike e Adidas, por exemplo, já estão lançando tênis com partes impressas. As marcas globais estão visando justamente na possibilidade de customização para o cliente.

Estude as aplicações na odontologia

Mercado de odontologia

O mercado odontológico é outro que está de olho nas aplicações da impressão 3D. Usar moldes de gesso pode estar com os dias contados, isso porque utilizar um molde impresso é muito mais interessante por sua praticidade e velocidade.

Além disso, os profissionais estão buscando a tecnologia para treinamento e preparação de cirurgias. No qual o cirurgião dentista pode ter uma réplica da região a ser operada no paciente e simular toda a intervenção cirúrgica antes do procedimento. O que por sua vez, proporciona maiores e melhores tomadas de decisões e menos desgaste ao paciente.

Ofereça soluções de engenharia e arquitetura

Projetos de arquitetura

Os setores de engenharia e arquitetura são outras opções para você oferecer seus serviços ou produtos de impressão 3D. Protótipos impressos podem substituir peças feitas artesanalmente, que levam muitos dias para serem fabricadas.

No caso da arquitetura, maquetes e itens de demonstração podem ser usados para agregar valor aos projetos e fazer total diferença no momento da venda.

Não se esqueça da gastronomia

Utensílios para cozinha e gastronomia

Por fim, não podemos nos esquecer da gastronomia!

Você acredita que há muitos empreendedores ganhando dinheiro imprimindo cortadores de biscoito? Sim, esse mercado é altamente interessante e lucrativo! Outro exemplo é a impressão 3D na culinária, que consegue reunir personalização e criatividade para produzir verdadeiras obra de arte. Tudo através de moldes, cortadores e demais utensílios de cozinha!

Quais são os primeiros passos?

Como ganhar dinheiro com impressão 3D

Para criar o seu negócio é importante que siga alguns passos. É o que vai garantir um investimento direcionado, isto é, um foco. Veja quais são os primeiros passos para abrir o seu negócio de impressão 3D:

1. Procure um mercado que você já conheça

Muitos dos clientes aqui da 3D Lab já enviaram mensagens perguntando sobre como ganhar dinheiro com impressora 3D, e muitos deles alcançaram sucesso e são donos de negócios altamente lucrativos.

Inclusive, alguns desses negócios nasceram como uma opção de segunda renda e se transformaram em renda principal!

Se é isso que você está buscando, o primeiro passo é entender que a tecnologia de impressão 3D é bastante ampla. A principal característica da impressora é a versatilidade, pois uma mesma máquina é capaz de imprimir peças de diversas aplicações.

Ainda assim, você deve escolher um nicho para atacar. Se você deseja comprar uma impressora 3D para oferecer serviço de impressão, é extremamente importante conhecer melhor o seu público, saber quais são as necessidades e o que precisa ser feito para atendê-las.

O ideal é que você conheça o mercado escolhido. Dessa forma, você já pode ter uma lista de potenciais clientes e empresas do setor que podem se interessar pelo seu trabalho. Além de saber onde procurar sua persona e outras informações relevantes para o negócio.

2. Faça pesquisas com o público

Depois de definir qual mercado atacar, é hora de fazer pesquisas com esse público. Essa etapa é fundamental para você começar a traçar estratégias comerciais! Portanto, procure saber se essas pessoas conhecem a impressão 3D e as características das peças impressas.

3. Veja se já existe algum concorrente

Será que o mercado que você escolheu já tem algum profissional trabalhando com impressão 3D? Nem sempre a concorrência é uma coisa ruim! Na verdade, isso pode mostrar que o setor tem demanda. Nesse caso, avalie bem o que os concorrentes estão fazendo e como você pode se diferenciar.

4. Formule seu plano de negócio

Com todas essas informações em mãos, chega a hora de formular o seu plano de negócio! Organize e alinhe o seu objetivo, o mercado alvo, as características do público e da concorrência, as estratégias a serem tomadas e demais definições relevantes.

5. Estude sobre qual impressora 3D comprar

Saber identificar a melhor impressora 3D para comprar influencia diretamente no seu negócio! Aqui na 3D Lab oferecemos diversas marcas de impressoras nacionais e importadas.

Os preços variam bastante, desde impressoras totalmente acessíveis a modelos profissionais focados em produtividade e performance.

Para escolher a impressora 3D ideal para o seu negócio é necessário analisar quais serão os tipos de peças criadas, os materiais utilizados e a dimensão das impressões. Estude também sobre a empresa fornecedora da impressora. É fundamental que seja uma marca referência e que ofereça suporte especializado para lhe atender sempre que necessário.

6. Crie seu portfólio e invista em marketing

Por fim, depois que você já definiu o mercado, já escolheu e comprou a sua impressora 3D e já tem clientes, chega a hora de estruturar o processo de marketing e vendas. Mesmo que você esteja sozinho no empreendimento (o que é completamente normal no início), é preciso criar estratégias para vender o seu produto.

Sendo assim, elabore um portfólio com o que você oferece e com alguns trabalhos já realizados, e faça a divulgação nos canais de comunicação que seu público utiliza.

Vimos neste artigo algumas maneiras e nichos de mercado para saber como ganhar dinheiro com impressora 3D. Agora é com você! É totalmente possível empreender com a impressão 3D e, com as nossas instruções de como percorrer o caminho para o sucesso, aplique uma boa dose de dedicação e comece!

Se você já fez um bom estudo, tem o seu negócio bem desenhado e agora quer saber qual impressora 3D comprar, baixe o nosso e-book sobre todas as considerações que você deve tomar para fazer a escolha ideal!

E, caso queira baixar esse conteúdo, basta clicar aqui.

Comments (2)

  • Uilton Teixeira

    Supondo que eu escolho um nicho , coloco nas redes sociais e vendo 50
    ou 10 peças , sei que na impressão 3D tem peças que demoram muito ..tipo 20 horas ou mais , , o que dizer pro cliente ? Ele não vai esperar ,

    • Olá, Uilton. Tudo bem?

      Esse tempo de impressão deve sempre ficar claro para o cliente.
      Esse prazo pode ser longo ou curto, depende do caso. Por exemplo, se você cria uma peça de reposição de uma máquina que, fora da impressão 3D, deveria ser importada, esperar 20 horas não seria nada. Entendeu?

      Se você cria peças seriadas, pode trabalhar também com um estoque mínimo para reduzir o prazo de entrega.

      Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

Mais posts

Minha conta


Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09