Impressão 3D na odontologia: conheça o valor e as diversas aplicações!

Impressão 3D na odontologia: conheça o valor e as diversas aplicações!

A impressão 3D na odontologia vem crescendo a cada dia e mostrando seu valor. As aplicações são variadas e modificam os processos convencionais. Os profissionais estão enxergando essa inovação com muito entusiasmo e a previsão é de que consultórios e clínicas comecem a entrar nesse ciclo rapidamente.


A tecnologia de impressão 3D vem agregando valor em diversos segmentos. Engenharia, arquitetura, design e até mesmo na gastronomia já é possível ver efeitos impactantes. No entanto, uma grande aposta é a impressão 3D na odontologia.

Muitas clínicas e consultórios já conheceram os grandes efeitos que essa novidade pode trazer. Entretanto, ainda há muitas dúvidas, tais como o preço de impressora 3D para odontologia, os materiais, aplicações e o verdadeiro valor que pode ser agregado.

Por isso, criamos este conteúdo para tirar todas as dúvidas sobre o tema. Confira e mantenha-se atualizado com as novas tecnologias!

Como a impressão 3D pode ser utilizada na área odontológica?

Dica: Se você ainda não sabe como funciona uma impressora 3D ou do que se trata essa tecnologia, sugiro que leia agora o nosso conteúdo específico sobre O que é a impressão 3D”.

Restaurações, próteses e até mesmo as cirurgias buco-maxilo-faciais já estão sendo amparadas pela impressão 3D. Além disso com resultados bem atraentes para os profissionais e pacientes.

É importante deixar claro que a impressão 3D na odontologia pode usar impressoras 3D do tipo SLA (Estereolitografia), que trabalham com uma resina líquida, ou impressoras 3D do tipo FDM (Fusão por Deposição de Material), que trabalham com filamentos. Essas tecnologias têm princípios de funcionamento bem diferentes e aplicações na odontologia que devem ser selecionadas caso a caso para se obter o melhor resultado com o menor custo.

A seguir vamos analisar precisamente cada uma dessas aplicações.

Cirurgias

A cirurgia é uma das especialidades da área odontológica. Essa especialidade trata doenças da cavidade oral e face como um todo.

Com todo esse campo de tratamento, uma cirurgia desse tipo pode ser simples, como uma extração dentária feita no consultório. Mas também pode ser complexa, como um tratamento de uma grande deformidade facial que requer estrutura hospitalar e anestesia geral.

Para ajudar esses profissionais e pacientes é possível usar a impressão 3D diminuindo o tempo de cirurgia em até 25% , que reduz o risco de infecções e torna o transoperatório mais confortável. Além disso, com a impressão 3D na odontologia pode-se reduzir a margem de erro das cirurgias em até 50%.

Tudo isso é possível imprimindo réplicas das regiões doentes para estudo pré-operatório ou fabricando guias cirúrgicos sob medida que orientam a posição de cortes ósseos, direcionam as perfurações para implantes ou reposicionam partes ósseas fora do lugar.

A análise deve ser feita caso a caso, mas a cada ano novas aplicações são descobertas e todos são beneficiados.

Próteses dentárias e restaurações

Imagine que um paciente deseja colocar uma prótese dentária, blocos, restaurações ou dentes sobre implantes. Depois de toda a preparação, o resultado final não fica conforme esperado. O que fazer nesse caso? Provavelmente um retrabalho!

Usando a impressão 3D esse processo é amplamente melhorado. É possível planejar tudo no computador e criar as próteses a partir da impressão 3D, direta ou indiretamente. Um exemplo disso são os “mockups”. Uma peça de teste para que o paciente verifique se a prótese está conforme o desejado.

Além disso, a digitalização do paciente permite a comunicação entre profissionais para compatibilizar todos os procedimentos protéticos e cirúrgicos no computador. Isso evita que erros da parte cirúrgica prejudiquem a parte da protética.

Dessa forma todas as alterações podem ser feitas no arquivo do software antes de se criar a peça final, garantindo harmonia aos dentes do paciente, melhor satisfação e menor retrabalho.

Qual é o preço de uma impressora 3D para odontologia?

Cada aplicação deve ser estudada individualmente para a escolha da impressora 3D na odontologia. As impressoras FDM estão evoluindo bastante, aumentando consideravelmente a qualidade superficial das peças produzidas. Além disso, uma grande vantagem na utilização do FDM ao invés do SLA na odontologia é o custo. Isso porque o processo de impressão em SLA é consideravelmente mais caro que o FDM.

No entanto, quando o detalhe da peça que você deseja produzir for menor ou igual ao o orifício do bico da impressora FDM você deve escolher uma impressora SLA ou DLP.

Tenha em mente que o menor bico da impressora FDM é de 0.2 mm (200 mícrons) podendo chagar até 150 mícrons (que requer usuários com conhecimentos mais avançados).

Outra situação é quando se deseja uma superfície totalmente lisa e o polimento mecânico ou químico não é uma opção. Nessa situação deve-se optar por uma impressora 3D SLA/DLP. Outro caso específico são as peças para fundição de alta precisão.

Outro critério de escolha é a produtividade, mas esse deve ser avaliado caso a caso. Algumas variáveis devem ser consideradas, como: preço de material, tempo de impressão, depreciação de equipamento, preço de máquina, número de peças produzidas por dia, pós processamento, mão de obra etc.

Alguns pontos negativos das impressoras SLA/DLP são: preço mais alto do que os modelos FDM, resina mais cara (mais que o dobro em muitos casos), pós processamento bem mais trabalhoso e caro do que na impressora FDM que não requer quase nenhum pós processamento das peças.

Enquanto o tipo FDM utiliza filamento como insumo, o SLA / DLP usa uma resina líquida de fotopolímero. Um sistema de luz é responsável por fazer a cura do polímero, camada após camada.

Qual é o real valor da impressão 3D na odontologia?

Como vimos ao longo deste conteúdo, a impressão 3D na odontologia tem um alto valor agregado. Várias aplicações podem ser exploradas, sempre entregando soluções inovadoras e eficientes.

Próteses, implantes e cirurgias avançadas estão se beneficiando com a tecnologia de impressão 3D. Os benefícios são alcançados nas clínicas e consultórios. Destacando aos profissionais da área de odontologia, além dos pacientes, com uma melhor experiência e satisfação.

Então, se você tem uma clínica, centro radiológico ou laboratório e deseja aplicar a impressão 3D na odontologia, entre em contato conosco e nossos profissionais especializados nesse setor lhe auxiliarão nesse objetivo!


Este conteúdo foi produzido pela 3D Lab em parceria com Dr. Rafael Vidal, Doutor e Mestre em Biomateriais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, além da especialidade em Ortodontia.

Deixe um comentário