• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

mercado de impressão 3d

O mercado de impressão 3D e como as empresas precisam se preparar!

Será que a sua empresa está pronta para a revolução da impressão 3D? Segundo pesquisas divulgadas pelo Fórum Econômico Mundial, 49% das empresas brasileiras pretendem investir na tecnologia até o ano de 2022. Além disso, o Goldman Sachs, gigante americano no setor bancário, fez um estudo que aponta a impressão 3D como uma das oito tecnologias que mudarão os negócios nos próximos anos!


Muito se questiona sobre o mercado de impressão 3D e como essa tecnologia pode impactar as empresas de diferentes setores. De tempos em tempos surge uma nova tecnologia que promete revolucionar o mercado e mudar a vida das comunidades. O que normalmente acontece é que passado um tempo essas soluções sofrem com a realidade e não passam de teorias.

No entanto, a impressão 3D dá provas que não será uma simples especulação! Ela já é uma tecnologia aplicada pela indústria e se mostra cada vez mais consolidada. Neste artigo você verá números do mercado de impressão 3D no Brasil e no mundo, além das aplicações e revoluções que ela está causando nas empresas. Confira!

Números do mercado de impressão 3D no Brasil

As primeiras formas da impressão 3D surgiram ainda em 1984. De lá para cá muita coisa mudou, com avanços na tecnologia, novos tipos, preços mais acessíveis e aplicações mais interessantes. O mercado de impressão 3D está em pleno crescimento. No Brasil, mesmo o país passando por momentos de instabilidade econômica e política, o crescimento anual é de 24,1%.

Segundo a IDC do Brasil (International Data Corporation), a impressão 3D no mundo inteiro movimentará até 2020 o valor de US$ 35,4 bilhões. No Brasil a 3D Lab é empresa referência. De acordo com Fernando Torquetti, CEO da organização, a 3D Lab enxergou a necessidade das empresas pela tecnologia  e começou a atuar no estudo de aplicação para cada caso, em formato de consultoria.

Entendemos  que qualquer empresa pode ganhar com a impressão 3D, mas os profissionais ainda não sabem como aplicar. Por isso, transformamos nossa marca e hoje entregamos a solução completa. Fazemos um estudo no ambiente do cliente para entender como a tecnologia pode ajudar, até que o cliente tenha os ganhos alcançados.”

A flexibilidade da tecnologia é o principal ponto forte, uma vez que a mesma máquina pode ser usada em diferentes setores da mesma empresa ,ou segmentos diferentes como de indústria pesada, saúde e educação.

mercado de impressão 3d

Como as empresas estão enxergando a tecnologia

Recentemente um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial demonstrou números interessantes sobre o mercado de impressão 3D no Brasil e no mundo. Segundo pesquisas, 41% das organizações pretende investir na tecnologia até 2022. No Brasil esse percentual é ainda maior, alcançando 49%! Ou seja, daqui a três anos é possível que quase metade das empresas do país tenha a impressão 3D internamente para ajudar a solucionar problemas e promover resultados.

Além disso, a pesquisa também aponta quais setores estão mais interessados na impressão 3D. Veja o cenário:

  • aeroespacial de logística e transportes, 61%;
  • química e biotecnologia, 58%;
  • óleo e gás, 57%;
  • energia, 54%;
  • saúde, 53%;
  • mineração, 50%.

Em países como Rússia e Coréia do Sul a impressão 3D é vista como uma tecnologia prioritária, estando à frente inclusive de blockchain, computação quântica e dispositivos vestíveis.

Veja abaixo o infográfico que aponta esses resultados:

mercado de impressão 3dO setor da saúde também já vem conquistando grandes avanços e aplicações. Pelas pesquisas, até o ano de 2020, cerca de 50% dos implantes serão feitos com impressão 3D. Atualmente a tecnologia dá suporte para cirurgias e capacitação dos profissionais. As áreas importantes para a cirurgia são escaneadas e impressas, assim os médicos estudam o procedimento antes da sua realização.

5 motivos pelos quais sua empresa não pode deixar de investir em impressão 3D

Analisando os dados mostrados fica muito claro que as empresas precisam colocar a impressão 3D no radar, estudando como elas podem se beneficiar da tecnologia. Para ajudar a demonstrar o potencial, listamos 5 grandes motivos para fazer esse investimento ainda este ano. Acompanhe:

1. Redução de custos

Uma impressora 3D pode reduzir bastante os custos na fabricação de produtos, protótipos, peças de reposição ou outros. Os valores envolvidos pela tecnologia, tais como a aquisição da máquina, matéria-prima e cursos de capacitação já são bastante acessíveis.

É possível economizar em até 65% no custo de fabricação de uma peça, comparando modelos antigos com a impressão 3D.

A possibilidade de imprimir uma peça a partir da necessidade, sem criar estoque ou sofrer com variações de moedas de diferentes locais, faz com que o custo final seja reduzido.

2. Aumento na flexibilidade

A flexibilidade da impressão 3D é um dos principais atrativos da tecnologia, como já falamos. Os processos de fabricação tradicionais são fixos e engessados. Usinagem, forjaria, fundição, calderaria e outros precisam de grandes setups para mudar de um projeto para outro. Esse tempo de troca envolve ferramental, operacional, tempo e, claro, dinheiro!

Na impressão 3D essas adaptações não são necessárias. Uma mesma máquina pode acabar de imprimir uma peça mecânica para indústria automotiva e começar a criar uma impressão 3D para construção civil.

Além disso, empreendedores que montam negócios de prototipagem com uma impressora 3D não precisam ser especialistas no nicho de mercado das peças que oferecem, basta conhecer as técnicas de impressão 3D e os pontos principais do projeto.

3. Produzir mais com menos

Diferentemente de outros processos de fabricação, a impressão 3D gera um baixíssimo percentual de perda. Praticamente todo o material é usado para formar a peça.

Dependendo dos projetos, um quilo de filamento pode durar bastante, produzindo um número grande de peças para sua empresa.

4. Ganho no tempo dos projetos

A impressão 3D não é um processo rápido de fabricação. O tempo para concluir uma única peça pode ser extenso. No entanto, deve-se considerar que o processo não necessita de alguém operando a máquina o tempo todo. Muitos empreendedores já enxergaram isso e criaram “fazendas de impressão 3D“, que é um conjunto de máquinas produzindo as peças ao mesmo tempo. Uma única pessoa é encarregada de ligar as impressoras, prepará-las, iniciar a impressão e retirar as peças após o término, reiniciando o processo.

mercado de impressão 3d

5. Maior independência nos processos

Por fim, não podemos nos esquecer da independência que as empresas podem ganhar ao implantar a impressão 3D em seus processos. Na criação de protótipos, por exemplo, seguindo o método tradicional, você pode precisar de empresas terceiras, talvez que estejam a vários quilômetros de distância. Além do alto custo disso, atrasos nas entregas pode fazer com que perca grandes negócios.

Com a impressão 3D todas as etapas de criação podem ser feitas internamente, com maior independência e praticidade.

Portanto, vimos que o mercado de impressão 3D no Brasil e no mundo está em pleno crescimento e muitas novidades ainda estão por vir. Os ganhos permitidos pela tecnologia estão atraindo pequenas, médias e grandes empresas.

No entanto, não pense que basta comprar uma impressora e esperar que as aplicações comecem. É preciso analisar os processos e entender as limitações e capacidades da impressão 3D, encontrando os melhores caminhos. É por isso que a 3D Lab é referência no mercado. Nós trabalhamos para que nossos clientes tenham sucesso com a tecnologia, oferecendo a solução completa e focada na necessidade de cada cliente.

Nossa ideia é entender o universo dos clientes e alinhar a expectativa com a realidade. Com todo conhecimento adquirido ao longo dos anos sobre a tecnologia, sabemos como aplicar, as possibilidades, melhores práticas e como acelerar os resultados.

Se você também quer ajuda para implantar a impressão 3D na sua empresa, preencha agora o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato!

Leave a Reply