Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Quais são os recursos do Meshmixer para as impressões 3D?


6 minutos de leitura


Recursos Meshmixer

O software 3D Meshmixer é uma verdadeira caixa de ferramentas de design digital! Isso porque apresenta diferentes recursos que vão desde a modelagem do zero à modificação de arquivos STL prontos. Então continue a leitura e veja mais formas de executar suas impressões 3D!


O Meshmixer é um software de modelagem 3D integrante da família de produtos Autodesk, desenvolvido com o objetivo de proporcionar muita funcionalidade mecânica aos projetos 3D.

Considerado um dos melhores softwares CAD, o Meshmixer modela, verifica e repara arquivos STL rapidamente. Tudo isso de forma totalmente gratuita!

Além do STL, ele importa arquivos nos formatos OBJ, AMF e alguns outros menos conhecidos como o PLY e o 3MF. Portanto, você poderá exportar seu modelo facilmente para outros softwares como o SolidWorks e o Inventor!

A versão mais recente do Meshmixer é a 3.5 e está disponível para Windows e macOS. Se caso ainda não tenha o software CAD, clique aqui e execute a instalação de acordo com o sistema do seu computador ou notebook.

Recursos disponíveis no Meshmixer

Meshmixer

Autodeclarado “canivete suíço” das malhas 3D, o Meshmixer é baseado em malhas triangulares dinâmicas e de alta resolução. Essas malhas triangulares consistem em três tipos de elementos: as vértices, as arestas e os triângulos propriamente ditos. Definindo, assim, a forma do objeto tridimensional.

Como dito anteriormente, o Meshmixer modela objetos do zero e repara arquivos já prontos. De maneira geral, ele visualiza, analisa, edita, corrige e processa arquivos 3D antes das impressões. Outro destaque é que ele detecta potenciais problemas e executa a reparação automaticamente.

O software gratuito de modelagem 3D disponibiliza:

  • Escoamento (orifícios de drenagem na impressão em resina);
  • Canais internos para passagem de fios;
  • Otimização automática da mesa de impressão por orientação de layout;
  • Ferramentas de seleção avançadas;
  • Redução, redimensionamento e deformações de forma livre;
  • Suavização de malha;
  • Preenchimento de furos, ponte e reparo automático;
  • Cortes planos, espelhamento e medições 3D;
  • Posicionamento 3D preciso com pivôs;
  • Alinhamento automático de superfícies;
  • Análise de estabilidade e espessura.

A ferramenta de design destinada ao público intermediário permite ainda que os usuários manipulem, adicionem, emendem e mesclem modelos 3D com facilidade. É por esse motivo que o software CAD é conhecido como o Photoshop da impressão 3D!

Outra prova disso é a grande variedade de pincéis como o de apertar, achatar e inflar. O que proporciona efeitos diferentes no modelo, já que o mesmo pode ser personalizado de acordo com o tamanho, a resistência e demais características.

Há ainda os recursos que geram partes ocas, redução de massa indesejada e peças de encaixe nos modelos 3D. Proporcionando uma economia significativa de material, algo almejado principalmente na manufatura aditiva.

Aqui vão outros recursos importantes:

Modelagem 3D e estampagem de superfície

Modelagem 3D Meshmixer

Mesmo sendo totalmente gratuito, o Meshmixer disponibiliza alguns recursos de otimização encontrados geralmente em outros modeladores 3D de nível industrial.

Aliás, o software não se restringe à modelagem paramétrica, já que uma de suas muitas ferramentas é a de escultura 3D. Esse recurso não é tão avançado como em outros softwares de modelagem 3D orgânica, mas seu conjunto de funcionalidades vão de análise à reparação ou remodelação. Dividido em duas classes de funcionalidades diferentes, o Meshmixer conta com Pincéis de Volume e Pincéis de Superfície para a execução de projetos distintos.

Estruturas de suporte de ramificação (suporte árvore)

Recursos Meshmixer

Diferente da maioria dos modeladores 3D que disponibilizam apenas suporte padrão, o Meshmixer disponibiliza apenas suportes do tipo árvore. Se tratando de uma estrutura extremamente adaptável, o suporte em árvore também entrega eficiência em termos de material na impressão 3D.

Mistura de malha arrastar e soltar

Recursos Meshmixer

Esse recurso permite aos usuários combinar vários arquivos STL entre si. Inclusive, é possível até mesmo adicionar ao design predefinições da “biblioteca”, como membros adicionais para criar os projetos mais diferentes!

O Meshmixer é uma opção mais avançada de software CAD gratuito, já que a Adobe também disponibiliza o Tinkercad – um programa mais intuitivo para os usuários iniciantes na modelagem 3D.

Podemos dizer que tanto o Tinkercad quanto o Meshmixer são perfeitamente funcionais para todos os tipos de usuário. Porém, o Meshmixer pode ser melhor explorado por quem possui maior conhecimento em impressão 3D, visto que há uma curva de aprendizado mais acentuada.

Como vimos, a variedade de recursos do Meshmixer permite criar, analisar, editar, reparar e otimizar qualquer modelo das mais variadas formas em um só lugar. Permitindo assim, muita economia de tempo e material das suas impressões 3D. Agora que você sabe o que o Meshmixer pode fazer, que tal conhecer os 8 pontos de verificação da sua impressora 3D?

Publicado em:
22/06/2021

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09