Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Impressão 3D na indústria: principais usos e benefícios


5 minutos de leitura


Impressão 3D na indústria: principais usos e benefícios

O uso da impressão 3D na indústria está crescendo exponencialmente. Descubra quais setores já utilizam a tecnologia, quais são suas principais vantagens e porque ela é utilizada para diminuir os custos de processos industriais e otimizar o tempo de produção.


A impressão 3D beneficia empresas de diversos setores industriais. Entender o papel da impressão 3D na indústria é fundamental para quem deseja manter-se atualizado sobre as principais tendências de mercado.

A capacidade de imprimir peças em um curto espaço de tempo e, geralmente, a um custo bastante reduzido, faz com que o investimento em impressoras 3D passe a ser realidade em muitas empresas.

No conteúdo de hoje falaremos sobre como a impressão 3D está atuando em diferentes áreas e qual o seu papel no desenvolvimento da indústria, principalmente se tratando da indústria 4.0.

Alguns benefícios da impressão 3D na indústria

Um dos melhores aspectos da impressão 3D é sua versatilidade. De acordo com a necessidade de cada mercado, é possível obter peças com diferentes características, como por exemplo: resistência à temperatura, flexibilidade, durabilidade, resistência mecânica etc.

A impressão 3D pode ser amplamente adotada em diversos cenários empresariais, permitindo otimização de ciclos no desenvolvimento de produtos e a redução de custos por meio de prototipagens mais ágeis.

Diante disso, os principais benefícios de implementar a impressão 3D na indústria são:

  • ciclos de prototipagem mais rápidos;
  • maior controle e fluidez nos processos de design (os processos não são mais interrompidos por longos prazos de entrega terceirados);
  • possibilidade de realizar e avaliar mais opções de projeto, resultando em produtos finais de maior qualidade;
  • redução de custos para o negócio.

Alguns escritórios de arquitetura já usam impressoras 3D para criação dos projetos e demonstração de forma detalhada de como será o resultado final. Assim, os clientes podem fazer modificações antes mesmo de começar a obra, reduzindo gastos com possíveis correções.

Setores que já utilizam a impressão 3D

Muitas empresas já utilizam a impressão 3D, incluindo setores aeroespacial, automotivo, design industrial, engenharia, arquitetura, medicina e design de produtos.

As impressoras 3D fazem com que a criação de protótipos seja mais rápida, com tempos de resposta mais curtos, e prazos de entrega reduzidos.

Aqui estão alguns exemplos de setores que já fazem uso de impressoras 3D em seus processos:

Fábricas

A tecnologia permite que as empresas criem ferramentas, gabaritos e acessórios impressos em 3D de forma rápida e em grande escala.

Isso significa que, uma vez que as impressoras são configuradas, o processo de fabricação de peças é simplificado e o número de variações e erros diminuem significativamente.

Um exemplo do uso da impressão 3D na indústria são as montadoras de carro que utilizam componentes produzidos por meio da tecnologia em suas linhas de montagem.

Desenvolvimento de produtos

A criação de protótipos pela impressão 3D é uma das aplicações mais comuns.

Os projetos podem ser avaliados rapidamente, os protótipos funcionais simplificam o teste da usabilidade em termos práticos e o feedback pode ser rapidamente obtido pelo público alvo.

Isso também significa que os produtos são lançados no mercado com muito mais chances de sucesso.

Arquitetura e design

Uma das vantagens da impressão 3D é que as empresas podem criar modelos de seus projetos, para mostrar aos clientes ou revisar e refinar suas idéias. O PLA, por exemplo, é uma ótima alternativa para impressões mais detalhadas.

Assim o número de correções é reduzido e, consequentemente, o custo também.

Medicina e odontologia

A impressão 3D está transformando também a área de saúde, seja criando próteses personalizadas ou ajudando a explicar procedimentos cirúrgicos para pacientes.

A tecnologia também é bastante utilizada na odontologia em restaurações, próteses e até mesmo as cirurgias buco-maxilo-faciais já estão sendo amparadas pela impressão 3D.

?? Veja mais aplicações da impressão 3D na odontologia!

Como vimos, diferentes setores da indústria já adotaram a impressão 3D como parte de seus processo.

Porém, ainda há novos caminhos a serem descobertos. Acreditamos que essa é uma tecnologia fundamental para a indústria 4.0 e para os players do mercado que desejam manter-se ativos e lucrativos.

Se você também deseja implantar a impressão 3D na sua empresa, preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato para ajudar nesse processo!

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0