Low Poly, Voxelization e Voronoi: aprenda a estilizar seus modelos utilizando essas três técnicas!

Low Poly, Voxelization e Voronoi: aprenda a estilizar seus modelos utilizando essas três técnicas!

É muito comum pensarmos que para criar modelos 3D únicos precisamos conhecer programas como SolidWorks ou ZBrush. No entanto, às vezes basta uma simples alteração no modelo para criar peças com estilo low poly, voxelization e voronoi completamente diferente das que encontramos no Thingiverse ou em outros sites que disponibilizam modelos prontos.


Já pensou em estilizar seus modelos 3D, mas ainda não sabe como? O Meshmixer é a ferramenta certa para isso. Ele é um dos softwares mais úteis para editar e reparar modelos para impressão 3D. Foi desenvolvido pela Autodesk e inclui recursos como cortes, furos, adição de encaixes personalizados e muito mais.

Neste conteúdo vamos ensinar três técnicas muito simples de estilizar modelos 3D utilizando o programa Meshmixer. A primeira é o Low Poly, que é um termo bastante utilizado pelos desenvolvedores de jogos e usuários de impressão 3D para descrever a diminuição de polígonos em um objeto ou personagem tri-dimensional.

As outras duas técnicas são Voxelization e Voronoi. Voxelization de forma simplificada é o efeito do gráfico do jogo MineCraft, onde vários cubos dão formas as peças. Já o Voronoi é o efeito vazado (com vários furos) de objetos que eram sólidos.

Sem tempo para ler? Então ouça este conteúdo clicando no player a seguir:

Low Poly

Low Poly 3D recentemente tornou-se muito popular. Esse recurso é muito utilizado em videogames e ilustrações, mas também é muito comum encontrar modelos low poly em sites como o Thingverse.

No entanto, você mesmo pode criar peças com este estilo a partir de qualquer modelo 3D. Assim, você obterá peças únicas que terão exatamente as características que você deseja.

O principal do low poly é que tudo é feito com um baixo número de triângulos. Os modelos 3D já são feitos de triângulos, então temos que diminuir a quantidade deles para criar o efeito. Felizmente, existe uma função para isso no Meshmixer chamada Reduce.

O melhor de tudo isso é que utilizar essa técnica é extremamente simples e nós vamos ensinar como. Confira o passo a passo abaixo:

1. Importe o modelo 3D para o Meshmixer em Import

2. Selecione tudo pressionando CTRL + A

3. Pressione Shift + R ou selecione Edit -> Reduce no novo menu que apareceu na tela

4. Altere Reduce Target de Porcentage para Triangle Budget no menu suspenso

5. Ajuste o Tri Count ao seu gosto. Dependendo da complexidade do seu modelo, o valor ideal será entre 250-2000

6. Clique em Accept quando estiver satisfeito com o resultado

7. Exporte o modelo usando File -> Export, escolha STL como formato de arquivo

8. Fatie o modelo em seu software de fatiamento

Voxelization

Voxelization é equivalente em 3D a um pixel 2D e, assim como muitos pixels criam uma imagem, o uso de um grande número de cubos pode criar um modelo 3D.

Aprenda como fazer seguindo os passos abaixo!

1. Abra o Meshmixer e importe seu modelo na opção Import do Meshmixer

2. Selecione Edit -> Make Solid

3. Altere em Solid Type de Fast para Blocky no menu suspenso

4. Ajuste a Solid Accuracy para aumentar ou diminuir o número de cubos

5. Você terá que clicar em Update toda vez que ajustar os valores para ver o resultado

6. Clique em Accept quando estiver satisfeito com o resultado

7. Exporte o modelo usando File -> Export, escolha STL como formato de arquivo

8. Fatie o modelo em seu software de fatiamento

Voronoi

Ao contrário dos dois métodos anteriores, dependendo do seu modelo, este pode ser um pouco mais complicado de ser executado, mas o resultado é impressionante.

Confira abaixo como fazer!

1. Comece fazendo o seu modelo Low Poly no Meshmixer (siga os passos mencionados acima neste artigo). O número de triângulos escolhidos determinará o tamanho das células individuais de Voronoi.

2. Selecione Edit -> Make Pattern

3. Altere a função Pattern Type para Dual Edges no menu suspenso

4. Ajuste o Element Dimension ao seu gosto

5. Clique em Accept quando estiver satisfeito com o resultado

6. Exporte o modelo usando File -> Export, escolha STL como formato de arquivo

7. Fatie o modelo em seu software de fatiamento

Legal não é mesmo? E ainda por cima muito fácil de fazer. Agora você pode customizar peças e torná-las únicas. Assim elas terão ainda mais valor agregado e você não terá que gastar nada a mais com isso.

Caso tenha uma peça que queira estilizar e não sabe quais desses três processos vai se adequar mais a ela, que tal testar o Low Poly, o Voxelization e o Voronoi, para então descobrir?

Com este conteúdo você aprendeu algumas das possibilidades utilizando o Meshmixer, agora que tal aprender a criar encaixes personalizados utilizando esse mesmo software?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *