Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

O tracionador da impressora 3D não está funcionando! O que fazer?


8 minutos de leitura


O tracionador da impressora 3D é o componente responsável por garantir que o filamento seja direcionado corretamente para o conjunto do extrusor. Se ele falhar, toda a impressão será comprometida!


Aqui no Blog de Impressão 3D da 3D Lab nós já falamos sobre vários componentes e conjuntos das impressoras 3D. Uma peça que é fundamental e às vezes não recebe a atenção adequada é o tracionador da impressora 3D.

Se o filamento não for movimentado corretamente até o extrusor, simplesmente a impressão será perdida! As causas para essa falha são várias, assim como as soluções.

Foi por isso que escrevemos este artigo. Mostraremos como você pode detectar cada problema e as medidas necessárias para a solução completa. Confira!

Antes de qualquer coisa… o que é o tracionador da impressora 3D?

tracionador da impressora 3d
Esquerda para direita: direct drive com redutor; direct drive; bowden

O tracionador da impressora 3D é o conjunto de um motor de passo e roldana que movimentam o filamento no sentido do extrusor.

Nas impressoras 3D atuais, o tracionador pode estar em duas posições: acoplado no carro extrusor (direct drive) ou distante dele (bowden), conectado por um tubo plástico.

A regulagem do tracionador vai depender dos parâmetros de impressão, ou seja, velocidade de impressão e também retract, que é o movimento contrário do filamento, quando ele precisa ser retraído.

Além disso, há também a regulagem da distância entre a engrenagem conectada ao motor com a roldana, gerando mais ou menos pressão no filamento.

Como detectar problemas nessa peça?

O tracionador da impressora 3D precisa trabalhar muito bem com o conjunto extrusor. Ele não pode deixar faltar material e nem tracionar mais do que o necessário. É um trabalho em linha direta que precisa estar sincronizado.

Para detectar algum problema há algumas técnicas. Falaremos delas agora!

Motor extrusor “clicando”

Um som bastante comum que você pode ouvir quando houver um problema no tracionador da impressora 3D é de um “click”. Isso será o motor do extrusor pulando passo.

Esse “click” mostra que a força para tracionar o filamento é maior do que a capacidade do motor.

Nesse caso, a detecção e solução podem ser:

  • filamento deformado: retire o filamento e verifique sua geometria. Se houver uma deformação grande, com uma retirada de material, diminua a pressão de tracionamento, afastando a engrenagem da polia. Caso contrário, se o filamento estiver com uma marca leve, aumente a pressão aproximando os dois componentes;
  • impressão com muitas retrações: algumas impressões precisam de muita retração do filamento em curto espaço de tempo. Nesses casos, recomendamos reduzir a quantidade de retrações ou o comprimento dela, deixando-as menos agressivas;
  • dificuldade de movimentação do filamento no caminho: entre o carretel e o tracionador não deve haver obstáculos que dificultem o movimento. Se o extrusor for do tipo bowden, verifique se o filamento está com alguma dificuldade na passagem. Não deve haver dobras. Observe também se o carretel do filamento consegue deslizar livremente no suporte, sem resistência excessiva;
  • desgaste do tubo PTFE: nos extrusores que contam com tubo PTFE é necessário avaliar a condição desse tubo. Com o desgaste natural do uso ele pode deformar e dificultar a passagem, causando atrito. O corte desse tubo também deve ser observado. Não o faça em ângulos, pois pode acumular material fundido nesse espaço e gerar o atrito;
  • bico entupido: se o bico da impressora estiver entupido o tracionador continuará tentando empurrar filamento, até o momento que ele vai “roçar” o material, fazendo com que a engrenagem gire em falso. Nesse caso você precisa desentupir o bico, retirando qualquer resíduo que impeça a passagem.

Tubo bowden desgastado

Se você achar que o problema no tracionador da impressora 3D está sendo gerado no tubo bowden, faça as seguintes observações:

  • verifique se há resíduos dentro do tubo bowden;
  • a superfície interna do tubo foi desgastada e pode estar aumentando o atrito na passagem;
  • o raio de curvatura do tubo é alto. Considere um tubo mais longo ou deixe ele mais reto;
  • o tubo não está bem encaixado ou a ponta dele foi cortada em ângulo. Nesse caso, qualquer lacuna pode acumular resíduos e interromper o fluxo de material.

Motor não está “clicando”, mas não sai filamento

Como falamos, uma das formas de detectar se há um problema no tracionador da impressora 3D é ouvir se há um som de “click” sendo feito. Porém, mesmo se esse efeito não acontecer, pode haver o problema e o filamento não ser empurrado.

Caso esse seja o seu caso, faça o seguinte:

  • retire o filamento e observe se ele está “cavado”, ou seja, se a engrenagem retirou material do filamento e não há mais ponto de atrito, fazendo com que ela gire em falso, sem movimentar o material. Caso isso se confirme, retire essa parte e coloque uma nova área de filamento. Observe se o funcionamento voltará ao normal;
  • se o problema anterior voltar a acontecer com uma nova área do filamento, faça a regulagem da tensão gerada entre a engrenagem do motor e a polia;
  • verifique também os dentes da engrenagem. Analise se eles estão gastos e se ela precisa ser trocada;
  • faça as mesmas avaliações já mencionadas em itens anteriores no tubo bowden.

O tipo de filamento interfere na tensão do tracionador?

Um ponto que não podemos nos esquecer é de qual material está sendo usado na impressão. Quanto mais “macio” for o material, maior deverá ser a pressão exercida entre a engrenagem e a polia.

Aumente a pressão para:

  • Flex;
  • PLA Flex;
  • Wood;
  • PLA Condutivo.

Pressão média:

  • PLA;
  • ABS;
  • PETG;
  • HIPS;
  • Tritan;
  • Nylon.

Então, pudemos ver neste artigo que o tracionador da impressora 3D é um componente fundamental e caso ele não esteja funcionando corretamente a sua impressão será interrompida ou terá grandes falhas.

Tenha muita atenção com cada dica que mostramos, as maneiras de detectar os problemas e as soluções propostas.

Publicado em:
13/11/2020

Comentário (3)

  • Eduardo Levy Macedo

    Infelizmente nada disso resolveu meu problema. O bico está desentupido e ao colocar o filamento, desce normalmente pela extrusora. Quando coloco para funcionar e imprimir, a tracionadora fica como se estivesse travada, faz tentativas de girar mas não gira e não sai filamento. Não sei o que fazer. Aconteceu só final da impressão de uma caixa após 5h.

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Reconhecida como a melhor empresa de impressão 3D do Brasil. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
Compre aqui!