Impressão 3D na educação: como as impressoras 3D ajudam na formação de pessoas

Impressão 3D na educação: como as impressoras 3D ajudam na formação de pessoas

A impressão 3D na educação vem trazendo grandes mudanças e uma melhor experiência aos alunos. Imagine tudo que essa tecnologia pode agregar no aprendizado dos alunos. Criação de peças, inserção em processos de fabricação, estímulo para desenvolver a criatividade, autonomia e muito mais!


Utilizar a impressão 3D na educação tem se mostrado uma grande oportunidade. Na verdade, os educadores vivem sempre em busca de novas maneiras de estimular seus alunos no aprendizado, além de acompanhar as novidades e tecnologias que são lançadas.

Contar com uma impressora 3D na sala de aula permitirá que os alunos tenham acesso a essa tecnologia que promete mudar os processos de fabricação nos próximos anos.

Assim, os jovens estarão bem preparados para o mercado de trabalho no futuro.

Vamos conferir como a impressão 3D pode ajudar na educação? Leia este conteúdo e tire suas dúvidas!

O que representa a impressão 3D na educação?

Professores e responsáveis pelo ensino vivem em busca de novas práticas e ferramentas para tornar as aulas mais interativas e, com isso, engajar mais os alunos, fazer com que eles participem mais das aulas e se interessem pelos assuntos levantados.

Uma aula dinâmica, com atividades que inserem os alunos no tema, certamente pode apresentar melhores resultados do que aquela mais tradicional, em que o aluno só copia tudo o que o professor escreve no quadro.

Portanto, entender o que é impressão 3D e como ela pode ser aplicada na educação promete ser um verdadeiro divisor de águas!

Os professores podem usar a máquina para estimular os alunos a pensarem em projetos, peças, soluções de problemas e muito mais! Com um mundo cada vez mais digital, entender as novas necessidades é fundamental no processo de formação.

Muitas escolas estão investindo em disciplinas de programação desde os primeiros passos dos alunos. A cidade de São Paulo saiu na frente e está investindo em novos equipamentos de informática para a rede municipal de ensino, entre os equipamentos estão impressoras 3D.

No ano passado, 2018, a prefeitura assinou um acordo com o Ministério da Educação (MEC) gerando um repasse de R$26,9 milhões para a compra dos materiais.

242 escolas do ensino fundamental serão atendidas e isso representa mais de 228 mil alunos com acesso a laboratórios digitais. Um grande passo para um futuro promissor!

Quais são os benefícios?

Utilizar a impressão 3D na educação tem vários benefícios. Vejamos alguns deles a seguir:

Incentivo à criatividade

Você já imaginou o grande incentivo à criatividade que uma impressora 3D pode gerar dentro de uma sala de aula?

Os jovens serão estimulados a criarem seus próprios projetos, desde a concepção até o objeto final. Esse conhecimento pode representar um ganho enorme para toda a vida da pessoa, não só pessoal, mas também profissional.

A criatividade aliada às técnicas de impressão permitem a fabricação de projetos únicos, exclusivos e incríveis!

Alto poder de demonstração

Pergunte para qualquer professor: você quer conhecer uma ferramenta para aumentar o engajamento dos alunos nas aulas? Eu aposto que a resposta será sim!

A participação dos alunos na aula aumenta o rendimento, melhora o entendimento e aprendizado, além de estimular diversas características pessoais, como a habilidade de comunicação.

Com a impressão 3D você oferece ao jovem a possibilidade de ele se tornar o protagonista, de criar seus objetos, brinquedos, peças e o que mais a imaginação permitir.

Que tal estudar física analisando os efeitos de temperatura em uma peça impressa? Ou então imprimir uma peça que demonstre o relevo de uma região durante a aula de geografia!

Proponha um desafio aos seus alunos. Tire-os da zona de conforto e estimule-os a criarem novas ideias!

Maior autonomia aos alunos

Outro forte benefício é a autonomia que uma impressora 3D pode fornecer aos alunos. Eles terão poder de criar as peças, projetá-las e fazer a impressão, de acordo com suas ideias. Isso para o aprendizado é fantástico e pode ter resultados futuros bem expressivos.

Prática aliada à teoria

Uma forma de aumentar a fixação dos conteúdos passados na sala de aula é aliar prática e teoria. Na Alemanha, a escola de ensino médio A. MacArthur Barr desenvolveu uma competição bem interessante.

O professor de tecnologia propôs aos seus alunos uma disputa em formato de corrida com carrinhos construídos pelos alunos. Eles tinham uma impressora 3D para criar as peças.

Os carros foram projetados, impressos e testados na competição. Todo esse processo foi desenvolvido pelo aluno e, no final, o professor pôde explicar todos os efeitos envolvidos e as influências no resultado da corrida. Tenho certeza que esses jovens jamais esquecerão dos ensinamentos dessa aula!

Cria novas possibilidades

A impressão 3D na educação permite que novas possibilidades sejam criadas. Duvida? Vamos ver outro exemplo então.

No Japão, uma escola especializada para alunos com tipos de deficiência visual promoveu a impressão 3D como uma forma de permitir que as crianças pudessem sentir e tocar os objetos. Os alunos escolhiam, por meio de um painel interativo, um animal.

A impressora 3D então cria a peça e aquele aluno pode tocar o objeto, entendendo melhor suas características, dimensões e formas.

Esse é um exemplo que de como essa tecnologia também pode ser inclusiva, agregando possibilidades até então não pensadas ou exploradas.

Preparação para o futuro mercado

Por fim, também devemos pensar no futuro dos jovens! As empresas, profissões e necessidades do mercado estão mudando constantemente. Para manter a evolução precisamos preparar os jovens para o futuro.

A impressão 3D é uma tecnologia que promete mudar cenários até então considerados como intocáveis. Os processos de fabricação de peças, por exemplo, já estão substituindo a pesada ferramentaria por impressoras 3D.

Os novos profissionais que começarem a conhecer essa tecnologia na escola primária com certeza estarão saindo na frente e construindo uma base sólida para a carreira.

Consideramos, ainda, que a impressão 3D pode envolver diversas habilidades. Não é só o fato de usar a impressão 3D na educação, mas sim estimular novos conhecimentos aos alunos!

Quais são os primeiros passos para implantar a impressão 3D na educação?

Então, se você quer explorar a tecnologia de impressão 3D na educação, o primeiro passo para isso é entender realmente o que é impressão 3D. Como ela funciona, os equipamentos, insumos e tudo o que está relacionado.

Portanto, a capacitação em impressão 3D é fundamental para quem quer ingressar na tecnologia. Seja para propagar conhecimento ou para explorar ao máximo o que a impressão 3D tem a oferecer.

Aqui na 3D Lab nós temos o maior Blog de impressão 3D do Brasil, com atualização semanal, cheio de novidades e conhecimentos. Então, sugiro que acompanhe nossas postagens.

Escolher qual impressora 3D comprar não é uma tarefa simples. Precisamos analisar corretamente a aplicação, o objetivo com a máquina, o tipo de peças que serão produzidas e, claro, o investimento disponível.

Para que você encontre o modelo ideal, consulte um de nossos especialistas. Basta preencher o formulário abaixo e vamos entrar em contato para entender melhor a sua necessidade e indicar a impressora 3D ideal para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *