Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Movimento maker e a impressão 3D


8 minutos de leitura


O movimento maker é formado por uma cultura colaborativa que incentiva qualquer pessoa a criar soluções para seu consumo. A impressão 3D impulsiona e torna o movimento maker ainda mais democrático e transformador. Entenda essa relação e como você pode fazer parte disso.

________________________________________________________________________________

Provavelmente você já ouviu falar no movimento Maker, ou até mesmo, de alguma forma, fez parte da cultura maker.

Calma, vamos te explicar!

A cultura maker é formada pela ideia de que qualquer pessoa pode criar, arrumar, fabricar e produzir diferentes tipos de objetos com suas próprias mãos. Podemos dizer que o “Do it yourself” (faça você mesmo), que viralizou no Brasil com vídeos que ensinam as pessoas a fazerem (praticamente) qualquer coisa, faz parte do movimento Maker.

A impressão 3D e o movimento maker estão intimamente ligados, isso porque, como sabemos muito bem, graças às impressoras 3D conseguimos criar uma infinidade de objetos que antes eram, necessariamente, comprados.

Entenda qual a relação da impressão 3D com o movimento maker e como você pode fazer parte disso!

O que é o movimento Maker?!

O que é o movimento Maker?!

O movimento Maker é uma cultura que valoriza a capacidade do indivíduo de ser criador e desenvolvedor das coisas que consome. Por isso, tem como uma de suas principais premissas a aprendizagem de modo informal, compartilhada publicamente com a intenção de ajudar toda a comunidade maker a se divertir enquanto cria. 

Um misto de tecnologias inovadoras (é aí que entra a impressão 3D!), eletrônica, marcenaria, costura e o que mais puder ajudar o criador a conseguir fazer o objeto que deseja ganhar vida.

Tudo isso com um acréscimo muito especial de paixão por criar e o entusiamos pelo novo! É assim que o movimento maker se forma e ganha seguidores no mundo todo. Inclusive, existem feiras focadas no cultura maker que reúnem milhares de pessoas.

Se antes os inventores eram como víamos em filmes: gênios ou cientistas malucos que viviam em seus quartos e laboratórios sozinhos, hoje a tecnologia aproxima os criadores e faz com que a cultura do compartilhamento seja cada dia mais poderosa e potencializadora de resultados.

Makers: quem são e aonde vivem?

 

Makers: quem são e aonde vivem?Qualquer um pode ser um maker! Sendo assim, os makers estão em todos os lugares, desde casas até laboratórios de criação, faculdades e empresas.

Isso mesmo, muitas empresas já trabalham com a ideia da cultura maker, produzindo seus próprios protótipos, reduzindo e otimizando custos. Nesse artigo você pode entender um pouco mais sobre isso.

Como dissemos existem espaços colaborativos prontos para dar o suporte que qualquer maker precisa. Os “hackerspaces” e “makerspaces” são lugares que reúnem adeptos da cultura maker e ainda contam com impressoras 3D e outros equipamentos de criação tecnológica para possibilitar o desenvolvimento e criação das obras.

Cada dia mais esses espaços se tornam populares e democratizam o uso de tecnologias em prol da inovação e da arte de criar, mesmo para quem não possui conhecimento técnico.

Apesar de ser mais recorrentes em países desenvolvidos, eles começam a ganhar espaço também no Brasil, com unidades em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre Recife e até em Santa Catarina.

Um dos grandes diferenciais do movimento maker é justamente a comunidade colaborativa que o forma. Pessoas que procuram sempre ajudar, compartilhar e multiplicar seus conhecimentos para que todos consigam ter sucesso em suas criações.

A riqueza da cultura maker está não só no acesso às tecnologias e recursos, mas, principalmente, no conhecimento dos outros makers.

Assim, inventores estão se unindo para experimentar e cooperar mutuamente, além de absorver e distribuir conhecimento em redes sociais, grupos e comunidades online.

Essa é a essência da cultura maker: um ecossistema que se nutre da colaboração e da inovação tecnológica para possibilitar que cada vez mais pessoas sejam criadoras de suas necessidades.

 

Impressão 3D e o movimento Maker

Impressão 3D e o movimento Maker

A impressão 3D é uma tecnologia essencial no movimento maker, isso porque ela possibilita a materialização de uma ideia de forma prática e rápida (se comparado às formas mais tradicionais de produção).

As impressoras 3D realmente ganham destaque em ambientes de criação. A versatilidade dos materiais utilizados na impressão 3D  tem tudo a ver com a cultura maker. Isso porque, além de possibilitar criação de diferentes objetos, também faz com que eles possam ter diferentes funções.

É indiscutível que as impressoras 3D estão impulsionando e democratizando, ainda mais, o movimento Maker. A transformação gerada pela impressão 3D já é vista e reconhecida nas indústrias e agora também é base da mudança cultural com foco na criação de soluções por qualquer pessoa.

A transformação gerada por essa tecnologia já é vista nas linhas de produção de empresas, mas agora é hora também para ser o fio condutor da mudança cultural com foco na criação de soluções por qualquer pessoa.

DICA: Se você gosta de Reality Shows pode acompanhar o “Batalha de Makers”: um programa que incentiva a criação e utiliza as mais variadas tecnologias para testar os participantes em competições que exigem conhecimento e habilidades criativas para resolver os problemas que são propostos. Vale a pena assistir 😉 

Impressão 3D e o movimento Maker

 

Qual o futuro do movimento maker?

 

Qual o futuro do movimento maker?Um dos motivos para o movimento maker ser tão especial e promissor é que ele não se limita à idade e nem à áreas de atuação.

Vamos repetir: qualquer um pode ser um maker, inclusive você!

O movimento maker e a impressão 3D estão provocando uma radical transformação na maneira como as empresas, profissionais, empreendedores, estudantes e pessoas se relacionam com as novas tecnologias e com sua própria criatividade.

Acreditamos que o futuro do movimento maker é também o futuro de toda a sociedade, na qual a cultura colaborativa terá mais valor e ganhará proporções exponenciais. A cultura maker é também sobre ter uma maior consciência de consumo e conseguir ser você o produtor das soluções que precisa.

No mundo em que vivemos é essencial que sejamos agentes transformadores e criadores de uma realidade mais democrática, sustentável e acessível para todos.

O movimento maker é sobre: compartilhar, aprender, criar e solucionar! O movimento maker é sobre o futuro que já está acontecendo!

Se você quer fazer parte do movimento Maker e começar a criar suas próprias soluções, nós podemos te ajudar! É só completar o formulário abaixo que nosso time de especialistas entrará em contato

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0