• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

impressão 3D colorida

É possível fazer uma impressão 3D colorida? Descubra agora!

A tecnologia de impressão 3D realmente revolucionou e vem mudando a forma de fabricação de peças e protótipos. Mas, é claro que como qualquer outra ferramenta, existem limitações. Um desses limites está na utilização de cores variadas para uma impressão 3D colorida.

A maioria das impressoras 3D fabricadas e vendidas no mercado apresentam somente um extrusor. No entanto, existem maneiras práticas de burlar esse limite, criando peças impressas coloridas ou até mesmo com mais de um material.

Criamos este artigo mostrando 4 diferentes maneiras de fazer uma impressão 3D colorida e que você pode aplicar agora mesmo. Confira!

Utilizando duas extrusoras para imprimir com mais de um filamento

Se você quiser imprimir um objeto com mais de uma cor de filamento ou materiais diferentes, isso é um pouco mais complicado do que imprimir uma peça monocromática. Para isso você pode usar duas ou mais extrusoras. Cada uma com cor diferente de filamento, então você poderá imprimir uma peça em vários tons.

A extrusão dupla é quando você imprime com múltiplos filamentos ou materiais. Com uma impressora que possui duas ou mais extrusoras, você pode misturar materiais, fazendo camadas alternadas de cor ou apenas partes em cores diferentes.

Porém, é importante lembrar que o projeto para ser impresso em uma impressora com duas ou mais extrusoras deve ser adaptado para isso. Não basta colocar duas cores de filamentos na impressora e achar que o projeto automaticamente vai ser impresso em duas cores.

Além disso, a extrusão com mais de uma cor implica em alguns cuidados. O tempo de impressão, por exemplo, pode se tornar elevado. Quando um extrusor estiver operando, o outro deve ser resfriado para que o filamento não escorra. Na troca, o bico em baixa temperatura deve ser aquecido e o outro resfriado.

impressão 3D colorida

O ideal, e que tende a se tornar uma realidade, é que se tenha conjuntos independentes, imprimindo a mesma peça.

Impressão 3D colorida e uma única extrusora

Ter uma impressora com apenas uma extrusora não significa que você só poderá imprimir peças monocromáticas ou que terá que comprar uma nova impressora. Basta seguir o passo a passo abaixo que você poderá realizar uma impressão 3D colorida sem dor de cabeça.

Etapa 1: Encontre a altura da camada

Dependendo do seu projeto, diferentes valores da altura da camada podem ser usados. Definir esse número desde o início é importante porque ajudará você a projetar seu modelo 3D para ter pontos de início e parada previsíveis. Como exemplo, suponha que você utilize uma resolução da camada de 0,25 mm, e certifique-se de que todas as nossas medidas no eixo Z são divisíveis por este número, ou seja, 0,50; 1,75; 2,00.

Etapa 2: Faça seu modelo 3D

impressão 3D colorida

Exemplo: moeda impressa com duas cores de filamento

Use seu software CAD favorito para criar um modelo 3D, mas lembre-se de manter a altura da sua camada sempre em mente.

Neste exemplo será utilizado fundo listrado em uma moeda. As tiras são de 1,00 mm de altura, a face é de 3,00 mm e o anel externo é de 0,50 mm extra. Como já dito, todos os valores são divisíveis pela altura da camada que é de 0,25 mm.

Com o modelo finalizado, exporte como um STL.

Etapa 3: Importar para o Slice

impressão 3D colorida

Utilizando o Simplify3D para o fatiamento (o processo é semelhante para os outros softwares) importe o arquivo STL gerado anteriormente e defina as configurações de impressão.

Etapa 4: Gerar G-Code

A fase mais importante na impressão com mais de uma cor é a maneira que o fatiador tenta iniciar uma impressão acima da mesa.

Use o bloco de notas para abrir o arquivo de impressão. Pesquise com Ctrl+F por Z = 1. Acima dessa linha digite o seguinte código:

M84 S0

G91

G1 Z5 F6000

G90

G1 X100 Y0

M83

M25

G92 E0

M25

G92 E0

G90

M82

Gcode

Salve o arquivo e o transfira para a impressora através do cartão de memória.

Etapa 7: Imprimindo as partes

impressão 3D colorida

impressão 3D colorida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que você já fez a parte mais difícil da configuração é só iniciar a parte mais divertida da impressão. Primeiro, carregue o filamento da sua base e execute o Gcode. Assim que a impressão pausar, lembre-se de não retirar sua peça da mesa. Em seguida, mude seu filamento para a cor da parte superior e execute o Gcode novamente. Fácil né?

Quer utilizar mais do que duas cores? Você pode usar essas etapas para fazer quantas cores desejar. Os únicos passos a mais são adicionar pausas as suas seções intermediárias.

Imprima com mais de uma cor usando a peça de sacrifício

Existe uma maneira para impressão 3D colorida que não necessita de pausa na impressão e nem de configurações extras para a troca de cor. Consiste em uma impressão com peça de sacrifício.

Para essa técnica basta criar além do artigo que quer imprimir um objeto secundário que servirá como peça de sacrifício. Essa peça que será descartada posteriormente não necessita ser do mesmo tamanho da peça principal pode ser apenas uma torre — assim você não desperdiçará tanto filamento.

A única função desse objeto secundário é realmente servir de sacrifício! Pois é no momento da impressão dele que você deverá efetuar a troca do filamento por um de outra cor. Quando a impressão retornar para a peça principal você já terá uma nova cor de filamento sem pausar o processo.

A desvantagem desse método é que é necessário ficar de olho para não perder o timing da troca de cores. Além disso existe o desperdício de filamento, pois a peça de sacrifício é descartada após a impressão.

Impressão 3D multimaterial

Nem sempre a sua peça impressa necessita ser modelada de maneira inteiriça. Você já pensou em criar as partes de acordo com a cor que deseja imprimir cada uma delas? Sim, essa é outra maneira de obter uma impressão 3D colorida!

Basta criar e imprimir o seu modelo por partes. Como exemplo, imprimimos o Mike Wazowski. O modelo possui quatro partes com mudanças de cor, portanto ele foi impresso em quatro etapas.

Primeira parte: corpo do personagem

impressão 3D colorida

 

 

 

 

Parte impressa com PLA Verde Limão da 3D Lab.

 

 

 

 

Segunda parte: parte externa do olho (esclerótica)

impressão 3D colorida

 

 

 

 

Parte impressa com PLA Branco da 3D Lab.

 

 

 

 

Terceira parte: parte intermediária do olho (íris)

impressão 3D colorida

 

 

 

 

Parte impressa com PLA Verde Limão da 3D Lab.

 

 

 

 

Quarta parte: parte central do olho (pupila)

impressão 3D colorida

 

 

 

 

Parte impressa com PLA Preto da 3D Lab.

 

 

 

 

Peça final

Após a impressão de todas as partes do modelo basta encaixá-las. Super prático, não é mesmo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse modelo está disponível no Thingiverse, assim como vários outros. É só procurar por “multi-material”.

Então seja utilizando uma impressora com duas ou mais extrusoras ou uma impressora com apenas uma e fazendo a troca de filamentos de forma manual ou por encaixe posterior das peças, você não tem mais desculpas para não realizar uma impressão 3D colorida por achar complexa demais ou extremamente trabalhosa.

Então agora que você já sabe que é possível imprimir peças coloridas e as várias formas de fazer, que tal descobrir qual é a sua impressora ideal?

7 Respostas

    1. Sérgio

      Olá, Spencer! Tudo bem?

      Ótimo saber que nossos conteúdos estão lhe ajudando! Nosso objetivo é exatamente esse.

      Qualquer dúvida ou sugestão, estamos à disposição!

    1. Suporte 3D LAB

      Boa tarde Joao,

      Obrigado pela pergunta. Seria abrir o arquivo gcode (gerado pelo fatiador) com o Bloco de Notas e editar as linhas conforme informado.

  1. Diego

    Olá, excelente conteúdo, só explicaria melhor o código, pq digitar o Z=1, para que serve cada um daqueles códigos, no caso de mais camadas é só colocar Z=2, Z=3, ou esse 1 é referente a camada que se quer parar?
    Assim as pessoas não fazem só pq falaram para fazer assim, elas vão saber o pq de fazer assim.
    Abraço.

    1. Suporte 3D LAB

      Boa tarde Diego,

      Obrigado pela pergunta. O Z=1 significa que você quer realizar a troca quando o eixo Z estiver no 1mm ou seja, no ponto que se quer parar e realizar a troca do filamento. Para pausar em outra altura, basta colocar Z=3 que irá parar em 3mm por exemplo. Para fazer mais paradas, basta copiar o codigo novamente em outro ponto do Gcode. Quanto a explicação dos códigos, vamos alterar sim. Obrigado pela dica.

      Pode contar conosco, qualquer dúvida estamos à disposição.

Leave a Reply