Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

A importância da impressão 3D para modeladores!


8 minutos de leitura


O trabalho dos modeladores 3D vem ganhando cada vez mais atenção, seja no ramo orgânico ou em projetos paramétricos. Nesse sentido, a impressão 3D vem ajudando a materializar e aumentar o valor agregado do trabalho!


Os modeladores 3D são profissionais que estão bem valorizados no mercado de trabalho. A tecnologia de impressão 3D vem abrindo portas para quem domina os principais softwares de modelagem, seja SolidWorks, Fusion 360, Autocad 3D ou até mesmo o SketchUp.

Se você é um modelador, aprender a trabalhar com impressão 3D pode criar novas oportunidades de trabalho. Por isso, criamos este conteúdo para mostrar a importância da impressão 3D para modeladores. Confira!

Quem usa impressão 3D precisa saber modelar?

Modeladores 3d e impressão 3D

 

Essa é uma pergunta que vai abrir o nosso conteúdo, pois constantemente a recebemos!

Uma impressora 3D é capaz de criar praticamente qualquer objeto, seja pela tecnologia de fusão e deposição de material (FDM) ou pela impressão com resina (SLA, DLP ou LCD).

Existem vários sites com milhares de arquivos gratuitos e prontos para impressão. O Thingiverse é o mais popular entre eles. Basta você acessar, escolher o arquivo que deseja e baixar, de forma simples e gratuita.

 

Confira a lista com 24 sites para baixar modelos grátis para impressão 3D!

 

Porém, dessa forma você sempre será refém de achar um arquivo pronto. Quando quiser algo personalizado, não terá!

É pensando nessa demanda que indicamos o aprendizado de um software de modelagem 3D. Quem usa impressão 3D não necessariamente precisa saber modelar, mas se souber, será um grande diferencial, pois vai poder explorar melhor a tecnologia.

O que é possível imprimir?

PRATICAMENTE TUDO! Mas, para não deixar tão vago, vamos mostrar algumas imagens de projetos que viraram realidade com a impressão 3D:

8. Plantygon

  

 

Quais softwares de modelagem podem ser usados na impressão 3D?

A lista de softwares de modelagem compatíveis com a impressão 3D é bem extensa. Para escolher a melhor opção você deve avaliar o tipo de peça que deseja criar e o nível de conhecimento que você tem com a ferramenta.

modeladores 3d Inventor

O Inventor, software desenvolvido pela Autodesk, é ideal para criação de protótipos funcionais. Ele é muito usado na indústria automotiva para avaliar o comportamento mecânico de conjuntos e seus componentes.

modeladores 3d Quais softwares de modelagem podem ser usados na impressão 3D?

 

Já o Autocad é muito conhecido por desenhistas que utilizam a ferramenta em duas vistas, ou 2D. Porém, a versão em 3D também é usual. A área civil utiliza bastante esse software e pode ser uma boa opção se você já tem a usabilidade em duas dimensões.

Conheça 10 dos melhores softwares de modelagem para impressão 3D!

Agora, se você quer ser um modelador 3D na área orgânica, criando personagens, o Blender é uma excelente opção. Ele permite não só criar a modelagem, mas também animações, texturização e até edição de vídeo.

Qual é a melhor impressora 3D para um modelador?

modeladores 3d

Para acertar na escolha da impressora 3D é preciso analisar alguns pontos. O primeiro e mais crítico é o tipo de peça que você deseja criar.

Quando falamos de impressão 3D temos que saber que há diferentes tipos. Os principais e mais populares são o FDM e LCD.

O modelo FDM compreende as impressoras que utilizam filamento para criar as peças. Elas são as mais populares e as máquinas de entrada têm preços acessíveis, em torno de R$2 mil. Normalmente a área útil dessas impressoras é mais ampla e pode-se ter uma resolução mais fina, entre 0,05mm e 0,4mm na altura das camadas.

modeladores 3d Ender 3

Como referência, podemos analisar a Ender 3, uma das impressoras 3D mais vendidas no mundo e que entrega alta qualidade com preço baixo. Sua área de impressão é de 220 x 220 x 250mm.

Já as impressoras 3D LCD são mais novas. Elas usam resina líquida como matéria prima. A área de impressão é bem pequena quando comparamos com os modelos FDM, mas aqui a resolução é ainda mais fina, entre 0,025mm e 0,1mm.

modeladores 3d photon s

A máquina LCD que vamos analisar é a Anycubic Photon S. Ela vem chamando muita atenção pela alta qualidade das peças impressas e facilidade de utilização. Sua área de impressão é de 115 x 65 x 165mm.

Então, se você deseja imprimir peças maiores, que sirvam como protótipos funcionais e que necessitem de características especiais, como resistência mecânica, térmica ou química, escolha uma impressora 3D FDM.

Mas se você deseja imprimir peças mais detalhadas, menores e que não sejam submetidas a esforço mecânico, as impressoras 3D LCD podem servir melhor.

Como começar a modelar em 3D?

modeladores 3d Como começar a modelar em 3D?

Se você está interessado em se tornar um profissional modelador 3D é preciso muito estudo e conhecimento dos softwares.

Você pode buscar cursos profissionalizantes, ou mesmo iniciar seus estudos com material disponível na internet, seja em blogs especializados ou canais do YouTube sobre o assunto.

Como começar a usar uma impressora 3D?

Para quem deseja começar a utilizar uma impressora 3D o caminho também se inicia pela busca de conhecimento. Não adianta simplesmente comprar uma máquina, mas não saber como usá-la, suas limitações e capacidades.

Recomendo fortemente o investimento em um curso de impressão 3D para que você consiga explorar melhor essa tecnologia e extrair dela tudo que é possível.

Então, espero que neste conteúdo você tenha compreendido um pouco sobre a importância da impressão 3D para modeladores e os resultados possíveis.

Agora, quero saber a sua opinião: você acha que a impressão 3D é fundamental para os modeladores? Comente este post e participe dessa discussão!

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0