Ideias para imprimir – Capítulo 5

Ideias para imprimir – Capítulo 5

No quinto capítulo do Ideias para Imprimir falaremos sobre um dos problemas mais temidos pelos usuários de impressão 3D que utilizam filamento ABS: o WARPING!

Mas o que significa dizer que sua peça “deu warping”?

Sempre que alguma parte da peça começa a desprender da mesa e deformar, você tem uma impressão 3D com warping.

Esse problema ocorre pelo seguinte motivo: quando a impressão começa as camadas inferiores estão próximas à mesa, recebendo calor dela. Então, elas permanecem aquecidas durante toda a impressão. As camadas que acabam de ser formadas também recebem o calor do extrusor e, conforme o conjunto extrusor se afasta, essas camadas se resfriam.

As camadas intermediárias (que estão afastadas da mesa e também afastadas do bico) começam a resfriar, sempre das extremidades para o centro. Esse resfriamento gera contração, fazendo com que essa camada puxe as inferiores no sentido central da peça. Quando isso acontece falamos que a peça “deu warping”.

Um dos principais agravantes desse problema é a impressão com filamento ABS em impressoras 3D abertas, ou quando há algum resfriamento forçado no ambiente, como ar condicionado ventilando direto na peça. Em impressoras fechadas isso também pode acontecer, principalmente quando há alguma abertura que possibilite essa troca de calor.

Pensando nisso fizemos o teste de imprimir uma peça com filamento ABS em uma impressora aberta e a mesma peça em uma impressora fechada.

Ficou curioso para conferir os resultados obtidos? Assista ao vídeo do quinto capítulo do Ideias para Imprimir!

Acompanhe o nosso quinto projeto do Ideias para Imprimir!

Gostou da ideia e quer testar agora mesmo? Veja o link para baixar a peça e onde encontrar os materiais utilizados!

BAIXAR O STL DA PEÇA

IMPRESSORA 3D FORCE ONE

ABS P. MARROM DA 3D LAB

ABS P. VERDE LIMÃO DA 3D LAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *