O que você ainda NÃO sabe sobre o coronavírus!

O que você ainda NÃO sabe sobre o coronavírus!

Estamos vivendo um momento de grande preocupação mundial. O cenário de pandemia requer muitos cuidados e ações de toda população para minimizar os riscos. Talvez, a principal ação que podemos tomar é a educação e, por isso, hoje vamos deixar a impressão 3D um pouco de lado e entender melhor sobre o coronavírus.


Antes de começarmos o nosso conteúdo quero adicionar uma nota: tome cuidado com as informações que você repassa, principalmente de grupos de WhatsApp.

Há muitas informações falsas circulando na internet e devemos evitá-las para não gerar ainda mais pânico em toda a população. O cenário é muito sério e precisa de ações, mas ações certas! Antes de encaminhar um vídeo, imagem ou texto, certifique-se de que a informações é verdadeira e a fonte confiável.

Afinal, o que é o Coronavírus?

A doença de Coronavírus, ou Covid-19, foi descoberta em 2019 em Wuhan, na província de Hubei, China. No dia 31 de Dezembro de 2019 foram relatados vários casos similares a pneumonia. A OMS (Organização Mundial de Saúde) logo foi acionada.

Uma semana após essa descoberta, a OMS, junto com especialistas de todo o mundo, identificaram uma nova forma de vírus, com o nome oficial de Sars-CoV-2, causador de doença respiratória de nome Covid-19.

Apesar de várias teorias de conspiração dizerem que esse vírus pode ter sido gerado em laboratório, isso não é verdade!

Um estudo de cientistas dos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra concluiu que esse vírus tem origem natural. Esse estudo levou em consideração a estrutura do vírus e algumas características, as quais não poderiam ter sido criadas em laboratório.

Como ele é transmitido?

Um dos grandes problemas desse vírus, além de seus graves efeitos, é o alto poder de transmissão. Sua estrutura tem alta finalidade com as células receptoras humanas.

As formas de transmissão do vírus são:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como um abraço ou aperto de mãos;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

IMPORTANTE: o período de transmissão viral ocorre enquanto persistirem os sintomas, mas é possível que ocorra a transmissão mesmo com a ausência desses sintomas.

O tempo de incubação do vírus (tempo entre contágio e aparecimento dos sintomas) pode ser de um a 14 dias, mas o mais comum são 5 dias.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas do Coronavírus podem variar caso a caso. Os mais comuns para os casos menos graves são:

  • febre acima de 37°C;
  • tosse seca ou com secreção.

Já para os casos mais graves os sintomas também podem ser:

  • falta de ar, com dificuldade para respirar;
  • insuficiência renal.

 

sintomas do coronavírus

 

Outros sintomas possíveis, apesar de mais raros, são dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

Como se prevenir?

 

coronavírus

O que é verdade e o que é mentira sobre o Coronavírus?

Cães e gatos podem transmitir o Coronavírus?

Não! Não há nenhuma evidência que esses animais podem ser agentes transmissores do vírus. Apesar disso, recomenda-se sempre lavar as mãos, antes e depois do contato com os bichos.

As máscaras protegem contra o vírus?

Não! O uso de máscaras é recomendado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para pessoas que apresentam os sintomas do COVID-19, pessoas que prestam atendimento a pessoas com sintomas respiratórios e profissionais de saúdes que estão expostos diretamente ao vírus.

Porém, em nenhuma dessas situações a uso apenas das máscaras garante a proteção. Por isso devemos seguir os padrões de higienização das mãos e objetos.

Há pessoas que correm maior risco com o vírus?

Sim! Os idosos e pessoas com histórico de doenças cardíacas ou respiratórias têm um risco maior. Já as crianças são mais resistentes e podem até não apresentar os sintomas, mesmo infectadas. Evite as visitas e o contato direto.

Esse vírus foi criado em laboratório?

Não! Isso é um fakenews e não deve ser compartilhado! Como já foi dito neste conteúdo, o Coronavírus tem fonte natural e isso já foi comprovado por meio de estudos de cientistas.

Devemos nos isolar dentro de casa?

Sim! O isolamento é uma das ações para evitar a transmissão do vírus. Se você puder não sair de casa, faça isso! Você não está só protegendo a sua família, mas também toda a sua comunidade!

Se você realmente precisa sair, tome precauções, como evitar aglomerações, sempre tampar a boca se for tossir ou espirrar, evitar pegar em objetos de uso comum e manter uma distância de 1,5m de outras pessoas.

Se estiver com os sintomas não pode sair, ok? Comunique o pessoal do trabalho, se for o caso. É melhor prevenir agora!

Quais são as fontes confiáveis de informações?

Em meio a tantas informações é imprescindível buscar fontes confiáveis para se manter atualizado.

Nós recomendamos os seguintes canais:

 

Tendo em vista a gravidade da situação e a rápida disseminação da contaminação por Coronavírus (Covid-19), além do estado de pandemia decretado pela OMS, a 3D Lab está tomando medidas de proteção com seus colaboradores e toda a comunidade. Por tempo indeterminado suspendemos o atendimento presencial em nossa sede e estamos operando com quadro reduzido.

Apesar disso, todos os pedidos feitos pelo site estão sendo enviados normalmente, dentro do prazo estipulado. Nossos canais de comunicação se mantêm ativos e qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe um comentário