Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Manutenção em impressoras 3D: 5 ferramentas básicas que você precisa ter!


6 minutos de leitura


Manutenção em impressoras 3D

Quem lida com impressão 3D sabe como é importante ter tudo sempre ao alcance das mãos. Para uma rápida manutenção em impressoras 3D, por exemplo, existem ferramentas básicas que são fundamentais para quem é da área. Quer saber quais são elas? É o que vamos descobrir agora! 


Seja por hobbie, seja por por profissão, é unânime dizer que ter os acessórios certos em mãos a todo momento é muito importante para quem tem uma impressora 3D. Ter o item correto, quando necessário, elimina possíveis gargalos na produção. Assim como o desperdício de tempo tanto da máquina parada, quanto do usuário tentando resolver o problema. Portanto, é muito importante investir em algumas ferramentas para realizar a manutenção em impressoras 3D.

São acessórios simples que quase nunca são mencionados, mas que garantem melhor performance e maior ganho de vida útil do equipamento. Alguns auxiliam até em acabamentos pós impressão! Veja quais são eles neste conteúdo!

5 ferramentas para manutenção em impressoras 3D

1. Paquímetro

Paquímetro - ferramenta para manutenção em impressoras 3D

O paquímetro é, sem dúvidas, uma das ferramenta mais importantes e úteis a se ter em conjunto com a impressora 3D. O acessório é uma fonte segura de validação de medidas, sendo utilizado para verificar dimensões entre alguns componentes como:

  • peças impressas;
  • filamento.

2. Multímetro

Multímetro - ferramenta para manutenção em impressoras 3D

Com o multímetro você avaliará a parte elétrica da impressora 3D. A ferramenta relativamente simples testa alguns aspectos importantes como corrente elétrica e temperatura. São vários os modelos disponíveis no mercado, por isso recomendamos se atentar às diferenças entre os tipos digitais e analógicos.

3. Chave Allen

Chaves Allen - ferramenta para manutenção de impressoras 3D

Sendo indispensável em qualquer cenário, a chave Allen também se mostra presente em nossa lista de itens essenciais para realizar manutenção em impressoras 3D.

Ela é muito utilizada para a manutenção e montagem geral da máquina, em diversos componentes. É muito interessante contar com um jogo de chaves com diferentes tamanhos.

4. Escova para limpeza

Escovas de limpeza - ferramenta para manutenção de impressoras 3D

Ideais para limpar os componentes e superfícies da impressora 3D, a escova de limpeza é um item muito simples e essencial para uma manutenção rápida e fácil, no qual você consegue acessar as menores cavidades da impressora 3D.

Além do mais, a poeira e resíduo de filamentos em engrenagens por exemplo, é um dos problemas recorrentes que levam o usuário a enviar sua máquina para manutenção. Perdendo, desta forma, tempo e dinheiro com um problema que poderia ter sido evitado.

5. Fixador de mesa

Fixador de mesa - ferramenta para manutenção nas impressoras 3D

Na hora de imprimir peças, a primeira camada é a etapa mais importante do processo. Para tanto, alguns recursos são utilizados para aumentar a adesão do filamento à mesa de impressão. Uma solução barata e popular encontrada pela maioria dos usuários é o spray fixador de cabelo ou, como preferir, o bom e velho laquê.

O problema é que muitos não removem a mesa de impressão antes de aplicar o produto. O que resulta em vestígios de spray de cabelo em diversos lugares da impressora 3D, áreas no qual a poeira encontra alto poder de aderência. O que pode contaminar e prejudicar o funcionamento de elementos essenciais. Alguns exemplos são os ventiladores HotEnd, as engrenagens e os eixos.

A solução ideal é o fixador próprio para mesa de impressão. Também conhecido como adesivo líquido para mesa. Ele entrega boa aderência da peça na mesa de impressão e não suja nenhum outro componente ao ser aplicado. Logo, não afeta em nada o funcionamento da sua impressora 3D.

Outros acessórios para realizar manutenção de impressoras 3D

Citamos 5 acessórios básicos que você precisa adquirir além da sua impressora 3D. Porém, existem outros itens extremamente importantes para realizar, de forma preventiva, a manutenção de impressoras 3D. Estes em especial você adquire juntamente com a maioria das impressoras disponíveis no mercado:

  • peças de reposição como bicos e parafusos;
  • espátula para remover impressões;
  • alicate de corte para partir filamento e realizar acabamento em peças impressas.

Ah! E não se esqueça de utilizar de vez em quando o lubrificante para manter a movimentação fluida dos eixos. Assim, você evita que a sua máquina exerça uma força desnecessária e prolonga a vida útil da impressora 3D.

Leve este artigo em consideração e confira se você tem as ferramentas mencionadas para realizar você mesmo uma manutenção da sua impressora 3D. Se ficou interessado no assunto e deseja aprender mais, temos um conteúdo completo sobre manutenção preventiva de impressoras 3D! Vale a pena conferir.

Comments (2)

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0