O que esperar da impressão 3D em 2019? Conheça as tendências!

O que esperar da impressão 3D em 2019? Conheça as tendências!

A impressão 3D em 2019 tem tudo para se estabelecer de vez como uma das formas mais interessantes de fabricação de peças e protótipos. Grandes empresas, como FIAT, GE e a NASA já estão estruturando setores específicos para trabalhar com a tecnologia. No entanto, a utilização das impressoras por pequenas empresas ou até por hobbie também será uma crescente neste ano.


Você já parou para pensar em como será a impressão 3D em 2019? Estamos apenas no início do ano, mas vale fazermos uma reflexão do quanto esperamos que a tecnologia avance. Isso não só na aplicação, mas também nas máquinas e filamentos.

Se você ficou interessado, continue a leitura deste artigo com a gente e vamos discutir os passos da impressão 3D em 2019!

Como as grandes empresas estão se preparando para a impressão 3D em 2019?

General Eletric, Ford, NASA, Michelin, GM, Renaut. O que essas grandes marcas têm em comum? Além do impacto global, todas elas já identificaram na impressão 3D grandes oportunidades. Principalmente para melhorar seus produtos e serviços e resolver problemas históricos, que até então não tinham soluções à vista.

General Motors

A GM, General Motors, viu que pode usar peças impressas para substituir componentes que são utilizados nos veículos. Os fabricantes de veículos estão com a grande oportunidade de investir em projetos de energia limpa, como os carros elétricos. Mas ainda há algumas questões a serem resolvidas, e uma delas é reduzir o peso dos automóveis, aumentando a autonomia.

Pensando também no aumento do fluxo de carros nos grandes centros, trânsito cada vez mais caótico, esses veículos devem ser mais compactos. Então, para aumentar o rendimento dos carros, com projetos mais inteligentes, as peças impressas são ótimas soluções, uma vez que são mais leves que as convencionais. A GM já começou a imprimir suportes de assentos com aço inoxidável, em parceria com a Autodesk.

Só para se ter uma ideia, a peça impressa do suporte do assento, se comparada com o modelo de fabricação convencional, é 40% mais leve e tem uma resistência mecânica 20% maior!

General Eletric

Outra empresa, a GE, General Eletric, resolveu investir no desenvolvimento de material. No Rio de Janeiro, a GE Celma, unidade da GE Aviation no Brasil, começou a trabalhar com impressão 3D em 2015. No início era utilizado filamento de ABS para produzir as peças. As características do material eram ótimas para algumas finalidades, mas limitava outras aplicações. Então, com um grande investimento da empresa, desenvolveu-se um material que é uma mistura entre Nylon e fibra de carbono. Esse novo material é mais resistente que o ABS e mais leve também. Além disso, a impressão com esse novo material é mais rápida, gerando economia de tempo.

A empresa usa a impressão 3D para construir gabaritos e ferramentas de revisão e manutenção das peças de aeronaves. Antes da impressão 3D um gabinete poderia demorar até 6 meses para fabricação, às vezes com múltiplos fornecedores. Agora o mesmo processo pode ser feito internamente em até 48 horas. Redução de tempo e custo!

Quais avanços nós queremos para a tecnologia neste ano?

A 3D Lab é uma referência em impressão 3D, mas todos nós aqui dentro somos também usuários da tecnologia! Por isso, sempre sonhamos com avanços que aumentem o leque de aplicação. Então, listamos alguns pontos importantes e que estamos trabalhando para que a impressão 3D em 2019 evolua e muito! Acompanhe:

Impressoras 3D mais acessíveis e simples

Uma frase que é frequentemente falada no nosso mercado é: impressora 3D não é plug and play! Isso significa que as máquinas não são simples eletrodomésticos que você liga na tomada e coloca para funcionar. Bom, sabemos que há sim muitas variáveis para se operar a impressora, mas por que ela não pode ser plug and play?

Já vimos muitos clientes interessados em conhecer a impressão, começarem a utilizar, mas que pararam no momento que viram alguns requisitos técnicos. Como por exemplo conhecer os parâmetros de impressão, saber utilizá-los e operar a máquina. No entanto, se compararmos as impressoras de agora, 2019, com os modelos lançados há 2 ou 3 anos, veremos muitas diferenças. Ajustes automáticos, trocas de componentes facilitadas, maior acesso às informações, tudo isso já ajudou a aproximar o público das impressoras 3D.

Então, pensando na impressão 3D em 2019 e projetando isso para o futuro, por que não criamos impressoras plug and play?

Avanços tecnológicos nas impressoras

Além de tornarmos as impressoras mais acessíveis e simples, também precisamos explorar avanços tecnológicos para ampliar a aplicação e promover mais recursos. A 3D Lab está lançando a Force One, a primeira impressora produzida inteiramente por nós. Essa impressora tem um dos níveis mais avançados de tecnologia embarcada no mercado e é fruto de pesquisas e testes de 2 anos.

Nossa impressora se propõe a solucionar problemas antigos. Quem nunca perdeu uma impressão de longas horas por queda de energia? Agora isso pode ser resolvido com a nossa máquina! Quem já trabalhou com uma impressora ligada em um ambiente fechado sabe como o barulho pode ser incômodo. Por isso a Force One foi projetada para não ter isso. Criamos um sistema de redução de vibração que garante uma operação silenciosa, com 35% menos de ruído.

A Force também tem um conjunto de leds RGBW com cores distintas para cada status da máquina. Assim o usuário consegue identificar as etapas do processo sem ter que acessar a impressora a todo momento.

Se quiser conhecer mais sobre a Force One basta preencher o formulário abaixo e vamos lhe enviar o descritivo técnico da nossa impressora.

Mais opções de filamentos para impressão 3D

Por fim, como consumidores nós também queremos mais opções de filamentos para impressão 3D em 2019! Filamentos PLA e ABS são os mais queridos, mas estamos fazendo testes em um Nylon especial, filamentos com fibra de carbono, cerâmicos e outros desenvolvimentos que mantemos guardados em segredo! Vale a pena esperar e continuar acompanhando nossas postagens para saber das novidades!

Portanto, vimos que a impressão 3D em 2019 tem muito para evoluir. Novas impressoras, novas tecnologias, recursos, materiais e aplicações surgirão e a 3D Lab vai seguir como referência nessas mudanças e evoluções. Estamos preparando ótimas surpresas e lançamentos para este ano que será muito especial!

E você, o que acha que vai evoluir no mercado de impressão 3D em 2019? O que você espera? Deixe seu comentário aqui no post e participe dessa conversa com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *