• (31) 97113-7028 (Vendas)
  • (31) 99150-4973 (Suporte, manutenção e projeto)

Dicas e Tutoriais

nó no filamento

Como evitar o nó no filamento para impressora 3D? Confira as dicas!

Você cria um ótimo projeto para imprimir. Adquire um filamento 3D de qualidade e prepara a sua impressora 3D. Pelo software a sua peça ficará pronta em algumas horas. Então você começa o processo e se ausenta. Algum tempo depois você retorna para ver como está o trabalho e tem a péssima surpresa de ver um nó no filamento, fazendo com que ele fique preso no carretel, travando a impressão. É uma sensação frustrante e que pode fazer com que você perca tempo e dinheiro. Para que isso não aconteça mais, o primeiro passo é entender o motivo que isso acontece.

Por isso, nesse post vamos mostrar as principais razões que causam o nó no filamento e como resolver definitivamente esse problema. Confira!

Por que acontece o nó no filamento da impressão 3D?

Quando a ponta do seu filamento passa por baixo de uma parte do material que está enrolado no carretel acontece o nó. Se o filamento 3D estiver preso, a impressora tentará levar o material até a mesa e forçará o tracionador. Isso pode resultar em vários problemas, desde a quebra do filamento até danos na estrutura de sua impressora.

Mas por que o nó no filamento acontece? Bom, as causas para isso são diversas, mas podem ter três fontes: falha no manuseio, utilização ou no enrolamento. Vamos explicar cada um, começando pelo processo de enrolamento.

Falha no enrolamento

O processo de fabricação dos filamentos segue diversos critérios para garantir a qualidade do material. Depois que o filamento já está no diâmetro correto e passou por todas as etapas iniciais, chega o momento de enrolá-lo no carretel. O enrolamento é essencial para garantir que o material seja condicionado de forma eficiente, mantendo a tração ideal. Para isso essa etapa é feita mecanicamente, com uma máquina específica. Observe o processo no vídeo abaixo:

 

Por esse motivo, o nó no carretel causado pela falha no enrolamento é menos provável do que durante o manuseio. Não que a máquina não falhe, mas se isso acontecer é provável que o filamento rompa ou que o operador da máquina identifique o problema e pare a produção. Mas não descartamos essa causa. Pode acontecer, mas é menos provável.

Falha no manuseio

Depois que um filamento 3D é condicionado a sua ponta é cortada e deve ser travada nos furos do carretel. Isso mantém a tração correta no material e impede que as camadas se entrelacem.

Como os filamentos podem ser enviados pelos Correios, transportadoras, motoboy ou outros meios, e estes podem não ter o cuidado necessário com uma carga frágil, se a ponta do filamento não estiver travada, ele pode embolar e causar o nó no filamento.

Então, quando receber um carretel novo, verifique se a ponta está corretamente fixada. Se não estiver, entre em contato com o fabricante e mostre o ocorrido.

Falha na utilização

Aqui está a principal causa de nó no carretel do seu filamento 3D. Muitas pessoas acabam de usar um filamento e tiram da impressora sem se preocupar em mantê-lo tensionado. Alguns ainda guardam o material sem prender a ponta. Quando o carretel está cheio, isso agrava ainda mais o problema e pode causar o nó.

Então, para evitar esse problema, sempre mantenha seu filamento tensionado, na impressora ou fora dela. Seguindo essa dica a probabilidade desse problema acontecer com você reduzirá bastante.

Como tirar o nó no filamento?

Tudo bem. Entendi todas as causas e vou seguir as dicas daqui para a frente. Mas eu já estou com nó no filamento! Eu perdi esse material? Não! Vamos lhe mostrar o que fazer para retirar definitivamente esse nó e conseguir utilizar esse carretel. Confira o vídeo demonstrativo:

 

Portanto, como vimos em nosso artigo, o nó no carretel do seu filamento 3D pode causar diversos problemas, além de perder aquele projeto que você estava imprimindo. Pela nossa experiência, a principal causa do nó está na utilização, quando deixamos a ponta solta ou guardamos o carretel de qualquer jeito. Mas não se preocupe, eu mesmo já fiz isso. Essa falha pode também acontecer durante a produção, sendo menos provável. Se você achar que esse é o seu caso, entre em contato com o fornecedor.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre como evitar o nó no carretel do seu filamento 3D? Ainda tem dúvidas para resolver esse problema? Então entre em contato conosco e poderemos lhe ajudar. Fornecemos os canais de chat online no site, WhatsApp ou ainda nas redes sociais.

Leave a Reply