Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Por que acontece o nó no filamento? Veja como evitar agora!


6 minutos de leitura


Você já enfrentou o problema de nó no filamento? Isso acontece principalmente quando se deixa a ponta do filamento solta, dessa forma o material acaba travando e embolando. Neste conteúdo nós vamos mostrar por que isso acontece, como evitar e resolver!


O nó no filamento, ou nó no carretel, é um problema comum enfrentado pelos usuários de impressão 3D. Você coloca o filamento na impressora 3D, manda imprimir, acompanha as primeiras camadas e sai, achando que está tudo bem. Quando volta para conferir a sua peça tem a infeliz surpresa de o filamento estar travado no carretel, isso quando algum problema na estrutura da impressora não é gerado.

Apesar desse problema já ter acontecido com muitas pessoas, poucas delas realmente sabem seu real motivo. É comum pensar que o problema foi gerado na fabricação, mas neste conteúdo vamos mostrar (e provar!) que a causa pode ser outra. Vamos ver?

O filamento já sai com nó da fábrica?

O primeiro pensamento de qualquer pessoa que tem um filamento com nó é pensar que o vilão nesse caso foi o fabricante do material. No entanto, eu quero lhe mostrar que a chance de isso acontecer é bem pequena.

Na fábrica o enrolamento do seu filamento é feito por um maquinário específico que chamamos de enrolador. Nele é fixado um carretel vazio, pega-se a ponta do filamento, passa ele por um orifício interno do carretel para travar e aciona a máquina. Ela gira o carretel, enrolando o filamento.

Quando esse carretel está cheio a máquina é pausada. o operador aciona uma trava do filamento para então cortá-lo. A ponta, sempre mantida tensionada, é passada em outro orifício do filamento, travando-o.

Sabendo como ocorre todo processo, é fácil entender que muito provavelmente o nó no filamento não foi feito durante a produção

Então, por que acontece o nó no filamento?

Se as chances do filamento sair de fábrica com o nó são mínimas, onde o problema realmente acontece? Na grande maioria dos casos a falha está no manuseio do carretel!

Problemas no transporte

Depois que um filamento 3D é condicionado no carretel a sua ponta é cortada e deve ser travada nos furos. Isso mantém a tração correta no material e impede que as camadas se entrelacem.

Como os filamentos podem ser enviados pelos Correios, transportadoras, motoboy ou outros meios, e estes podem não ter o cuidado necessário com uma carga frágil, se a ponta do filamento não estiver travada, ele pode embolar e causar o nó no filamento.

Então, quando receber um carretel novo, verifique se a ponta está corretamente fixada. Se não estiver, entre em contato com o fabricante e mostre o ocorrido antes de usar.

Falha na utilização

Aqui está a principal causa de nó no carretel do seu filamento 3D. Vou te fazer algumas perguntas e quero que você seja sincero:

  • quando sua impressão acaba, você tira o filamento da impressora? Se tira, você se preocupa em sempre segurar a ponta e deixar o filamento tensionado?
  • quando vai guardar o carretel com filamento, você prende a ponta em um dos orifícios do carretel?

Essas questões são fundamentais! Infelizmente muitas pessoas acabam de usar um filamento e tiram da impressora sem se preocupar em mantê-lo tensionado. Alguns ainda guardam o material sem prender a ponta. Quando o carretel está cheio, isso agrava ainda mais o problema e pode causar o nó.

Em primeiro lugar, sempre recomendamos retirar os filamentos da impressora quando não estiver usando. Isso garante que eles fiquem longe de umidade, poeira e sujeira, aumentando a vida útil.

Porém, para retirar da máquina você precisa ter cuidado. SEMPRE segure a ponta do filamento, sem deixar que ela fique solta no carretel. Uma vez solta ela pode passar por baixo do filamento que já está enrolado e ocasionar o nó.

Então, segure a ponta, retire da impressora, enrole o filamento no carretel mantendo-o tensionado e prenda-o em um dos orifícios. Coloque o seu filamento dentro do plástico ZIP com a sílica. Pronto! Dessa forma você garante que o problema não vai acontecer e ainda que a qualidade do seu material se manterá por muito tempo!

Meu filamento já está com nó! Tem como tirar?

Tudo bem. Entendi todas as causas e vou seguir as dicas daqui para a frente. Mas eu já estou com nó no filamento! Eu perdi esse material? Não! Vamos lhe mostrar o que fazer para retirar definitivamente esse nó e conseguir utilizar esse carretel.

É muito importante que você tire todas as camadas de filamento que estão entrelaçadas, senão o travamento vai se repetir e parar a impressão!

Portanto, como vimos em nosso artigo, o nó no carretel do seu filamento 3D pode causar diversos problemas, além de perder aquele projeto que você estava imprimindo. Pela nossa experiência, a principal causa do nó está na utilização, quando deixamos a ponta solta ou guardamos o carretel de qualquer jeito. Mas não se preocupe, eu mesmo já fiz isso.

A chance do problema acontecer na fabricação é bem pequena, como falamos, mas se você achar que esse é o seu caso, entre em contato com o fornecedor.

Então, agora que você já aprendeu como tirar o nó do filamento e evitar que isso ocorra novamente, saiba quais são os 20 erros de impressão 3D mais comuns e como resolve-los!

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0