Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Como tirar uma boa impressão de primeira? Confira 8 dicas!


8 minutos de leitura


Uma boa impressão 3D depende de vários fatores. Máquina, filamento, parâmetros, arquivo e até mesmo o ambiente podem interferir na qualidade da sua peça. Para aumentar essa assertividade nós separamos as melhores dicas neste conteúdo!


Você já deve ter ouvido falar que a impressão 3D não é uma tecnologia “plug and play”, correto? Isso é verdade, uma vez que não basta simplesmente ligar a impressora na tomada, apertar um botão e esperar sua peça com alta qualidade.

Para tirar uma boa impressão é necessário ter um certo conhecimento sobre a tecnologia e isso engloba diferentes vertentes, como as características e limitações da máquina, propriedades do filamento que está usando, parâmetros indicados e outros.

Foi pensando nisso que criamos este conteúdo. Reunimos aqui as melhores dicas para ter uma excelente impressão logo de cara. Confira!

Como alcançar uma boa impressão 3D?

1. Estude a sua impressora 3D

1. Estude a sua impressora 3D

A nossa primeira dica para uma boa impressão 3D é estudar a sua impressora. Isso pode parecer um tanto óbvio, mas acredite: se você não conhece a máquina que está usando, a chance de a impressão sair com erro será grande!

Será que a sua impressora é indicada para o filamento que você deseja? Será que ela suporta a velocidade que você configurou no fatiador? Ela é aberta ou fechada?

Essas questões ajudam, inclusive, no momento de comprar uma impressora 3D, em escolher qual é o modelo ideal para você. Afinal, se você não estudar bem os modelos, pode optar por um que não vai atender suas necessidades.

Falando nisso, nós temos um conteúdo completo sobre “Como escolher sua impressora 3D ideal”. Basta clicar no banner abaixo para conferi-lo.

comprar uma impressora 3d

2. Conheça as propriedades técnicas e características do seu filamento

2. Conheça as propriedades técnicas e características do seu filamento

A segunda dica da nossa lista diz respeito ao filamento que você vai usar. Antes de mais nada, para ter uma impressão de qualidade você precisa ter um filamento de boa qualidade!

Um filamento ruim, seja com variação excessiva no diâmetro, umidade, falta de padrão na cor ou outros problemas, podem gerar falhas na sua peça ou até mesmo impossibilitar a impressão, chegando, em alguns casos, a danificar a impressora!

Além de ter um filamento para impressora 3D de qualidade você precisa saber qual material é o correto para sua impressão. As características do PLA, ABS e PETG, por exemplo, são bem diferentes entre si.

Então, pense no seu projeto. Será que ele vai precisar de uma alta resistência mecânica? Será que ficará exposto a uma temperatura mais elevada? Precisa ser flexível?

Essas análises ajudarão a encontrar o filamento ideal para a sua necessidade e, assim, garantindo um passo importante para uma boa impressão.

3. Certifique-se de que a sua impressora está bem calibrada

9 motivos para COMPRAR a Ender 3

Um ponto essencial para uma impressão 3D de qualidade é a calibração da sua impressora. Se uma correia estiver frouxa, por exemplo, é bem provável que sua peça saia com muitas falhas.

Existem diferentes arquivos de teste de impressão que são recomendados para a calibração da máquina. Faça esses testes regularmente para garantir uma boa condição de impressão.

4. Analise o arquivo de impressão

4. Analise o arquivo de impressão

Nosso quarto item da lista é sobre o arquivo de impressão. É muito comum utilizar sites, como o Thingiverse, para baixar modelos grátis. Eles têm uma biblioteca de arquivos bem extensa e você pode achar de tudo um pouco.

Porém, o problema disso é que muitos arquivos de impressão disponibilizados contém falhas.

Essas falhas no modelo podem acabar com seu objetivo de ter uma boa impressão logo na primeira tentativa!

5. Defina os parâmetros de impressão corretamente

5. Defina os parâmetros de impressão corretamente

Os parâmetros de impressão são as informações que você colocará no software fatiador para criar sua peça. Percentual de preenchimento, temperatura de extrusão, velocidade, retract, altura de camada… são muitas configurações possíveis que podem alterar completamente sua peça.

Para definir os parâmetros corretos você deve levar em consideração os seguintes pontos:

  • impressora;
  • filamento;
  • peça (objetivo com ela).

6. Acompanhe principalmente as primeiras camadas

6. Acompanhe principalmente as primeiras camadas

Na impressão 3D FDM a primeira camada será sempre a principal! Isso porque essa camada será a base para as demais. Então, se ela estiver ruim, provavelmente os defeitos serão acumulados nas camadas posteriores.

A primeira camada deve ser bem uniforme, respeitando a altura correta do bico em relação à mesa de impressão, com fluxo correto de material.

Se você investir um tempinho acompanhando a primeira camada, pode ter certeza que estará economizando muito tempo de impressão na peça inteira, pois ainda terá tempo de corrigir qualquer falha.

7. Tenha paciência!

7. Tenha paciência!

Ah, uma dica muito importante: tenha paciência com a impressão 3D! Essa tecnologia não é rápida, você sabe disso!

Não adianta querer aumentar demais a velocidade de impressão, por exemplo. Faça uma boa configuração da peça e aguarde o tempo necessário para uma boa impressão.

8. Sempre busque mais conhecimento em impressão 3D

8. Sempre busque mais conhecimento em impressão 3D

Por fim, não podemos deixar de dizer que a impressão 3D é um constante aprendizado! Mesmo para quem já tem um conhecimento avançado, com muito tempo de experiência, sempre há algo novo para aprender.

Novas técnicas, ajustes, dicas, materiais, máquinas… por ter uma comunidade tão colaborativa as mudanças são constantes e você precisa estar sempre atualizado com isso.

 

Portanto, essas foram as 8 dicas que destacamos para que você tenha uma boa impressão 3D. Se você gostou deste conteúdo, deixe um comentário aqui!

Deixe uma resposta

Mais posts

Minha conta


Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09