Vídeo: confira o barco impresso em 3D de 7 metros e 2,2t!

Vídeo: confira o barco impresso em 3D de 7 metros e 2,2t!

Universidade do Maine cria barco impresso em 3D de 2,2 toneladas em 72  horas utilizando a maior impressora 3D do mundo.


A Universidade do Maine, nos Estados Unidos, entrou para o Guinness World Records com três anotações de uma só vez. O feito aconteceu no dia 10 de outubro, depois que uma equipe da Universidade usou a maior impressora 3D do mundo para fazer o maior barco já impresso que, por sua vez, também é o maior objeto já produzido com a tecnologia.

Confira no vídeo o processo completo:

Barco impresso em 3D

O barco foi carinhosamente chamado de 3Dirigo (trocadilho para Dirigo, lema em latim do estado do Maine) e demorou 72 horas para ficar pronto. A embarcação tem 7 metros de comprimento e custou cerca de 40 mil dólares. 

Após a impressão, foram realizados testes para simular o comportamento do barco em mar aberto, numa bacia artificialmente criada chamada W2 Wave-Wind. O momento foi um marco na história da Universidade de Maine, que segue na vanguarda de pesquisas e desenvolvimento de materiais de ponta para impressão 3D.

Segundo a Universidade, a maior impressora do mundo tem capacidade para fazer objetos de até 30 metros de comprimento, 6,5 metros de largura e 3 metros de altura.  A máquina imensa possui recursos de fabricação aditivos e subtrativos precisos e também permite prototipagem rápida para aplicações civis e de defesa.

O representante dos EUA no 2º distrito congressional do Maine, Jared Golden, ficou animado com todas as possibilidades que o sistema de impressão 3D pode permitir.

“O trabalho deles, com o barco e a impressora 3D que temos aqui, tem um potencial impressionante de mudar a maneira como produzimos todo tipo de material – incluindo a fibra de madeira”.

A Universidade também informou que o barco não é o maior objeto que pode ser construído utilizando a impressora 3D. A máquina tem a capacidade de fabricação de peças de 30 metros de comprimento por 7 metros de largura e 3 metros de altura.

Próximos projetos

Entre as próximas ideias de impressão está um sistema de abrigo para soldados que pode ser montado com muito mais rapidez que outros já existentes.

Fonte: The University of Maine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *