O que esperar da impressão 3D em 2020? [Parte 1]

O que esperar da impressão 3D em 2020? [Parte 1]

A sua empresa ou você, como profissional, estão prontos para a impressão 3D em 2020? Essa tecnologia vem muito forte e é necessário ficar de olho nas tendências e novidades para não ficar para trás!


No início do ano passado escrevemos um conteúdo no nosso Blog com o título “O que esperar da impressão 3D em 2019? Conheça as tendências!“. Falamos sobre as principais expectativas que tínhamos.

Então, agora criamos um novo conteúdo que será dividido em duas partes. Na primeira, que é esta, faremos uma checagem do conteúdo anterior. Na segunda parte mostraremos as principais expectativas da impressão 3D em 2020. Confira!

O que esperávamos da impressão 3D em 2019?

De fato, 2019 foi um ano muito importante para a tecnologia de impressão 3D no Brasil e no mundo. Novos recursos foram implantados, mudanças nas impressoras no sentido de torná-las mais fáceis de usar e também nos preços, estando mais acessíveis ao público.

Além disso, também era esperado que novos mercados e nichos usassem as impressoras, seja para criar produtos finais, equipamentos de apoio, protótipos e muitas outras aplicações.

Depois de fechar o ano de 2019, vemos que as previsões se confirmaram e foram até além das expectativas!

Impressoras 3D mais acessíveis

O primeiro ponto que podemos destacar é que 2019 foi o ano em que as impressoras 3D de entrada tiveram um grande sucesso!

A Ender 3, impressora de baixo custo fabricada pela chinesa Creality e vendida pela 3D Lab no Brasil, conquistou muitos clientes.

Impressora 3D Ender

Entregando alta qualidade, robustez e confiabilidade, a Ender 3 se destacou e foi responsável por criar muitos novos usuários dessa tecnologia. Vários deles, inclusive, usaram a máquina para abrir um negócio próprio.

Indústria de olho na impressão 3D

Se olharmos para trás vamos ver que as empresas pioneiras no uso da impressão 3D são, majoritariamente, de grande porte.

FIAT, GM e a General Eletric são exemplos de grandes empresas que adotaram a impressão 3D há alguns anos. Porém, agora estamos vendo empresas de médio e pequeno porte aproveitando as oportunidades que essa tecnologia propõe.

Muito disso se deve ao fato de que as impressoras e insumos se tornaram mais acessíveis, seja pelo preço ou por empresas fornecedoras dos produtos.

Novos mercados utilizando a tecnologia

Outro ponto bem interessante é a utilização das impressoras por novos mercados. Diferentes setores da indústria enxergaram do que as impressoras são capazes e agora não abrem mão dos resultados alcançados.

Se antes a impressão 3D era mais voltada para áreas da engenharia e design, agora não há mais barreiras e a tendência é cada vez encontrarmos aplicações mais diversificadas e criativas.

Materiais especiais para projetos específicos

Como fabricante de filamentos não podemos deixar de citar o desenvolvimento de novos materiais ao longo de 2019. De fato foi um ano de muito trabalho nesse campo.

Aqui na 3D Lab lançamos materiais como o PLA Flex, Tritan, ABS Premium Cristal e PLA Fosforescente. Esses filamentos têm mercados específicos a partir de suas características, como maior resistência mecânica, no caso do Tritan; transparência, no caso do ABS Cristal; facilidade em usar um filamento flexível, no caso do PLA Flex; e efeito intenso de brilho no escuro com o PLA Fosforescente.

 

Portanto, vamos fazer um balanço de tudo que era esperado da impressão 3D em 2019 e o que foi efetivamente feito?

Impressão 3d em 2020

Sendo assim, vimos que evoluímos muito como usuários e empresas do ramo de impressão 3D em 2019. Amanhã, na segunda parte do nosso conteúdo, vamos analisar quais são as expectativas para o próximo ano!

Aguarde e confira como será a impressão 3D em 2020. Enquanto isso, confira outros conteúdos no nosso Blog!

Deixe um comentário