O papel da impressão 3D na preparação do profissional 4.0

O papel da impressão 3D na preparação do profissional 4.0

Profissional 4.0 e indústria 4.0 são dois conceitos bastante falados atualmente. O mercado vem mudando, se adaptando às novas tecnologias, mas os profissionais precisam compreender e aproveitar as oportunidades para estarem preparados para as demandas que estão por vir.


A preparação dos profissionais na indústria 4.0 é fundamental! Com o avanço da tecnologia, expansão do uso da internet, maior inteligência no uso de dados e automação, todos os processos de fabricação e produção tendem a mudar.

A impressão 3D é uma das tecnologias que puxam essa evolução. As impressoras permitem a criação de peças e protótipos funcionais, agregando diversos benefícios que até então não eram vistos.

Um dos números que comprovam essa mudança foi revelado pelo Fórum Econômico: 49% das empresas brasileiras pretendem investir em impressão 3D até 2022. Então, imagine que praticamente metade das empresas terão impressoras, mas quem serão os profissionais com conhecimento para operá-las?

Por isso, criamos este conteúdo para debater sobre as mudanças no mercado e a preparação do profissional 4.0, além de como estar pronto. Confira!

Afinal, o que é o profissional 4.0 ou a indústria 4.0?

Profissional 4.0 e indústria 4.0 são dois conceitos em destaque atualmente. A indústria 4.0 engloba várias tecnologias e recursos, tais como:

  • internet das coisas, IOT;
  • segurança da informação;
  • realidade aumentada;
  • big data;
  • robôs autônomos;
  • impressão 3D;
  • sistemas integrados;
  • computação de nuvem.

Todos esses avanços, em conjunto, representam a 4ª revolução industrial, daí o nome de indústria 4.0. Esses pontos em conjunto agregam mais automação, sistemas inteligentes e menos operacionais.

A mão de obra, então, tende a sofrer mudanças, com menor necessidade operacional e maior nível de inteligência, estratégia e, principalmente, programação.

Com isso, forma-se o profissional 4.0, que é uma pessoa com diversos conhecimentos e habilidades que agregam resultados às indústrias. Esse profissional deve estar sempre atualizado com essas novas tecnologias, sabendo como agregar resultados.

No entanto, um erro que muitas pessoas estão cometendo é achar que essas tecnologias impactam somente na fabricação de produtos, nas grandes indústrias.

Elas podem ser usadas em vários segmentos e profissões. Muitos empreendedores estão abrindo novos negócios a partir da impressão 3D, por exemplo, com criação de protótipos para outras empresas.

Quem serão os profissionais da impressão 3D?

O mercado de trabalho certamente se altera de acordo com as tecnologias que são lançadas. Foi assim com o telefone, foi assim com os computadores e com a impressão 3D não será diferente.

No início deste artigo mostramos um dado bem interessante, indicando que 49% das empresas brasileiras pretendem investir na impressão 3D até 2022. Se isso é visto com bons olhos pela maioria, há quem se preocupe, e com razão! Com tantas impressoras, quem serão as pessoas que as utilizarão?

Não basta ter o equipamento dentro da empresa ou até mesmo em casa se não há pessoas que tenham o conhecimento necessário para extrair o máximo da tecnologia.

Por isso, é preciso se preparar agora! Buscar o conhecimento e saber como aplicar as impressoras 3D em cada caso. Arquitetura, engenharia, design, odontologia, são várias as áreas que podem se beneficiar.

Se você está trabalhando em uma empresa hoje, pode se transformar em um multiplicador da tecnologia, um verdadeiro embaixador da impressão 3D dentro da companhia.

Além de saber imprimir, os conhecimentos de modelagem, testes das peças e como otimizar os projetos serão bem valorizados.

Como se preparar para as oportunidades?

O primeiro passo para aproveitar as oportunidades que estão por vir é se preparar AGORA! Não espere até que as empresas tenham uma impressora 3D para buscar o conhecimento. Ninguém se torna especialista em um assunto de um dia para a noite!

Hoje existem diversos conteúdos, vídeos no YouTube, canais específicos sobre a impressão 3D para aprender. Aqui no nosso Blog você tem conteúdos de vários tipos, desde dicas básicas até as mais avançadas.

Além disso, os cursos e treinamentos são muito indicados para se preparar. Você terá toda uma estrutura de capacitação, além de referências no mercado.

Aqui na 3D Lab nós oferecemos duas opções de cursos sobre impressão 3D: online ou presencial. O curso online que oferecemos é através de uma parceria com o Oswaldo Salzano, um grande mestre e amigo! Com muitos anos de experiência, ele é uma referência no país.

Já sobre o nosso curso presencial, temos uma condição bem especial! Todos os nossos alunos saem do curso com uma Ender 3 montada e calibrada. Isso mesmo, você fará o curso, obterá todo o conhecimento necessário para entender e aplicar a tecnologia nos processos e já poderá começar a colocar tudo isso em prática.

A Ender 3 é uma das máquinas mais vendidas no mundo, sendo uma impressora 3D acessível e de alta qualidade.

Então, se você quer se tornar um profissional 4.0, como uma grande referência no seu mercado, invista agora em capacitação e aproveite uma de nossas ofertas de cursos sobre impressão 3D! Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *