Função Fuzzy Skin: aprenda a usar esse recurso expert do Cura!
O software Cura tem um leque muito grandes de recursos para a impressão 3D e um deles é a função Fuzzy Skin: uma possibilidade de customizar a sua peça com um efeito bem interessante!
Recentemente nós lançamos um conteúdo para mostrar o recurso Ironing no Cura. Agora, vamos falar de outra possibilidade: a função Fuzzy Skin.
Esse recurso permite que você crie uma superfície irregular nas suas peças e isso pode trazer benefícios quando o objeto em questão precisa ter uma característica mais áspera, como um antiderrapante.
Então, se você ficou curioso e quer conhecer mais sobre esse recurso, continue a leitura do conteúdo!
O que é a função Fuzzy Skin?
A função Fuzzy Skin, assim como o recurso Ironing que já mostramos em outro conteúdo, é um recurso nativo do software Cura.
A tradução direta dessa recurso é “pele difusa” e é bem compreensível quando olhamos uma peça impressa com esse recurso.
Calma! O filamento que usamos para imprimir essa peça não estava com umidade e nem ocorreu sub extrusão!
Confesso que esse efeito gera um aspecto bem parecido com as peças defeituosas de sub extrusão (falta de material para formar as camadas). Mas não se preocupe! Nesse caso não é um defeito. Você vai ver como pode ficar legal a sua peça.
Qual é o passo a passo para usar esse recurso?
Baixe o software Cura
Para usar a função Fuzzy Skin você vai precisar baixar o software Cura. Ele é gratuito, muito completo e bem simples de utilizar.
Assim que já tiver instalado no seu computador, configure as informações da sua impressora e carregue a peça que deseja imprimir, configurando os parâmetros de impressão normalmente.
Ative os recursos da categoria Expert
Agora você deve habilitar os recursos da categoria Expert.
O Cura permite uma série de recursos e funções interessantes. No menu principal do software clique em “Preferences”, “Configure Cura” e “Settings”.
Na caixa de seleção escolha a opção “Expert”.
Essa ação vai habilitar todos os recursos mais avançados do fatiador. Então, agora clique em “Close” e depois em “Print Setting”. Role a página até o campo “Experimental” e clique nele, abrindo novas opções. Clique no campo de “Fuzzy Skin” para habilitar o recurso.
Você ainda pode configurar esse recurso com as seguintes opções:
- Thickness (espessura): distância máxima de oscilações na superfície – padrão de 0,3mm;
- Density (densidade): número de tremulações por milímetro – padrão de 1,25/mm;
- Point Distance (distância): distância das tremulações – padrão de 0,8mm.
Quais são os resultados da função Fuzzy Skin do Cura?
Agora, vejamos quais são os resultados que esse recurso pode promover:
Esse efeito altera a resistência mecânica da peça?
Uma dúvida que pode surgir para quem vai imprimir com a função Fuzzy Skin é quanto à resistência da peça.
Esse efeito é adicionado na parede externa, enquanto as paredes internas permanecem inalteradas. Sendo assim, basta você adicionar mais paredes à sua peça e não terá perda de resistência mecânica.
Portanto, neste conteúdo nós conhecemos mais um recurso da categoria expert do Cura, a função Fuzzy Skin. Ela cria um efeito bem interessante na peça, bem aplicável aos projetos que precisam ter um acabamento mais áspero e menos deslizante.
Apesar de estar na categoria mais avançada do Cura, a utilização dessa função é bem simples. Basta seguir o passo a passo que listamos.
Agora que você já sabe como usar a função Fuzzy Skin no Cura, confira nosso conteúdo especial em que mostramos como dar acabamento com vapor de acetona em peças de ABS!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.