Como resolver a umidade no filamento para impressora 3D? Descubra!

Como resolver a umidade no filamento para impressora 3D? Descubra!

A umidade no filamento é um dos principais fatores que reduzem a qualidade do material e pode gerar problemas nas peças impressas. Há formas de evitar isso ou até remover essa umidade.


É muito comum encontrar usuários de impressão 3D que já tiveram problemas com umidade nos filamentos. Os materiais para impressão 3D são hidroscópios, ou seja, eles absorvem umidade naturalmente. Porém, quanto maior for essa absorção, pior fica a qualidade do material.

A umidade pode resultar em peças quebradiças e frágeis. Se você já enfrentou esses sintomas, há maneiras de saber se o seu filamento está ou não com umidade.

Continue a leitura deste conteúdo e saiba como identificar e evitar esse problema!

Como identificar a umidade no filamento?

Como falamos na introdução deste conteúdo, os materiais para impressão 3D absorvem umidade naturalmente. Isso é uma característica deles.

Alguns dos filamentos para impressoras 3D, como é o caso do filamento PLA e filamento Nylon, absorvem a umidade com mais facilidade e rapidez, gerando uma situação mais crítica.

Para identificar se o seu filamento está ou não com umidade, você pode:

  • dobrar o filamento: o normal é que o filamento se dobre algumas vezes antes de quebrar. Se ele quebrar de primeira, pode ser um indício de que ele já absorveu uma quantidade significante de umidade;
  • analise os barulhos durante a impressão: antes de iniciar a impressão da sua peça, faça a extrusão de um pedaço do filamento e observe se o som de estalos serão produzidos. Esses estalos podem ser as bolhas de ar que se formam no interior do filamento e que estouram à medida que passam pelo bico.
umidade_no_filamento_1_
umidade_no_filamento_2_
umidade_no_filamento_3_
umidade_no_filamento_4_

Por que a umidade é um problema?

A umidade no filamento gera diversos efeitos desagradáveis, tais como:

  • com a umidade são formadas bolhas de ar no interior do filamento. Essas bolhas ocupam o espaço do próprio material. Então, há subextrusão na peça, com a falta de material na formação das camadas;
  • essa falta de material deixa as camadas mais fracas e, consequentemente, a peça fica mais frágil;
  • a umidade pode deixar o filamento totalmente quebradiço, fazendo com que ele se quebre antes mesmo de passar no tracionador. Isso interrompe a impressão;
  • o filamento com umidade apresenta dureza superficial um pouco mais elevada, o que dificulta a tração do mesmo e pode entupir o bico.

Como evitar esses problemas?

Aqui na 3D Lab nós controlamos a umidade dos materiais desde a entrega da matéria prima. Em todas as etapas nos preocupamos com o correto armazenamento, além de utilizar equipamentos para retirar a umidade do ambiente.

Além disso, todos os nossos filamentos são enviados em plástico zip à vácuo, com sílica.

Para os nossos clientes, recomendamos que sempre que o filamento não estiver sendo usado que ele seja armazenado dentro do plástico zip com a sílica. Não deixar o rolo de material na impressora quando ela estiver desligada pode aumentar muito a vida útil dos filamentos!

No entanto, se o problema já aconteceu e o seu filamento absorveu umidade, o problema pode ser contornado, mas não em todos os casos!

O que acontece é que essa umidade tem o movimento natural de entrar pela superfície externa até o centro. A umidade que está na superfície do filamento pode ser retirada, mas aquela que já está no interior, não.

Para remover a umidade externa você pode:

  • deixar o filamento em uma estufa ou forno. Deixe o material entre 1 e 4 horas, com temperatura de 60°C para o PLA e 90°C para o ABS;
  • use uma caixa plástica com tampa e coloque dentro um produto dessecante, encontrado facilmente em supermercados. Deixe seus filamentos dentro. Lembre-se de trocar o dessecante quando ele perder sua eficácia;
  • em casos extremos, quando o ambiente estiver muito úmido, não é recomendado utilizar o filamento Nylon. Ele é um dos materiais para impressão 3D que absorvem a umidade com maior facilidade.
umidade_no_filamento_5_
umidade_no_filamento_6_
umidade_no_filamento_7_

 

Portanto, neste artigo nós vimos que a umidade nos filamentos realmente é um problema que pode causar transtornos durante a impressão 3D. Há alguns cuidados para garantir uma maior vida útil aos seus materiais. Então, fique atento às dicas que fornecemos!

Agora que você já sabe sobre a umidade no filamento, conheça as 4 principais características que devem ser analisadas para comprar um filamento de alta qualidade!

Deixe um comentário