Ideias para imprimir – Capítulo 9

Ideias para imprimir – Capítulo 9

No capítulo 9 do Ideias para Imprimir falaremos sobre Overhang!

No Ideias para Imprimir já falamos tanto de peças que podem ser impressas sem suporte utilizando a configuração de bridge, quanto aquelas que realmente necessitam de suportes para serem impressas. Porém, há alguns casos em que a peça tem uma grande inclinação e não queremos adicionar o material de suporte. Se os parâmetros não forem bem determinados acontece o efeito que chamamos de OVERHANG.

Normalmente, ângulos de até 45 graus podem ser impressos sem perda de qualidade nas peças. Isso porque qualquer camada em um ângulo de 45 graus é suportada em 50% pela camada abaixo. Em outras palavras, cada nova camada tem suporte suficiente para permanecer intacta e possibilitar a impressão.

No entanto, quando precisamos imprimir peças com ângulos de inclinação a partir de 45° com o plano da mesa, aconselha-se a utilização de suporte. Assim, para uma camada externa uniforme e perfeita, precisa-se que a camada de apoio esteja correta.

O overhang em questão acontece quando a impressão necessita de um apoio pois a peça é inclinada, porém a camada abaixo não está apoiando pelo menos 50% da camada que está sendo impressa. Assim, a extrusão necessita sair mais rígida para não tender a ficar no ar com fios pendurados nessa parte da peça.

Como você verá neste capítulo do Ideias para Imprimir para evitar o overhang basta estabelecer o equilíbrio entre as configurações de temperatura e resfriamento.

Para descobrir qual é esse equilíbrio assista ao vídeo do nono capítulo do Ideias para Imprimir!

Acompanhe o nosso nono projeto do Ideias para Imprimir!

Ideias_para_Imprimir_9_1

Gostou da ideia e quer testar agora mesmo? Veja o link dos materiais utilizados!

IMPRESSORA 3D FORCE ONE

PLA CINZA DA 3D LAB

PLA BRANCO DA 3D LAB

PLA VERMELHO DA 3D LAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *