Vale a pena fazer um curso de impressão 3D?

Vale a pena fazer um curso de impressão 3D?

Uma recente discussão entre a nossa comunidade é se vale a pena ou não fazer um curso de impressão 3D. Realmente tem muito conteúdo e conhecimento disponível na internet, além da possibilidade de aprender na prática. Porém, o curso pode acelerar o processo de aprendizagem, principalmente para quem quer levar isso mais a sério!


Com tanto conteúdo online disponível (inclusive em nosso blog disponibilizamos conteúdos do nível básico ao avançado), será que vale a pena fazer um curso de impressão 3D?

Sabemos que hoje em dia é bem mais fácil aprender sobre algo sozinho. Ou seja, aprender sobre as mais diversas técnicas consultando materiais disponíveis em sites e blogs especializados no assunto que deseja se aprimorar.

Por isso, muitas pessoas ficam na dúvida se devem investir em um curso, seja ele de qual área for.

Então, criamos este material para debatermos sobre as razões de fazer ou não um curso de impressão 3D. Confira e tire suas dúvidas!

O que você vai aprender em um curso de impressão 3D

Em um curso de impressão 3D você encontrará todo um material bem organizado e estruturado. O conhecimento vai desde a história da tecnologia até as técnicas mais avançadas.

Essas informações são muito importantes para quem quer se aprofundar mais no assunto e não só saber operar uma máquina.

Um consenso é de que as impressoras 3D não são “plug and play”. Ou seja, não é só ligar na tomada que sua peça será impressa. É necessário um certo conhecimento, seja para criar os melhores parâmetros, calibrar a máquina, entender as necessidades e características de cada material, entre outros pontos.

Esse aprendizado pode sim ser obtido através de conteúdos disponíveis na internet, mas a grande questão é seguir os passos corretos. Não adianta querer trabalhar com recursos avançados de um fatiador se você ainda não sabe calibrar a mesa de impressão, por exemplo!

Então, no curso de impressão 3D você terá uma linha de aprendizagem totalmente direcionada, ganhando tempo e conquistando os resultados desejados com maior velocidade.

Para quem não é o curso de impressão 3D

Fazer um curso específico tem várias vantagens (falaremos delas no próximo tópico), mas antes vamos mostrar para quem NÃO é indicado o curso de impressão 3D.

Se você está só querendo conhecer a tecnologia, não pensa em levar isso muito a sério, não recomendamos o curso. Por mais que você vai ganhar tempo de aprendizagem, o que vai aprender está muito além do que realmente utilizará para a finalidade que deseja.

Além disso, não pense que é só fazer o curso que no outro dia já estará imprimindo como um especialista. Se você estava com isso na cabeça, não deve fazer esse investimento! O conteúdo será todo passado nas aulas, mas você vai absorver mesmo é na prática.

Então, se você não tem muito tempo para praticar, também não recomendamos que faça o curso de impressão 3D, infelizmente!

Quais são as vantagens em fazer um curso de impressão 3D

Ganhe tempo

Leva tempo encontrar e organizar materiais realmente relevantes quando o assunto é aprendizado. Se você deseja aprender sobre impressão 3D, o curso fará com que você poupe seu tempo e aprenda o que realmente será utilizado no seu dia a dia com a tecnologia.

Lapidar os conteúdos da internet pode gastar um tempo precioso e sabemos que tempo é dinheiro, ainda mais se você pretende usar a impressão 3D para empreender.

Economize em materiais

Cada filamento para impressão 3D tem características diferentes. Saber qual usar para cada projeto pode ser um desafio para quem está começando agora.

Se uma peça ficará exposta ao sol, terá que suportar uma carga estática, carga de tração, deverá ser lixada após impressão, terá exposição a um reagente químico ou alta temperatura… saber analisar a aplicação de uma peça deve anteceder a escolha do material.

Então, nada mais interessante do que aprender a fundo sobre cada material disponível e ainda os parâmetros para impressão.

Curso de Impressão 3D

Vá direto ao ponto

Já falamos aqui sobre as inúmeras possibilidades que a impressão 3D oferece. Para cada uma delas existem detalhes de impressão que precisam ser levados em conta:

Essas são apenas algumas das configurações que devem ser pensadas na hora de iniciar uma impressão. Se você pretende começar um negócio específico, ou mesmo imprimir por hobby, precisa saber a melhor maneira de utilizar sua impressora 3D.

Em um curso você terá uma aprendizagem direcionada para solucionar o SEU problema.

E sobre o curso de Impressão 3D Online

Para quem tem uma rotina mais corrida e não consegue fazer o curso presencial, existem opções online.

Independentemente da modalidade, online ou presencial, acreditamos que com o curso você otimiza seu processo de aprendizagem e investe melhor seu tempo.

Aqui na 3D Lab nós abrimos turmas mensais para o Curso Intensivo de Impressão 3D. As turmas são reduzidas e TODOS OS ALUNOS LEVAM PARA CASA UMA IMPRESSORA 3D ENDER 3!! Então, fique ligado na próxima turma!

Se você tem interesse em participar, preencha este formulário aqui embaixo que nossa equipe já entrará em contato!

Deixe um comentário