Como saber se o filamento é ABS ou PLA? Aprenda a diferenciá-los!

Como saber se o filamento é ABS ou PLA? Aprenda a diferenciá-los!

Você já passou pela experiência de ter carretéis ou filamentos em casa, mas não saber qual é o material? Como saber se o filamento é ABS ou PLA? Existem formas bem simples de resolver esse problema e vamos mostrá-las aqui!


Já vimos muitas pessoas com dúvidas sobre como saber se o filamento é ABS ou PLA depois que os carretéis se misturam ou mesmo quando a pessoa compra filamento sem carretel.

Você já sabe que cada filamento tem parâmetros e características diferentes, por isso não tem outro jeito: você precisa saber qual é o filamento antes de usá-lo.

Se isso já aconteceu com você ou está acontecendo agora, calma! Vamos te ensinar maneiras simples de como saber se o filamento é ABS ou PLA. Confira!

Como diferenciar o filamento PLA do ABS?

PLA e ABS são os materiais mais comuns para impressão 3D, principalmente para quem está começando agora a usar essa tecnologia.

O filamento PLA é característico por ser fácil de usar em qualquer impressora, aberta ou fechada, com ou sem mesa aquecida.

Já o ABS tem uma complexidade um pouco maior, sendo necessária a mesa aquecida e, preferencialmente, impressora fechada. Porém, suas ótimas características mecânicas fazem valer a pena.

Esses dois materiais são bem diferentes, tanto em parâmetros de impressão, como em características após impressão, o que reflete nas peças. Há maneiras de diferenciar esses materiais enquanto eles ainda estão na forma do filamento ou já impressos, nas peças. Vejamos, a seguir, como identificar essas diferenças.

No filamento

Dobrar o filamento

Se você pegar o seu filamento e dobrá-lo pode descobrir se aquele material é PLA ou ABS.

O PLA tem como característica a elevada dureza superficial. Isso faz com que ele seja muito rígido e, quando dobrado, se quebre com facilidade.

Já o ABS aceita maior deformação antes de romper. Ou seja, ao dobrá-lo ele vai demorar mais a romper.

DICA: dobre o filamento. Se ele quebrar já na primeira tentativa, grande chance de ser PLA. Se ele dobrar algumas vezes até romper, mais provável ser ABS.

Porém, esse comportamento pode ser alterado se o filamento estiver com umidade. Nessa condição ele fica mais quebradiço e pode quebrar mais facilmente em ambos os casos.

Analisar a fumaça ao ser queimado

Uma maneira infalível de como saber se o filamento é ABS ou PLA é queimando um pedaço do material. A fumaça gerada nos dois casos será muito diferente.

A matéria prima do PLA tem origem em fontes naturais, como amido de milho ou mandioca. Isso faz com que, quando queimado, produza uma fumaça clara e com cheiro adocicado.

Já o ABS vem do petróleo e sua fumaça é escura, com cheiro mais forte.

DICA: com um isqueiro, queime a ponta do seu filamento. Se a fumaça for preta, com cheiro mais forte, o material é ABS. Se for clara e com cheiro adocicado, PLA.

Ver a densidade dos materiais

Outra maneira de saber se um filamento é PLA ou ABS é pela densidade. É claro que isso é bem mais difícil de ser detectado e você deve avaliar as duas primeiras tentativas que mostramos antes de partir para essa.

Acontece que a densidade do ABS é de 1,04 g/cm³, enquanto a densidade do PLA é de 1,24g/cm³. Ou seja, um carretel de 1Kg de ABS estará “mais cheio” do que um carretel com 1Kg de PLA.

Essa diferença de densidade vai interferir em quantos metros de filamento terá em um carretel.

👉🏽 Você sabe quantos metros tem o seu filamento para impressão 3D? Saiba aqui!

 

como saber se o filamento é ABS ou PLA

Na peça

Observar o brilho da peça

Se você quer saber se uma peça foi feita com PLA ou ABS é possível identificar pelo brilho da peça, apesar de não ser tão fácil.

O PLA produz peças mais brilhantes, com cores mais vivas. Já o ABS é mais opaco. Suas cores são mais foscas.

Lixar a peça e analisar a dificuldade ou facilidade

Outra possibilidade para saber com qual material foi feita uma peça é lixando ela.

Como o filamento PLA tem alta dureza superficial, será difícil lixá-lo. Já no ABS é o contrário. Ele é bem fácil de lixar e fica com uma superfície lisa, sem os efeitos das camadas que é tão presente na impressão 3D FDM.

Ver qual é a reação com vapor de acetona

Uma outra diferença entre PLA e ABS é a reação com vapor de acetona pura. Esse produto é usado para dar acabamento nas peças, mas só funciona com ABS.

No ABS o vapor da acetona suaviza as camadas, deixando a peça com um aspecto bem liso e brilhante.

Se tentar fazer isso no PLA não terá nenhum efeito.

👉🏽 Saiba como dar acabamento nas suas peças de ABS com vapor de acetona!

 

Portanto, neste conteúdo nós mostramos algumas maneiras simples de como saber se o filamento é ABS ou PLA. Seguindo as dicas que colocamos você poderá saber qual é o material de um filamento ou mesmo de uma peça impressa.

Mesmo com essas dicas, vale frisar que é muito importante que você tenha cuidado com seus filamentos, deixando-os dentro do plástico zip com sílica quando não estiver sendo usado. Organize seus materiais (identificando-os, inclusive) para ter um melhor aproveitando deles.

Por isso, agora confira nosso outro conteúdo com 5 cuidados necessários com seus filamentos para impressora 3D!

Deixe um comentário