Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Exceto impressoras 3D

Chitubox: o fatiador mais famoso para impressão 3D de resina


12 minutos de leitura


Tutorial ChiTuBox

O ChiTuBox é um fatiador para impressoras 3D de resina e configurá-lo corretamente é essencial para ter uma boa impressão. Hoje vamos te ensinar os primeiros passos e os recursos disponíveis no ChiTuBox!


A principal função de qualquer fatiador é converter modelos digitais 3D e parâmetros de processo de impressão em instruções para uma impressora 3D executar. É uma etapa essencial para qualquer procedimento de impressão 3D, independentemente da tecnologia (FDM ou DLP/LCD).

A maioria das pessoas associa o fatiamento à geração do código G, o que está correto, já que FDM é a tecnologia de impressão 3D mais popular que existe. Porém, esse formato não funciona com impressoras 3D de resina devido à sua natureza totalmente diferente.

É por isso que um software específico para essas impressoras 3D é necessário. O ChiTuBox é uma ferramenta compatível com as impressoras SLA, DLP E LCD e uma das mais populares do mercado.

Neste conteúdo vamos falar sobre suas principais ferramentas e recursos mais importantes.

Visão geral do ChiTuBox

Software Chitubox

ChiTuBox é o fatiador mais popular quando o assunto é impressoras 3D de resina. Embora seja um fatiador bastante completo, o ChiTuBox não é complicado — mesmo para usuários inexperientes. O que se deve. principalmente, à sua interface simples e intuitiva.

Ele suporta um grande número de formatos de exportação, incluindo todos os arquivos nativos de impressoras 3D como STL, ZIP e seus próprios formatos (* .chitubox e * .cbddlp).

Pode ser utilizado em Windows, Mac e Linux e é totalmente gratuito. Para fazer o download do ChiTuBox, clique aqui.

Interface do usuário

Feita a instalação e iniciação do software, o usuário é saudado pela interface principal do ChiTuBox. O menu principal está localizado no canto superior esquerdo, acima da barra de ferramentas básicas.

Chitubox interface do usuário

Disponibilizando várias opções, o menu também permite que o usuário faça login em sua própria conta e escolha entre os 19 idiomas da versão mais recente do programa (V1.8.1). Para este tutorial, definimos o idioma em Português.

Recursos Chitubox

1 – Ferramentas básicas: as ferramentas “Mover”, “Rotacionar”, “Escala” e “Espelhar” estão situadas no centro do lado esquerdo da tela. Elas permitem que o usuário mova, gire, dimensione e espelhe os modelos importados na mesa de impressão, que está no centro da tela;

2 – Lista de modelos: por falar em modelos importados, todos eles são exibidos em uma lista à direita. Um modelo precisa ser selecionado para ser reposicionado e editado, e isso pode ser feito clicando em seu nome ou diretamente na placa de construção.

3 – Configurações de suporte: sabemos que os suportes são de extrema importância para as impressões feitas em resina. O ChiTuBox possui uma guia inteira dedicada a este recurso, que oferece controle de estruturas de suporte e inclusão automática ou manual dos mesmos;

4 – Configurações de impressão: logo abaixo da “Lista de modelos” está o botão de “Configurações”. Isso o levará para a janela de configurações da impressora, no qual os parâmetros de impressão como altura da camada e tempo de exposição da resina podem ser ajustados manualmente;

5 – Botão Fatiar: por último, mas não menos importante, o botão “Fatiar” preparará os modelos para impressão. Ele mostrará uma visualização, que exibe as fatias individuais para todas as camadas.

Recursos do ChiTuBox

Compatível com as impressora 3D de resina mais populares do mercado, o software Chitubox permite ainda salvar modelos 3D nos formatos STL e OBJ. Veja agora a visão geral e como funcionam os principais recursos disponíveis neste fatiador!

Abrir Arquivos e Salvar Projeto

Abrir novos arquivos e Salvar projetos

Como a própria nomenclatura induz, este recurso possibilita abrir o modelo 3D na mesa de construção. Logo ao lado do mesmo, você encontra a opção “Salvar projeto – Todos os modelos” ou “Salvar projeto – Modelos selecionado”.

Gravação de tela

Gravar tela do software de fatiamento

Outro recurso bem legal do ChiTuBox é o “Capturas de tela e registros”, no qual realiza a gravação de tela integrada salvando automaticamente como GIF, além da captura de tela da interface principal. Tudo sendo possível configurar e editar na própria ferramenta.

Revogação, Redo e Copiar

desfazer e refazer edições

Esses são para desfazer e refazer operações anteriores, bem como clonar o modelo selecionado. Aqui o mais usual é a utilização de atalhos do teclado, como * Crtl + Z, * Ctrl + Y e * Ctrl + C + Crtl + V respectivamente.

Layout Automático

organizar peças para fatiar

Além das ferramentas de posicionamento usuais, o ChiTuBox permite organizar automaticamente várias partes da peça a ser impressa na mesa de construção, de forma a otimizar o espaço disponível para impressão.

Tornar Oco e Perfurar

Deixar a peça oca no programa Chitubox

Um dos recursos mais populares do fatiador é a capacidade de esvaziar os modelos importados e fazer furos de drenagem. Esse processo é muito comum em impressoras SLA 3D para economia de material.

Com a ferramenta “Tornar Oco” a espessura total da parede é definida e todo o núcleo do modelo é removido.

Os orifícios de drenagem, por outro lado, permitem que a resina de dentro escoe para fora durante a impressão, deixando apenas a camada curada do modelo. É aí que entra o recurso “Perfurar”, no qual você pode especificar a dimensão do furo e selecionar manualmente o ponto desejado.

São recursos que devem ser utilizados em conjunto, pois é importante que a resina não-curada não corra o risco de ficar acumulada dentro do modelo 3D. Realizando o furo na peça, possibilitamos que a resina não-curada escorre após o fim da impressão.

Às vezes uma peça oca pode se tornar muito frágil, especialmente para aplicações que precisam ter maior resistência mecânica. Neste caso, você pode gerar padrões de preenchimento muito semelhantes ao que fazem os fatiadores FDM. Aqui, o usuário pode escolher o percentual de preenchimento e a espessura da parede ao mesmo tempo.

Botão Configurações

Configurações do software de fatiamento da impressora 3D de resina

Como dito anteriormente, o fatiador ChiTuBox é um programa completo que fornece ao usuário muitas ferramentas. É possível ajustar todos os parâmetros de impressão, inclusive algumas configurações que não são tão comuns de serem editadas manualmente como: 

  • Velocidade de elevação: a velocidade na qual a placa de impressão é levantada da cuba de resina entre as camadas;
  • Retardo de desligamento da luz UV: a quantidade total de tempo que a luz ultravioleta está apagada entre as camadas (permitindo assim que a nova resina se assente corretamente).

O software também permite a criação de diversos perfis de impressão separados. Esses perfis podem ser importados e exportados, o que facilita muito no compartilhamento das configurações de impressão. 

Veja como selecionar a impressora 3D e como configurar os parâmetros de impressão:

1 – Para selecionar a impressora, clique em Configurações –> Adicionar nova impressora como mostrado na imagem abaixo:

editar parâmetros de impressão

Executado este comando, aparecerá uma lista com opções de marcas. Para acessar os modelos de impressoras, basta clicar sobre a seta situada em cada fabricante. Depois de selecionado o modelo de impressora 3D de resina desejado, clique em “OK”.

selecionar impressora 3D de resina

Para este tutorial selecionamos a impressora 3D de resina da Creality LD-002R, mas você pode adicionar o que desejar e inclusive mais de um modelo.

2 – Para configurar os parâmetros de impressão, é necessário editar os campos disponíveis nas abas “Impressora”“Resina”“Imprimir” “Avançado”. Um detalhe importante vai para o campo que contém o nome da resina, sendo aconselhável editá-lo de acordo com o nome do material utilizado.

parâmetros de impressão resina 3D

Na opção de “Impressora”, as configurações sugeridas se tratam das mais adequadas para a impressora selecionada. Porém, se caso haja necessidade é possível ajustar esses parâmetros.

A orientação muda na aba “Resina” e “Imprimir”, na qual você deve realizar todas as alterações necessárias como tipo de resina, densidade do material, tempo de exposição da primeira camada e das demais, altura da camada etc. A resina adicionada nesse demonstrativo foi a nossa Resina 3D Standard cor Clear.

tempo de exposição resina 3D Lab

Fatiar

Tutorial Chitubox

A peça que utilizamos para demonstração neste tutorial se trata de um suporte para a mesa de impressão da LD002-R, e você consegue baixá-lo gratuitamente no Thingverse.

Assim que todas as configurações estiverem definidas e a peça estiver pronta, clique em “Fatiar”. Ao processar o fatiamento, o ChiTuBox exibirá uma simulação da impressão real.

O nivelador vertical controla a altura, que representa o progresso da impressão. Logo ao lado é possível visualizar as informações básicas da impressão, dando uma boa ideia do tempo estimado de impressão e a quantidades de material (volume e peso) utilizado, por exemplo.

Se tudo estiver certo, basta salvar o projeto e imprimir na sua impressora de resina!

Não é por acaso que ChiTuBox é o software de fatiamento mais usado para impressoras 3D de resina. Como vimos neste conteúdo, a quantidade de controle e recursos integrados pode realmente acelerar o fluxo de trabalho e manter um arquivo de saída de alta qualidade – o que resulta em ótimas impressões.

Ressaltamos que o processo de pré-impressão é uma das principais etapas que definirá o nível de qualidade da sua peça. Por isso, dedique um tempo para estudar o software e realizar as configurações de parâmetros de maneira bem detalhada.

Se você ainda não tem uma impressora 3D de resina e quer adquirir a sua, clique aqui e veja as nossas opções na loja!

Deixe uma resposta

Mais posts

Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
0