Em compras acima de R$ 400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Acabamento em PLA com resina 3D – agregue valor à sua peça!


6 minutos de leitura


Acabamento em PLA com resina 3D

Já precisou dar acabamento em PLA, mas desanimou quando viu a lixa? No conteúdo de hoje vamos mostrar um método para deixar sua impressão com uma superfície mais suave e de maneira menos trabalhosa!


Se tratando de impressão 3D, a criatividade é sempre testada e colocada em prática pelos usuários. Até mesmo durante as etapas de pós processamento, no qual um punhado de técnicas são constantemente desenvolvidas e aprimoradas pela comunidade 3D.

Às vezes, um pequeno detalhe no modelo se torna um incômodo ou uma melhoria estética. Como é o caso de um visual brilhante, o que pode facilmente ser obtido em peças ABS com acabamento em acetona.

Porém, diferente do ABS que entrega um bom resultado de forma mais simples com o processo químico, o acabamento em PLA já não é tão simples assim. É que mesmo sendo o filamento mais popular e fácil de usar, o PLA possui uma dureza que dificulta o tratamento de pós impressão pelos meios de atrito (como o lixamento, por exemplo).

É por isso que conhecer técnicas de acabamento em impressões de filamento é essencial tanto para agregar maior valor à peça, quanto para corrigir falhas que mesmo a melhor impressora 3D FDM pode deixar. Sendo assim, vamos te mostrar um método relativamente simples – mas que alcança um resultado surpreendente.

Acompanhe agora como dar acabamento nas suas impressões em PLA com resina 3D!

Como fazer acabamento em PLA com resina 3D

Mesmo uma simples lixa ou até a pintura podem proporcionar diferença no resultado final da sua impressão.

Mas e quando a suavização da impressão requer um método com um nível mais profissional? A aplicação de resina 3D em modelos PLA mostrou que isso é perfeitamente possível! Inclusive, essa técnica é particularmente útil para peças com curvas acentuadas e superfícies arredondadas.

O resultado é um efeito visual muito legal além da boa cobertura da superfície. Veja como fazer:

Impressão da peça

Para demonstrar, escolhemos caixas organizadoras de ferramentas com identificadores de cada componente. É possível baixar o arquivo gratuitamente através do Thingiverse, basta clicar aqui.

Acabamento em PLA com resina 3D

Além do modelo impresso em PLA, os materiais utilizados foram:

Materiais utilizados para dar acabamento em PLA

Acabamento

Agora com a peça pronta, vamos ao que interessa: a resina!

Antes de iniciar a preparação, se atente ao uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais), pois a resina 3D se trata de um material tóxico. Então, use máscara, óculos de proteção e luvas na hora de manipular a resina!

Realizada a devida proteção, o processo de acabamento em PLA com resina 3D é bem simples: comece aplicando verniz na peça para evitar possíveis manchas da resina – principalmente se a resina for pigmentada.

Aplicando verniz em PLA

Depois, aplique uma camada bem fina da resina sobre a peça. Para pigmentar a resina, usamos a proporção de 10ml para 5 gotas de pigmento preto. Para garantir que a camada de resina não ficasse grossa, utilizamos um palito para aplicar apenas gotas do material. Você pode utilizar também um pincel neste processo.

Aplicando resina em PLA

Em seguida, realize o processo de cura, ou seja, deixe a parte do modelo com a fina camada de resina exposta à luz UV artificial.

Acabamento em PLA com resina 3D

Repita esse processo até que a fissura seja completamente preenchida, tomando o cuidado de aplicar somente camadas bem finas do material. Isso porque ao depositar uma grande quantidade da resina, apenas a camada superficial da mesma se solidifica adequadamente. Deixando assim, uma resina líquida abaixo da superfície.

Quando finalizar esse processo, basta lixar se necessário e aplicar uma nova camada de verniz à peça! Muito fácil, não é?!

Benefício do acabamento em PLA com resina 3D

Apesar de parecer um processo demorado, é na verdade bem rápido de ser feito devido à velocidade da resina no processo de endurecimento.

Acabamento em PLA com resina 3D

O que é, inclusive, um benefício se comparado à resina epóxi, por exemplo. Outra vantagem pontual é que a técnica com resina 3D não utiliza aquecimento, algo que pode danificar consideravelmente o PLA por ser um material com baixa resistência térmica.

Além disso, é uma excelente alternativa para quem usa ambas as tecnologias: a impressão 3D de resina e filamento. Visto que nas impressões 3D em resina sempre sobram materiais que podem ser reaproveitados tanto em novas impressões, quanto neste tipo de acabamento, podendo ser usada, inclusive, em outros tipos de filamentos.

Gostou da nossa dica e deseja ler mais conteúdos semelhantes? Confira essas outras técnicas para aumentar o valor da sua impressão 3D!

Publicado em:
04/06/2021

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Empresa referência em impressão 3D. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09