Como utilizar ABS na Ender 3? Conheça 5 dicas importantes!
É possível usar filamento ABS na Ender 3, mas alguns cuidados e preparações são necessários para garantir uma boa qualidade das peças e também para não danificar sua máquina!
Quem já conhece um pouco dos materiais para impressão 3D sabe que o filamento ABS é um dos mais utilizados, mas requer alguns cuidados e características da impressora.
Usar ABS na Ender 3 pode ser um desafio para muitos, mas preparamos algumas dicas para tornar isso mais fácil.
Continue a leitura deste conteúdo e confira!
Por que é mais complicado usar ABS na Ender 3?
O filamento ABS tem como principais características a boa resistência mecânica, térmica e flexibilidade. Isso faz com que ele seja escolhido para fazer peças diversas, principalmente aquelas que sofrerão algum tipo de esforço mecânico.
Porém, a impressão desse material não é tão simples como no filamento PLA.
É característico do ABS sofrer uma alta contração quando começa a resfriar. Isso faz com que o warping aconteça. Esse efeito é uma contração da peça que faz com que as quinas levantem, descolando da mesa e prejudicando a qualidade da peça.
Leia também: 20 principais erros de impressão e como resolvê-los!
Quanto mais rápido for esse resfriamento, maior será o empenamento da peça. O ideal é que esse processo aconteça de forma natural, inclusive sem o cooler de resfriamento para a peça, recomendado quando é usado o PLA.
Já falando sobre impressoras, a Ender 3 é um dos modelos mais populares no mundo. Isso é devido ao seu preço baixo e altíssima qualidade. Porém, ela é aberta e isso dificulta a utilização do ABS (mas não impede!).
Para imprimir com ABS é essencial que a máquina tenha aquecimento na mesa de pelo menos 100°C e, preferencialmente, seja fechada, impedindo que ar frio resfrie a peça rapidamente.
Quais são as dicas para imprimir ABS na Ender 3?
Agora que você já sabe os motivos que tornam a utilização de ABS na Ender 3 mais difícil, vamos às soluções! Confira as nossas dicas:
1. Coloque um vidro comum na mesa
Se você quer usar o filamento ABS na Ender 3 o primeiro passo é trocar a fibra de vidro com adesivo por um vidro comum de 3 ou 4mm.
Isso é necessário porque o ABS requer uma temperatura próxima de 110°C na mesa e o adesivo que vai colado na fibra de vidro pode sofrer deformações permanentes a partir de 65°C.
Você pode encontrar o vidro em qualquer vidraçaria. Solicite um vidro comum, de 3 a 4mm de espessura, com dimensões de 23,5 x 23,5cm.
Atenção: se você quiser imprimir PETG ou outro material que necessite de temperatura na mesa superior a 65°C, faça a troca por uma superfície de vidro.
2. Enclausure sua Ender 3
O segundo passo para usar ABS na Ender 3 é enclausurar a máquina. Isso vai impedir que ar frio entre em contato com a peça. Assim, o processo de resfriamento será natural.
Existem alguns projetos disponíveis na internet para você mesmo montar essa cabine. É possível utilizar chapas de acrílico, MDF ou o que mais tiver disponível.
Atenção: recomendamos deixar a parte eletrônica da máquina fora da cabine. Isso porque a temperatura dentro desse ambiente vai aumentar e pode danificar essa parte.
3. Desabilite o cooler de resfriamento da peça
A Ender 3 possui um cooler para resfriar o conjunto do extrusor e outro direcionado para o bico.
O primeiro, para o extrusor, é essencial para garantir que o calor não seja conduzido para outros componentes da impressora. Ele deve estar sempre ligado!
Já o segundo, que fica voltado para a peça, deve ser usado quando imprimimos PLA, mas desligado quando utilizarmos o ABS.
Atenção: Se você já enclausurou a sua máquina, pode manter em até 30% a potência do cooler para o bico quando tiver usando o filamento ABS.
4. Pense nos melhores parâmetros de impressão para fixação
Mesmo tomando as ações anteriores é interessante pensar nos parâmetros de impressão da sua peça. Alguns recursos são interessantes para garantir uma melhor fixação da peça na mesa e evitar o efeito de warping.
Raft, brim e skirt são alguns desses recursos.
Raft: quando quiser imprimir peças que tenham uma área pequena na primeira camada, habilite o raft. Ele vai construir uma base embaixo da peça, melhorando a fixação na mesa.
Brim: com o recurso do brim a sua peça terá camadas adicionais em torno do perímetro externo, formando uma espécie de borda. Isso também vai melhorar a fixação da peça à mesa. Ele é mais indicado quando a peça é maior.
Skirt: o skirt não é, necessariamente, um recurso usado para a impressão de ABS em impressora aberta, mas ele também pode ajudar. Ele criará uma ou mais camadas ao redor da peça, sem encostar nela. Isso vai regular o fluxo de material quando for iniciar a peça e, aí sim, pode evitar a subextrusão na primeira camada, o que aumentaria a chance dela soltar-se da mesa.
5. Priorize peças pequenas
Por fim, para utilizar o filamento ASB na Ender 3 nós recomendamos que você priorize peças pequenas. Quanto maior for a peça, maior também será a chance de ela se soltar da mesa ou ter descolamento de camadas ao longo da impressão.
Se o projeto que você deseja imprimir é grande, divida-o em partes menores e utilize encaixes posteriormente. Isso pode garantir a qualidade da sua impressão.
Portanto, neste conteúdo vimos que é sim possível imprimir ABS na Ender 3 e em outras impressoras 3D abertas, mas para isso você deve seguir as práticas que listamos.
Agora que já sabe mais sobre a utilização de ABS na Ender 3, conheça as propriedades técnicas dos materiais para impressão 3D!
Comentários (6)
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito bom essas informações. Parabéns pelo material divulgado!!
Olá, Iran!
Muito bom saber que gostou! Obrigado pelo comentário.
Abraço!
Show! muito bom! gostei deste conteúdo!
Valeu, Wellerson! Muito bom saber que você gostou.
Abraço!
Fala Sérgio, tudo beleza por ai ?
Eu tenho uma dúvida com relação ao uso do ABS na Ender 3.
Recentemente eu comprei ai com vocês a minha primeira impressora 3D, uma Ender 3 e até agora só usei o PLA !!!
Como você explicou acima o fan de resfriamento do bico deve ficar no máximo até 30% da ventilação, o mais correto seria totalmente desligado, estou correto até aqui ?
Porém, reparei que quando desligamos o fan de resfriamento do bico, o fan de ventilação da placa controladora também se desliga, sendo assim, corremos o risco de danificar seriamente os step drivers da nossa placa controladora, mesmo que a 30% a troca de ar dentro do alojamento da placa é pouca, o mais correto seria trocar a conexão do fan da placa para o modo direto, junto ao fan do hotend, como vi em um vídeo no Youtube.
Ai é que entra a questão em si, como comprei a maquina à 1 mês eu não posso abrir a tampa para efetuar tal modificação, pois se fizer isso perco a garantia, porque o selo de garantia da 3DLab esta exatamente acima desta tampa.
PERGUNTA ! Como contornar este problema ?
Existe uma outra solução plausível para isso ?
Ainda não adquiri o ABS justamente por isso, preocupação de dar um problema nos step drivers da impressora por sobreaquecimento !
Até com a primeira camada no PLA eu fico preocupado, pois a ventoinha da placa só liga ao ligar a fan do bico a partir da segunda camada.
Desculpe o Textão, mas minha dúvida pode ser a de outras colegas aqui !
Grato pela atenção !!!
Olá, Laerte. Tudo bem?
Desculpe pela demora na resposta.
O que você relatou está certo. O ideal é fazer uma ligação específica para os coolers.
Normalmente é feita a redução de potência para 30% quando se está utilizando ABS. Isso não gera problemas. Caso você perceba perda de passos durante a impressão, aí pode ser questão de super aquecimento.
Sobre a questão de garantia, entre em contato com o nosso suporte para receber uma orientação sobre essa intervenção.
Qualquer dúvida estamos a disposição.