Em compras acima de R$400,00 o frete é grátis! *Promoção valida para os estados do Sul e Sudeste, Exceto para impressoras 3D

Imprimir com ABS em impressora aberta: é possível?!


5 minutos de leitura


Utilizar o filamento ABS em impressoras abertas pode te trazer algumas complicações. Confira o teste que fizemos e como você pode otimizar a qualidade da sua peça quando impressa nessas condições. 


Provavelmente você já ouviu falar sobre os desafios de imprimir com ABS em impressora 3D aberta. Os possíveis problemas de impressão com ABS são causados pela probabilidade do filamento diminuir em até 2% depois de resfriar.

Por isso, quando esse resfriamento ocorre de maneira desigual em cada camada, o resultado pode ser uma má adesão e rachaduras.

Fizemos a impressão de uma peça grande com o nosso filamento ABS mármore, em uma impressora aberta e vamos mostrar pra você o resultado.

Continue acompanhando este conteúdo para saber se é possível imprimir com ABS em impressora aberta.

Propriedades do filamento ABS

O ABS (acrilonitrila-butadieno-estireno) é um termoplástico que oferece um bom equilíbrio entre resistência mecânica e térmica.

O filamento ABS tem uma temperatura de extrusão em torno de 235°C. É claro que isso vai depender muito da impressora, do fabricante do filamento e das condições locais.

O uso de uma mesa de aquecimento (cerca de 110°C) é obrigatório: ele retrai em contato com o ar, fazendo com que a peça encolha (ou deforme) e, dessa forma, se solte da mesa.

Como já sabemos, é preferível uma impressora 3D fechada para que as oscilações da temperatura ambiente não prejudiquem o processo de impressão da peça.

Abaixo estão algumas vantagens de se imprimir com o filamento ABS.

Vantagens do ABS:

  • forte resistência ao impacto;
  • forte resistência ao calor;
  • alta resistência à tração;
  • baixo custo.

Se você quiser saber mais detalhes de como imprimir com o filamento ABS, acesse nosso conteúdo.

Resultados de imprimir com ABS em impressora aberta

Fizemos um teste e imprimimos uma peça grande com o filamento ABS mármore na impressora Ender 3, uma máquina aberta.

A peça impressa é o modelo a seguir:

Baixe a peça aqui.

 

Os parâmetros de impressão utilizados foram:

  • 235ºC no bico extrusor;
  • 110ºC na mesa;
  • 0% de preenchimento (objeto oco);
  • 6 paredes;
  • suporte em árvore habilitado.

Reduzimos sua altura para 240 milímetros, assim a peça levou aproximadamente 50 horas para ser impressa.

O resultado que obtivemos:

Nas imagens acima vemos que o descolamento das camadas aconteceu principalmente na parte de trás da peça, e isso nos gerou uma reflexão bem interessante. Quando nós habilitamos o suporte em árvore ele cobriu praticamente a peça inteira, mas deixou a área de trás aberta.

Foi nessa área aberta que houve um número maior de descolamento das camadas. Fizemos um teste usando “pasta de ABS” para corrigir essas falhas. Temos um vídeo explicando certinho, lá no destaque “Dicas” do nosso Instagram. Corre lá!

Na parte da frente da peça (que estava totalmente coberta) praticamente não houve descolamento.

Diante disso, podemos concluir que é sim possível imprimir ABS em impressora aberta, mas que isso pode ter complicações, principalmente quando a peça for grande e tiver geometria mais complexa.

Se você tem uma impressora 3D aberta e quer imprimir com esse material uma boa dica é fechá-la. Você pode criar um box de acrílico, por exemplo.

Além do suporte em árvore, existe o recurso SKIRT que também pode te ajudar a ter um resultado melhor quando se deseja imprimir com ABS em uma impressora aberta.

Confira nosso conteúdo sobre o uso do Skirt com filamento ABS.

Agora que você já sabe como pode otimizar sua impressão, faça o teste e mande para gente que postaremos em nosso conteúdo!

Queremos saber como ficará uma peça impressa com ABS em uma impressora aberta e com o suporte em árvore abrangendo toda sua superfície.

Abraços virtuais e até a próxima.

Publicado em:
30/06/2020

Deixe um comentário

Mais posts

Minha conta


Reconhecida como a melhor empresa de impressão 3D do Brasil. Impressoras, filamentos e resina para impressão 3D, cursos, manutenção e prototipagem.

Endereço

Rua Toyota, n°490, Jardim Piemont - Betim - MG 
A 20 min do centro de Belo Horizonte.

Horário de funcionamento

08:00 às 17:00 | Segunda à sexta-feira

Dúvidas gerais | Suporte | Vendas

Nossas redes

Este site é protegido pelo reCAPTCHA, a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
3D Lab Industria Ltda.
CNPJ 20.212.019-0001/09
Chat online